Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

AS PREVISÕES SOBRE BLOCOS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

As eleições de 2018 não estão definidas com a vitória de Edvaldo Nogueira (PCdoB) para a Prefeitura de Aracaju. Depende da administração que ele fizer em 2017 e que se mantenha avançada no semestre do ano do pleito. O governador Jackson Barreto mostra que não é nenhum amador na política e revelou isso ao sair às ruas de Aracaju e eleger o seu candidato a prefeito.

Se conseguir equilibrar a administração do Estado – o que tende a acontecer – e caso o prefeito eleito, Edvaldo Nogueira, acerte os ponteiros à frente do município, a tendência é manter o bloco por mais quatro anos à frente do Governo e repetir o feito para Aracaju, já exagerando na especulação para 2020. Evidente que tudo isso precisa de um excesso de jogo de cintura e unidade perfeita.

A oposição deixa passar a impressão que está coesa em suas posições. Mas não está. Em Brasília, os senadores Eduardo Amorim (ainda PSC) e Valadares (PSB) se mostram contra o governador. Tudo bem. Mas a senadora Maria do Carmo (DEM) sempre ficou na dela e não é de partir para o embate só para mostrar que é oposição. Também é assim o seu suplente em exercício, Pastor Virgílio.

Os deputados federais André Moura (PSC) e Valadares Filho (PSB) só atacam quando é preciso, enquanto Adelson Barreto (PR) e Laércio Oliveira (SD) são extremamente moderados e preferem o consenso. Já na esfera estadual a oposição se manifesta com absoluta cautela e timidez. Parece Governo. Entre as bancadas, um deles afirma categórico que o bloco não é coeso e nem na dor… ou na derrota.

Eduardo demonstra interesse em disputar o Governo, André Moura acha cedo para tratar do assunto, enquanto se vê o senador Valadares se movimentando ativamente. Pode ser candidato à reeleição ou – quem sabe? – a governador para enfrentar o vice Belivaldo Chagas (PMDB), caso seja ele o nome de consenso para disputar o Governo.

Há um previsível imbróglio nas futuras composições que complica para uma análise mais concreta e perfeita.

EXCLUSIVO

O senador suplente Ricardo Franco vai assinar, até sexta-feira, seu desligamento do

Democratas (DEM). Ficará sem partido por alguns meses.

Ricardo já conversa com lideranças para filiar-se a uma nova legenda.

CANDIDATO

Ricardo Franco pode ser candidato ao Governo do Estado no próximo ano, mas para mudar na questão da influência político partidária na administração de Sergipe.

Passa a impressão que questões políticas podem prejudicar o Governo.

TENDÊNCIA

Ricardo ainda não definiu qual sua nova legenda, mas tem conversado com Venâncio Fonseca e pode definir-se pelo Partido Progressista (PP). Venâncio preside a sigla.

Outra: Ricardo não pretende reeleição.

DETALHE

Ricardo Franco já avisou que não terá problemas em conversar com lideranças da oposição e nem do Governo, inclusive o próprio governador Jackson Barreto.

Insiste que o importante é o povo de Sergipe.

ANDRÉ

O líder do Governo, André Moura (PSC), ainda não fala não eleições de 2018. Admite que tudo dependa do grupo e como ele vai se manter.

Acha muito cedo para tratar de 2018.

PRESIDÊNCIA

Quanto à Presidência da Câmara Federal, André sabe que vai depender do parecer sobre o direito de reeleição do atual presidente Rodrigo Maia (DEM).

A Câmara não permite reeleição no mesmo mandato.

CENTRALIZAR

O deputado Capitão Samuel sugere que a SSP poderia centralizar os Delegados e agentes em grandes Delegacias Regionais.

– Dez regiões com sete Delegados cada e 30 agentes.

AGAMENON

O vereador Agamenon Sobral percebeu, com o resultado das eleições, que o povo quer o político de boca fechada e que vai procurá-lo a cada quatro ano.

– Fazer o trabalho que fiz é difícil, disse.

APOSENTA

O seu projeto para 2017 é começar a curtir sua aposentadoria, a qual já está requerendo aos 42 anos de trabalho [Começou aos 14 anos].

Mas vai começar a trabalhar para as eleições de 2020.

CODEVASF

A oposição tenta justificar a emenda impositiva que direcionou à Codevasf Nacional, com recursos sugeridos para o Hospital do Câncer.

A grande pergunta é ‘por que a Codevasf Nacional?’

NO FUNDO

Mas, no fundo, a pendenga é para uma coisa justificar a outra. Só que não há como explicar impor emenda impositiva, que serviria a Sergipe, para um órgão federal.

