Aracaju, 14 de maio de 2024
Search

TEMER TREME COM CRISE INTERNA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O Governo Temer treme na primeira crise interna. A denúncia de que o ministro de Governo, Geddel Vieira Lima (PMDB), teria pressionado o ex-ministro da Cultura, Marcelo Caleno, para construção de um prédio de apartamentos de luxo, em área preservada em Salvador, fez com que o Planalto entrasse em turbulência.

A oposição não perde tempo e, claro, já está entrando com processo de impeachment contra o presidente, que está no mandato também pela queda de Dilma Rousseff. É o Brasil mostrando que as lideranças políticas que se confiava já não têm mais condições mínimas de permanecerem no comando administrativo e político do País.

Temer não parece ter muita saída, a não ser demitir o seu ministro que, em sua primeira ação, demonstra que pretende usar o cargo para proveito próprio. O presidente trata a todos com muita candura, mesmo sob suspeita de corrupção, porque faz um Governo político e precisa do Congresso para se manter no Planalto. Isso está tão à vista, que a crise continua, se aprofunda e não dá o mínimo sinal de que tenha solução.

Além de tudo isso, a Câmara Federal tenta votar um projeto que anistia Caixa 2. Pasmem: perdoar quem alimenta a corrupção através de transações ilícitas. E mais: prejudicar a Operação Lava Jato, que hoje praticamente se tornou na esperança dos brasileiros de terem orgulho do seu país e retomar a confiança nos políticos. Não dá para entender porque deputados e senadores têm interesse em anistiar quem praticou o Caixa 2 no passado.

Desconfia-se que muitos deles praticaram esse recurso que fortalece a lavagem criminosa de dinheiro. Também diante da crise que se alastra no Planalto, Temer teria que vetar o projeto, caso seja aprovado no Congresso. É o mínimo que pode fazer para recuperar a pouca confiança que ainda tem.

RICARDO

Senador suplente Ricardo Franco (sem partido) pensa em disputar o Governo em 2018, mas revela que o seu objetivo é exclusivamente a gestão.

– Estarei focado em quem precisa, disse.

DISCUTIR

Ricardo diz que só vai tratar sobre uma provável candidatura no próximo ano, quando vai discutir com a sociedade e trabalhar com transparência.

– Mas, se quiserem um Governo político estou fora…

DISCUSSÃO

Não há a mínima discussão sobre sucessão no Governo. Nem aliados de Jackson Barreto estão discutindo apoio a algum nome, como o de Ricardo Franco.

Já é certo que não se fala em sucessão estadual no Governo antes de 2018.

COM JB

O prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT), esteve ontem com Jackson Barreto e conversaram muito e vão continuar olhando para frente, esquecendo o retrovisor.

Ficou definida a permanência do PDT na base aliada.

GAMÃO

O secretário de Governo, Benedito Figueiredo (PMDB) disse em entrevista que não joga Gamão, nem dominó. Nem sabe dizer quem joga dentro do Palácio.

O secretário da Seplac, João Gama, já disse que joga Gamão… e muito bem.

REUNIÃO

Hoje houve reunião do governador Jackson Barreto e presidentes do Legislativo, Luciano Bispo e do Judiciário, Luis Mendonça.

Não houve pauta definida…

BATE FIRME

O assunto do dia é a antecipação do IPVA total com desconto de 10% até o dia 31 de janeiro. O Estado não deu nenhuma explicação sobre o assunto.

A oposição tira proveito e bate firme.

IMPOSTOS

O problema do pagamento único do IPVA em janeiro é que há excessos a pagar, como o IPTU, além dos gastos com matriculas e material escolar.

Muita gente vai preferir pagar pela tabelas do último número das placas.

SUGESTÃO

Governador Jackson Barreto deveria reestudar o pagamento total do IPVA, com desconto de 10%, já para o mês de janeiro, e atender à população.

A data asfixia a todos, principalmente porque janeiro é mês difícil.

DETALHE

A Secretaria da Fazenda poderia refazer o calendário do IPVA e manter a proposta de redução de 10% no pagamento total no final do número da placa de cada mês.

Sua excelência o povo, agradeceria muito.

CAIXA-2

A anistia ao Caixa-2, que será votada terça-feira pela Câmara Federal, é a declaração exata que a corrupção ganha fôlego neste País de espertos.

A maioria que vota favorável o faz em causa própria.

É CONTRA

O deputado federal Valadares Filho (PSB) é contra a anistia ao caixa-2: “não pode perdoar a quem fez transações ilícitas do tipo há anos”, disse.

– Isso pode prejudicar investigações, não só as da Lava Jato.

