Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Licitação não sai

É difícil acreditar que a Prefeitura de Aracaju faça a licitação do transporte coletivo. Embora o prefeito eleito Edvaldo Nogueira (PCdoB) jure de pés juntos que a concorrência pública acontecerá em seu futuro mandato, a população prefere ver pra crer. Ao contrário do comunista, os empresários do setor são contra a licitação e moverão paus e pedras para impedir o processo, pois temem perder espaços para empresas de outros estados. Ademais, a classe política, da qual faz parte Nogueira, não vai querer uma briga com os poderosos donos das concessionárias, sempre dispostos a patrocinar mimos aos ditos representantes do povo. Portanto, embora a promessa de licitação feita na campanha encontre apoio dos aracajuanos, dificilmente sobreviverá às caras feiras dos políticos e à bateria de ações judiciais que será movida pelas empresas de ônibus. Alguém duvida?

Estatística macabra

O bairro Santa Maria, em Aracaju, é a área mais violenta de Sergipe. Estudo feito pela Secretaria da Segurança Pública mostra que 70 pessoas foram assassinadas ali no ano passado. Para se ter idéia do que isso significa, no mesmo período ocorreram 142 homicídios no município de Socorro, o 2º mais violento de Sergipe. Em toda Aracaju mataram 327 suplicantes em 2015, contando com as 70 mortes registradas no Santa Maria. Misericórdia!

Cortando prego

Não está no gibi o número de políticos sem dormir por causa da deleção premiada a ser feita por 80 executivos da construtora Odebrecht. Pelo que se sabe, os “dedos duros” vão entregar de bandeja 130 deputados, senadores e ministros e 20 governadores e ex-governadores. Em Sergipe, já tem gente fina dormindo em endereço incerto para não ser acordada com a Polícia Federal batendo à porta do luxuoso duplex. Aff Maria!

Sujeita

As bolsas femininas têm mais micróbios do que a maioria dos vasos sanitários. Segundo estudo da empresa Initial Washroom Hygiene, as mulheres colocam a bolsa em tudo que é lugar, pegam nela o tempo todo e ficam passando micróbios da mão para a bolsa. A pesquisa revela, porém, que o fato não põe em risco a saúde humana. Ainda bem, né?

Golpe abortado

E o deputado estadual Francisco Gualberto (PT) apontou sua metralhadora giratória contra os senadores Eduardo Amorim (PSC), Antônio Carlos Valadares (PSB), prefeito João Alves Filho (DEM) e deputado André Moura (PSC). Estes políticos, segundo o petista, queriam conquistar a prefeitura de Aracaju para “tomar Sergipe de assalto nas eleições de 2018”. Cruz credo!

Defesa do boi

A praia de Atalaia, em Aracaju, será palco de uma manifestação contra a vaquejada, prática proibida pelo Supremo Tribunal Federal. A maioria dos ministros do STF considerou cruel por demais o tratamento dispensado aos bois. Organizado pela Rede de Proteção Animal de Sergipe, o ato está marcado para às 17h, em frente aos Arcos da Orla. Prestigie!

De olho no IPVA

A seccional sergipana da OAB analisa a hipótese de ir à Justiça contra a portaria do governo de Sergipe mudando a data de pagamento do IPVA. Pela nova norma, para ter o desconto de 10% o proprietário do veículo terá que emplacá-lo, independente do final da numeração, até o último dia de janeiro próximo. O governo explica que a mudança visa antecipar receita para pagar aos servidores, aposentados e pensionistas. Então, tá!

Terceirizados

O relator do projeto da terceirização (PL 4.302), deputado federal Laércio Oliveira (SD), diz que a divisão entre “atividade-meio” e “atividade-fim” está ultrapassada. Ouvido pelo site Poder 360, ele afirmou que “qualquer coisa pode ser terceirizada” e criticou o Projeto 4.330, já aprovado na Câmara e em tramitação no Senado. “Essa proposta não agrada ao tomador de serviço, ao prestador, nem aos sindicatos”, declarou. O projeto 4.302 é o escolhido do governo, da indústria e do comércio para a atualização das regras de terceirização.

Energia cortada

Por falta de pagamento, a Energisa cortou a energia dos perímetros irrigados mantidos pelo governo de Sergipe. O desligamento deixou em polvorosa os cerca de 10 mil agricultores que produzem alimentos no perímetro irrigado da Ribeira, em Itabaiana. Segundo a deputada estadual Maria Mendonça (PP), “toda vez que isso acontece, gera-se uma insegurança absurda, uma inquietação muito grande entre os produtores”. A Energisa só religa a energia se o governo pagar os R$ 400 mil em contas atrasadas. Só Jesus na causa!

Tapa na macaca

Quase metade dos universitários já usou alguma droga ilícita ao menos uma vez. A experiência foi relatada por 49% dos estudantes entrevistados para o Levantamento Nacional sobre uso de Álcool, Tabaco e Outras Drogas entre Universitários. Além disso, um em cada quatro faz uso regular de drogas. A pesquisa revela ainda que 86% dos jovens já consumiram bebidas alcoólicas. Destes, 22% correm risco de desenvolver dependência de álcool. Uma lástima!

Recorte de jornal

_________________________________________________________________________1921

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 31 de dezembro de 1921.

Resumo dos jornais

Leia também