Também não dá para silenciar sobre indiferença quanto ao Hospital do Câncer.

LAGARTO

O prefeito eleito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC), quer administrar sem as amarras das divergências políticas que sempre inibiram o desenvolvimento do município.

Vai conversar com todos os segmentos que possam ajudar à cidade.

COM JB

Valmir viajou a Brasília, semana passada, próximo ao governador Jackson Barreto e lhe disse que queria uma parceria para trabalhar junto naquilo que for bom para Lagarto.

Valmir e Jackson terão encontro nos próximos dias.

EDUCAÇÃO

Valmir Monteiro inova na Educação. Vai nomear uma equipe de cinco técnicos para resolver os problemas do setor e oferecer soluções mais rápidas.

Adiante que pagará o piso do professor.

E O PT?

Rogério Carvalho (PT), já está conversando com lideranças e militantes para acabar arestas e unificar a legenda. Dá como exemplo as eleições passadas.

Sábado o PT se reúne para uma avaliação.

MITIDIERI

Luis Mitidieri (PSD) diz que Edvaldo Nogueira (PCdoB) vai precisar de um ano para colocar para por a Prefeitura de Aracaju em ordem e condições de funcionar bem.

– O povo sabe da situação de dificuldade pela qual passa a Prefeitura, disse.

CULTURA

A nova pasta que está sendo criada pelo Governo é a de Cultura, Esporte e Lazer, que na realidade é um desdobramento da de Turismo.

Luis Mitidieri vai indicar o nome, mas primeiro conversar com Jackson.

Notas

Supersalários – A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, ouviu de alguns presidentes de tribunais de justiça do país declarações sobre a preocupação em relação à ofensiva do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), contra os supersalários do judiciário.
0x0

Luis Mendonça – Presidente do TJ de Sergipe, desembargador Luiz Mendonça, disse que discussão sobre embate do Judiciário com Legislativo “não foi relevante” na pauta com a ministra. Segundo Mendonça, o foco da reunião foram questões pertinentes ao Conselho Nacional de Justiça, tais como penitenciária e segurança pública.
0x0

Salários – Do Blog do Josias: Relatora da comissão especial do Senado criada para propor regras que eliminem os supersalários na administração pública, a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) afirma: “Não estou atrás do Judiciário. Tenho certeza de que esse é também o sentimento da maioria dos membros da comissão”.

0x0

Pacote – Diante das críticas do Ministério Público Federal, o relator do pacote das medidas anticorrupção, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), retirou do parecer o item que instituía o crime de responsabilidade para magistrados, promotores e procuradores. Sem isso o texto está privilegiando classes.

0x0

Auxílio – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso liberou ontem para julgamento um recurso que trata da validade do pagamento de auxílio-moradia para juízes. A data do julgamento precisa ser definida pela presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia. É juiz julgando benefícios de juiz.

0x0

Salário – Dos trabalhadores que recebem 13º salário, 52,9% pretende gastar pelo menos parte do salário com compras de Natal, segundo pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em todas as capitais do país. Desse total, 60% é do sexo masculino.
Conversando

Valadares (PSB) esteve domingo em Simão Dias com amigos. Terra de gente fiel e corajosa. “A vida é luta renhida, que aos fracos abate, e aos fortes só faz exaltar”.

Enem – O Enem pode ser anulado porque a quadrilha que passava as respostas para alunos teve acesso às provas de forma antecipada.

Problema – Todo cuidado é pouco: Governo acredita que chikungunya será o pior problema deste verão. É bom evitar água parada e acúmulo do lixo.

Pesca – Clístenes não entende o motivo pelo qual os MPFs, os MPEs e o Ibama não fiscalizam a pesca predatória que as redes causam em todo o país.

Júnior Torres – “Propina de R$ 1 milhão para Temer deixa claro que o golpe não era pela ética, era pela corrupção. Fora Temer e leve seu time de corruptos junto!”

Brasil justo – Marcio Macedo participou, sexta-feira, na casa de Portugal em São Paulo, do ato “um Brasil justo pra todos e para Lula”.

Atitude – Capitão Samuel diz que vaquejada é esporte que precisa de regulamentação. Congresso não regula e a Justiça põe fim.

Carreata – Hoje o prefeito eleito Edvaldo Nogueira (PCdoB) faz carreata da vitória por bairros de Aracaju. Vai agradece aos eleitores pelos votos recebidos.

Bate boca – Situação e oposição continuam batendo boca sobre o nada, em momento que Sergipe precisa de ação para resolver o problema de todos.

Roda viva – Dilma impôs a ausência de jornalista e indicação de nomes por ela, para participar do Roda Viva da TV-Cultura. Foi negado…

Leia também