Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Esperança renovada

Faltando menos de um mês e meio para a posse do novo prefeito de Aracaju, a população aguarda com muita expectativa pelas prometidas mudanças anunciadas durante a concorrida campanha eleitoral. Os eleitores que votaram em Edvaldo Nogueira (PCdoB) ou não, esperam que os projetos divulgados por ele resultem em melhorias para a cidade. O prefeito eleito prometeu, entre outros tantos benefícios, reduzir a violência, melhorar a educação e a saúde, dotar Aracaju de um moderno projeto de mobilidade urbana, gerar empregos e promover a licitação para o transporte coletivo da capital. Esperançosa, a população aguarda que, a partir de 1º de janeiro, ele cumpra estas e outras tantas promessas feitas quando pedia votos.

Sem saúde

Não bastasse o atraso dos salários, os servidores da Prefeitura de Aracaju perderam a assistência médico-odontológica fornecida pelo Ipesaúde. Sem ver a cor do dinheiro há meses pela prestação do serviço, o Instituto suspendeu o atendimento e estuda a hipótese de recorrer à Justiça para receber algo em torno de R$ 3 milhões devidos pela prefeitura.

Pagador de promessa

Católico fervoroso, o governador Jackson Barreto (PMDB) paga hoje uma promessa feita na campanha eleitoral: vai a pé da casa dele, na Praia de Atalaia, até a Igreja São Judas Tadeu, localizada no bairro América. A longa caminhada visa agradecer aos santos pela eleição do futuro prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB). Amanhã, JB e aliados participam de uma “carreata da vitória” pelos bairros 17 de Março, Santa Maria e Zona de Expansão. Haja comemoração!

Mais um

Enquanto a Câmara de Aracaju reluta em recorrer contra as liminares garantindo as posses de suplentes, estes continuam assumindo a vereança. Ontem foi a vez do ex-vereador Jidenal Francisco (PSDB) substituir Renilson Félix (DEM), que foi afastado pela Justiça sob a acusação de fazer mal uso de recursos públicos. Com a posse do tucano, já são 10 os suplentes aboletados no parlamento aracajuano. E haja dinheiro do contribuinte para pagar a tanta gente!

Luto

Capela está de luto com a morte da vereadora eleita Áurea Reis (PR). Ela e outras quatro pessoas perderam a vida ontem, quando o taxi em que viajavam se chocou de frente com uma caminhonete na BR 101, município de Maruim. Lastimável!

Velhacaria punida

O Tribunal de Contas de Sergipe promete multar em R$ 62 mil 14 prefeituras que não apresentaram o calendário de pagamento dos servidores relativo aos meses de outubro, novembro, dezembro e também ao 13º Salário. Caso os 14 prefeitos não apresentem o cronograma de pagamento até a segunda-feira próxima, poderão ter as contas anuais rejeitadas pelo TCE. A Prefeitura de Aracaju está entre as 14 velhacas.

João derrotado

A Câmara de Aracaju rejeitou ontem, projeto estabelecendo o refinanciamento de dívidas tributárias. Pela proposta, os devedores interessado em se limpar com a Prefeitura teriam isenção de 100% dos juros e multas. Votaram contra o projeto do prefeito João Alves (DEM) os vereadores Lucas Aribé (PSB), Lucimara Passos (PCdoB), Flávia Brasileiro (PRTB), Palhaço Soneca (PPS), Emerson Ferreira (Rede), Bigode do Santa Maria (PMDB), Sargento Vieira (PDT), Anderson Gois (PRB), Bertulino Menezes (PSB) e Iran Barbosa (PT).

Centenário

A Assembleia fará sessão especial para lembrar o centenário do líder político de Itabaiana, Euclides Paes Mendonça. Sugerida pela deputada Maria Mendonça (PP), a homenagem acontecerá às 17h da próxima segunda-feira. Forte comerciante, Euclides foi prefeito de Itabaiana, deputado estadual e deputado federal. Em 1963, foi morto pela Polícia juntamente com o filho Antônio Paes Mendonça, que era deputado estadual.

Desigualdade

A educação para brancos e negros é desigual no Brasil. Os brancos concentram os melhores indicadores, é a população que mais vai à escola e conclui o estudo. Segundo pesquisa do movimento Todos pela Educação, o desemprego é maior entre os negros (7,5%) e pardos (6,8%) que entre os brancos (5,1%). O trabalho infantil, maior entre pardos (7,6%) e negros (6,5%), que entre brancos (5,4%). A taxa de analfabetismo é 11,2% entre os negros; 11,1% entre os pardos; e, 5% entre os brancos. Cruz credo!

De mudança

E quem deixou o DEM foi o empresário Ricardo Franco, 1º suplente da senadora Maria do Carmo Alves. O novo endereço político do moço deve ser o PP, comandado em Sergipe pelo deputado estadual Venâncio Fonseca. Filho do ex-governador Albano Franco (PSDB), o jovem empresário sonha em disputar o governo de Sergipe em 2018.

Envenenados

Cada brasileiro consome cerca de cinco quilos de venenos agrícolas por ano. Os dados fazem parte de um estudo da Associação Brasileira de Saúde Coletiva. O produto que mais recebe venenos é a soja transgênica, que precisa do glifosato para produzir. Na maioria das vezes, o produtor quer dinheiro no bolso, não estando nem um pouco preocupado com a saúde do consumidor. Crendeuspai!

Recorte de jornal

________________________________________________________________________1923

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 24 de dezembro de 1923.

Resumo dos jornais

Leia também