Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

André está em Brasília e é nome citado entre os que podem substituir Geddel

André Moura

O líder do Governo na Câmara Federal, deputado André Moura (PSC-SE), está em Brasília, neste sábado (26), no momento em que se trata sobre a escolha de um nome para ser o sucessor do ex-ministro Geddel Vieira, na Secretaria de Governo.

Segundo informações de notícia publicada em jornais do Distrito Federal, como o Correio Brasiliense, o nome de André Moura está na ‘bolsa de apostas’ e tem chance de ser o escolhido. Ao seu lado estão assessores especiais da Presidência, como Tadeu Fillipelli, Sandro Mabel e Rodrigo Rocha Loures.

Também aparece o líder do PSDB na Câmara, Antônio Imbassahy (BA) e, como menos chances, o secretário do Programa de Parceria do Investimento, PPI, Wellington Moreira Franco. O fato de serem citados com nomes para suceder a Geddel, todos eles podem ser ou não indicados.

Uma outra alternativa seria uma fusão da Casa Civil com a Secretaria de Governo. Neste caso, Eliseu Padilha cuidaria da política macro – ele já trata, por exemplo, da reforma da previdência e das conversas com os empresários – e deixaria outro nome para cuidar da política no varejo.

O presidente Michel Temer segue tentando encontrar um nome para substituir o agora ex-ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima. Não será uma tarefa fácil, uma vez que o substituto terá diante de si uma agenda dura, amarga, de ajuste fiscal e reforma da previdência. Além disso, precisará conduzir uma base cindida, em polvorosa pela eleição para a Mesa Sucessora da Câmara, em fevereiro do ano que vem.

A situação está tão crítica que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, cancelou a agenda em São Paulo e permaneceu em Brasília. Ainda assim, manteve linha direta com o empresariado e o mercado financeiro para assegurar que as mudanças de comando não vão interferir na condução do ajuste fiscal.

 

Leia também