Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

A QUADRILHA SE DESORGANIZA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Muito difícil acabar a corrupção em um País “que o diabo inventou e Jesus abençoou”. Mas já se percebe certo receio de se meter a mão na coisa pública ou negociar com ela para ter lucro e enriquecer à custa do povo. A chamada Operação Lava Jato atuou para isso e acabou com a certeza de que se vivia no País da impunidade.

A população já se acha na obrigação de fiscalizar a ação dos homens públicos e os pune por algum tipo de desvio de conduta. Aqui mesmo em Aracaju houve exemplo dessa mudança de concepção no eleitorado. Os 10 vereadores afastados da Câmara Municipal pela Justiça, não foram reeleitos. E não foi coincidência apenas, mas punição aberta, declarada, sentida e aplicada.

Hoje, com empresários de grande porte na cadeia, prisões de deputados, senadores e governadores, além de acusações que podem levar à detenção de ex-presidente do País, quem ocupa cargos públicos, mesmo que corra nas veias o sangue bandido, está com receio de meter a mão.

As redes sociais colaboram muito para que essa ação moral prospere. Apesar de muito cuidado com as denúncias via internet, sem dúvida cada cidadão com celular na mão é um risco para qualquer ladrão [até rima]. Alguns roubos que jamais se imaginou descobrir, vieram à tona, mesmo que não fossem de tamanha repercussão, como o caso da dispensa de multas já registradas no Detran e que foram apagadas dos computadores.

Lógico que a pátria mãe gentil ainda põe as mãos sobre cabeças de maus filhos. Mas esses estão com receio da ação ‘pega ladrão’, que atordoa muita gente ainda na ativa. Talvez não seja possível chegar a todos que esvaziaram os cofres, mas é possível que já se possa respirar um pouco o sentimento de que o crime não compensa.

VALADARES

Senador Valadares (PSB) disse ontem que se Valadares Filho (PSB) ganhasse o pleito ele não seria mais candidato, como havia anunciado logo no início da campanha.

– Mas agora está em jogo a vida do partido, disse.

AGRUPAMENTO

Valadares admite que ‘já temos um agrupamento’, mas o acordo foi para 2016. “Vamos construir um novo projeto com o grupo que nos apoiou em Aracaju”.

Que será formado por partidos de oposição ao Governo no Estado.

PIRATAS

Para Valadares, “os piratas da política sergipana que atacaram os navios da decência e da honra, em busca de ouro e de vantagens, vão ter minhas resposta”.

– Continuarei na vida pública para derrotá-los.

MOBILIZAÇÃO

Valadares Filho, Eduardo Amorim (PSC) e senador Valadares encontraram-se quarta-feira em Brasília e trataram de reunião para mobilizar lideranças do interior.

O grupo vai viajar por todo Estado para unificação do grupo.

PREMATURO

O senador Valadares acha que é uma desconsideração ao povo tratar agora – há dois anos do pleito – de candidaturas ao Governo e ao Senado.

Acha que a sociedade que propostas para sair da aflição que passa no momento.

GILMAR

O suplente de deputado Gilmar Carvalho [sem partido] vai assumir a Assembléia já em dezembro. Avisar que será um parlamentar com total independência.

Continuará sem legenda e só vai decidir por uma em 2018.

ZEZINHO

Especulações sobre o agrônomo Zezinho Sobral (PMDB). Seu nome é bem citado como secretário da Saúde do município. Agradaria aos médicos…

Também falam nele para a Secretaria da Fazenda do Estado.

ABUSIVO

Não dá para ignorar que o aumento dos vereadores é um verdadeiro absurdo. Só não dá para fingir que não vê exageros salariais de outros setores do Estado.

O teto salarial precisa retirar os seus balangandãs e ficar em nível de povo.

COMUNICA

A Comissão de Transição reuniu-se ontem para definições de equipe de trabalho e já hoje envia ofício ao prefeito João Alves Filho e ao presidente do Tribunal de Contas.

O ofício informa os nomes indicados por Edvaldo Nogueira

CONVERSA

O presidente regional do PRB, Jony Marcos, terá conversa hoje [ou segunda-feira] com Edvaldo Nogueira. A primeira depois das eleições. Vão falar sobre Aracaju.

Jony acha que o PRB pode ajudar na administração de Aracaju.

DESENHO

Para Jony Marcos, o desenho para 2018 deixa de ser um esboço e passa a ser uma caricatura. Tem gente deixando bem claras suas intenções eleitorais.

Acha que ‘o senador Valadares disputará o Governo.

RESOLVIDO

Ainda sobre 2018, Jony Marcos percebe que o suplente de senador Ricardo Franco está mais resolvido em atuar na política, ‘do que já esteve antes’.