CLAMOR

Segundo Valadares, ou o Congresso entende o clamor da sociedade e faz tudo em sintonia com o povo ou vai perder de vez a credibilidade.

– Também fará crescer a descrença na classe política, porque não há respostas.

CLIMA RUIM

Valadares diz ainda que o clima político é muito ruim nesse momento e cresce a desconfiança da população em relação a ação do Congresso.

– Não se pode ter pauta conservadora, acha.

PROCURADORES

A Assembleia Legislativa votou e aprovou o projeto de reestruturação da carreira de procuradores, mas não o fez dos delegados, que estava no mesmo ‘pacote’.

A informação é de que o projeto sobre a carreira dos delegados não foi enviado.

ENCONTRO

Ontem, o delegado chefe da Polícia Civil, Alessandro Vieira, junto ao Capitão Samuel, esteve com o presidente da Assembleia, Luciano Bispo, tratar sobre o projeto.

Foi aconselhado a saber do Governo a razão o projeto não foi enviado.

APRESSA

Provavelmente hoje o delegado Alessandro Vieira vai se informar as causas do projeto permanecer no Executivo e tentar apressar a ida para a Assembleia.

– Chegando lá será aprovado até quarta-feira, disse capitão Samuel.

UMBAÚBA

O prefeito de Umbaúba, Zé de Francisquinho, esteve no TCE-SE e informou que os salários de outubro de todos os servidores estão regularizados.

Umbaúba estava na lista de prefeituras que poderia ter as contas bloqueadas.

Notas

Vai mal – Kennedy Alencar revela, em seu blog, que Ministério da Justiça recebeu da PF a informação de que o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero entregou ao órgão gravações de conversas com o presidente Temer e os ministros Geddel Vieira e Eliseu Padilha. Um auxiliar de Padilha também teria sido gravado.

0x0

Anistia – Kennedy informa ainda em seu blog que o agravamento do cenário política deverá enterrar uma anistia ampla ao caixa 2 dos políticos. Aquela ideia de perdoar práticas que possam ser denunciadas pela Lava Jato como corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro, entre outros delitos.

0x0

Acabou – José Roberto Toledo diz que se a gravação confirmar que o presidente agiu pelo interesse particular de um ministro contra o patrimônio público, o governo Temer acabou. Toledo apenas antecipa o que já se está percebendo em todo o Brasil. Um Governo protecionista de direita estraga o País.

0x0

Demitir – Com os aliados que tem, Michel Temer a cada dia fica sem saída. A única solução para se recompor com a sociedade é demitir o indesejável Geddel Vieira Lima e desculpar-se por sua nomeação. Precisa também vetar a anistia para o Caixa 2 que, se passar, será a vergonha nacional que desfaz tudo o que disse do PT.

0x0

Perdão – O procurador regional da República e integrante da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, Carlos Fernando dos Santos Lima, disse ontem que a articulação do Congresso para anistiar o caixa 2 é uma tentativa, na verdade, de conseguir um perdão para os crimes de corrupção.

0x0

Moro – O juiz Sergio Moro emitiu nota pública em que contesta possíveis articulações para anistiar o crime de caixa 2 no projeto que estabelece medidas contra a corrupção em debate na Câmara. Moro foi obrigado a vir a público manifestar-se a respeito, considerando o possível impacto nos processos já julgados ou em curso.

Conversando

Projeto – Valadares Filho (PSB) discutiu ontem o projeto anticorrupção. Acha que o pacote de medidas é muito importante para o povo brasileiro.

Critica – Valadares Filho também criticou a antecipação para janeiro do pagamento total, com desconto de 10% anunciado pelo Governo.

Notícia – Segundo o Portal Imprensa, pesquisa de universidade americana mostra que jovem não sabe reconhecer notícia falsa.

Agentes – Líder do Governo Temer, deputado André Moura, pedirá agilidade para votar PEC dos agentes penitenciários.

Fies – Mendonça Prado informa que TCU concluiu que Fies foi administrado de forma irresponsável no Governo do PT, gerando dificuldades para o futuro do programa.

Assim é bom – Sargento Edgard diz que os juízes querem condenar por crime de responsabilidade, mas não quer se sujeitar a lei de responsabilidade. Assim é bom!

Gestão – Luciano Bispo diz que “Jackson tem demonstrado capacidade de gestão, superando dificuldades causadas pela crise financeira”.

Integra – O secretário de Governo, Benedito Figueiredo (PMDB) explicou que a partir do dia 1º o servidor já poderá ter, na íntegra, seu 13º salário.

Desmata – Lívia Tinoco informa que Fiscalização Preventiva Integrada mostra que desmatamento em Sergipe tem sido bem maior que em Alagoas e na Bahia.

Leia também