Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Curso capacita 150 profissionais que atuarão na Cadeia de Estância (Foto Victor Ribeiro)

____________________________________________________________________0d6d

Presídio será inaugurado na segunda-feira, 28 de novembro

Nesta segunda-feira, 21, 150 profissionais, que trabalharão na Cadeia Territorial de Estância, concluíram o Curso de Capacitação em Unidade Prisional. A capacitação foi realizada pela empresa Reviver que, em cogestão com a Secretaria de Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc), vai atuar no presídio, a ser inaugurado no dia 28 de novembro.

“É preciso que essas pessoas estejam focadas para o desempenho de suas funções. Todos os direitos dos internos têm que ser respeitados para que eles paguem as penas proporcionais aos delitos cometidos”, afirmou o secretário Antônio Hora Filho, durante o evento de formatura. Ao todo, 2.300 pessoas se inscreveram no processo de seleção da Reviver, das quais 400 foram entrevistadas, 183 iniciaram o curso e 150 concluíram. A partir da inauguração do presídio, 120 profissionais irão trabalhar.

Um dos formandos, Roberto Conceição, 43, contou que a capacitação ampliou seu ponto de vista sobre alguns aspectos. “Minha visão melhorou e agora quero trabalhar para ajudar essas pessoas a serem reintegradas à sociedade. Ou seja, vou contribuir para que elas tenham uma oportunidade de reviver”, disse.

Presídio de Estância

Antônio Hora informa que a Cadeia Territorial de Estância possui equipamentos modernos de monitoramento dos internos, como diversas câmeras, e, principalmente, body scanner (escâner de corpo), que detecta qualquer produto não lícito que esteja dentro do corpo de uma pessoa que vai adentrar na unidade.

O diretor presidente da Reviver, Odair Conceição, afirmou que a implantação da unidade em Estância será um importante fomentador para o comércio local. “Estamos gerando mais de 120 empregos diretos. A unidade vai consumir mais de 400 refeições por dia e iremos adquirir esses produtos no comércio local. Precisamos de produtos de limpeza, higiene pessoal, roupas, produtos de cama, mesa e banho e vamos comprar tudo aqui em Estância”, assegurou.

A Cadeia Territorial de Estância é a 10ª unidade que a Reviver atua em cogestão com os governos estaduais e a segunda em Sergipe. Ela já atua no Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho (Compajaf) e, também, em quatro unidades na Bahia, uma em Alagoas, outra em Santa Catarina e duas no Espírito Santo.

ASN

Leia também