– Ele [Ricardo] pode ser um nome de consenso, previu.

DESFILIA-SE

Ricardo Franco já assinou o pedido de desfiliação do DEM e seu advogado deve entregá-lo hoje ou segunda-feira ao Diretório do partido.

Ricardo não revela a qual partido se filiará.

COINCIDÊNCIA?

Hoje Ricardo almoça com o presidente regional do PP, deputado Venâncio Fonseca o que dá uma pista clara a qual partido pode se filiar.

Independe de partido, Ricardo chamará Venâncio para ficar a seu lado.

PROMESSA

O governador Jackson Barreto cumpre hoje uma de suas promessas de campanha. Às 17 horas vai a pé da sua casa, na Atalaia, até a Igreja dos Capuchinhos, no bairro América.

Amanhã participa de carreata nos bairro Santa Maria e 17 de Março.

DESABAFA

O vice-prefeito eleito de Tomar de Geru, vereador Edvaldo Cardoso (Totinha), abriu o verbo ontem na Câmara Municipal. Fez gravíssimas denúncias contra a atual gestão.

Disse que está à disposição do MPE para ‘desabafar’.

DENÚNCIA

Segundo Totinha, na área da Saúde do município tem pessoas que moram longe de Sergipe – ‘bem distante’ – e recebem ‘seus bons salários’.

– Poderia até dizer aqui que isso é roubo, acusou.

PARA ROUBAR

Totinha disse que a maioria dos políticos – do Brasil e também de Tomar do Geru – pensa em “entrar na Prefeitura Municipal para roubar”.

– E fraudar programas como o da Merenda Escolar, disse.

Notas

Porta-voz – Michel Temer disse ontem que o PMDB continuará cumprindo um “papel relevante” após a prisão do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. Segundo o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, Temer disse que o partido tem milhões de filiados e deve ser “analisado na plenitude de todas as suas ações”.

0x0

Petista – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi intimado ontem a comparecer à sede da Justiça Federal do Paraná, em Curitiba, nos dias 21, 23 e 25 de novembro. A intimação foi feita pela Justiça Federal de São Bernardo do Campo, cidade paulista onde o petista mora, a mando do juiz federal Sergio Moro.

0x0

Partos – Um projeto da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) conseguiu aumentar em 43% a taxa de partos normais em 35 hospitais particulares de 11 estados. Entre os nascimentos nessas instituições, 23,8% foram por parto normal, percentual que chegou a 34% após a participação na iniciativa.

0x0

Líder – Na primeira entrevista como líder do governo no Congresso Nacional, o senador Romero Jucá (PMDB) disse que vai trabalhar pela aprovação dos projetos que fortaleçam a economia e a segurança jurídica do país. A aprovação do orçamento de 2017 ainda este ano está entre as prioridades do líder.

0x0

Multas – Renan Calheiros (PMDB) propôs que a União repasse aos estados parte da multa com a repatriação de recursos enviados ilegalmente ao exterior. Diz que a medida evitaria novas ações judiciais pelos estados que já conseguiram liminar no TSE, impedindo que a União gaste os recursos obtidos com multas.

0x0

Reparte – Michel Temer está disposto a repartir com estados e municípios o dinheiro arrecadado com a cobrança de imposto e multas da repatriação. A decisão atende ao Fórum dos Governadores e será oficializada no encontro com os chefes dos Executivos estaduais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste terça-feira.

Conversando

Lava Jato – André Moura explica que “não queremos acabar com a Lava Jato, pelo contrário, vamos fazer cair por terra quaisquer dúvidas ou insinuações”.

Relatório – Segundo André, “Foi divulgado um suposto relatório de minha autoria. Mas o meu relatório será apresentado na próxima semana”,

Emenda – Para compensar a emenda que mandou para a Codevasf, senador Valadares conseguiu reverter outra emenda para o Hospital do Câncer.

Racismo – Sargento Edgard gostaria de saber se racistas não compram carro preto, não criam animais pretos e se antes de receber doação de sangue perguntam se é de negro.

Verdade – Mendonça Prado diz que é preciso modernizar o sistema tributário nacional, alterando forma de repartição das receitas. Há concentração exorbitante na União.

Venda de votos – O deputado Francisco Gualberto chama a atenção dos órgãos de controle para que se combata tanto a compra quanto a venda do voto.

Hospital – Valmor Barbosa explica que a Seinfra é obrigada a cumprir diversas exigências burocráticas para construção do Hospital do Câncer.

Fornecedores – Gualberto salienta importância do pagamento de fornecedores, principalmente os que lidam com as áreas essenciais, como a saúde.

Caos – João Nascimento diz que São Cristóvão é um paraíso da corrupção. Novo prefeito recebera o caos. Esses 40 dias irão acabar com o município.

Leia também