Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

‘DITADURA DA ÁGUA’

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O sertão sergipano ferve. É sol renitente batendo na ‘moleira’. O dia nasce com a temperatura de 28 graus e chega a 40 graus por volta das 15 horas. Não há qualquer sinal de trovoada e os tanques secam. Um horror. Pouca água é servida à população e sob medida. São dez litros por pessoas calculados e liberados pelo Exército, nos povoados e em casas isoladas.

Não dá para absolutamente nada. Mal para beber. Tomar banho nem pensar.

Segundo avaliação de um médico, uma pessoa em tempo normal consome dois litros de água por dia. No sertão consome de três a quatro. O que lhe resta apenas seis ou sete litros. É impossível conviver com um limite de água que não sobre para cozinhar ou servir a animais sedentos.

A convivência com a seca é uma eterna luta travada para manter a vida.

A questão da distribuição da água é duramente controlada pelo Exército, que faz a distribuição dentro da medida. Dez litros por pessoa e nem uma gota a mais. Uma espécie de ‘ditadura da água’. Os 10 litros não são todos os dias. Mas no tempo cronometrado pelo distribuidor, que às vezes dura uma semana. É difícil, com fome e sede, controlar o desespero.

Quê fazer? Esperar. Esperar sempre. Esperar pelo abastecimento. Esperar pelo Governo nem sempre presente. Esperar pela Prefeitura. Esperar o tempo que Deus mande água através da chuvarada. Enquanto isso pessoas ficam doentes, os animais morrem, o plantio seca e a comida fica escassa. O fim do mundo. Uma visão do inferno.

Sem contar, claro, com o prejuízo na produção leiteira e o apelo suplicante para que haja liberação de imposto para transportar o gado a outras terras que ofereçam bons pastos. É preciso manter o rebanho. É assim e não tem jeito. Nunca tem jeito. As prioridades estão mais para as conveniências politiqueiras…

MILITÂNCIA

Marcio Macedo (PT), tesoureiro nacional do partido, avisa que não tem vaga assegurada para ninguém na majoritária no partido: “tem que debater com a militância”.

Acha que o PT tem que construir isso coletivamente.

CONSTRUIR

Marcio Macedo admite que o momento é pra reconstruir o partido, não tem espaço para arrogância. “Quero paz, não quero guerra”.

– Se tem gente querendo ser dono do PT não conte comigo, avisa.

FRÁGIL

Marcio disse ainda que “Governo Temer está muito fragilizado e não tem o apoio das ruas”. É verdade, mas não dá para esquecer que o de Dilma também estava frágil.

A esquerda precisa buscar um partido honesto, para se diferenciar da direita.

ROGÉRIO

O presidente regional do PT, Rogério Carvalho, se mantém em silêncio depois do pleito municipal. Mas conversa com lideranças do seu bloco.

Rogério também defende a unidade política.

ANDRÉ MOURA

O deputado federal André Moura (PSC), está sendo esquecido pelo bloco da oposição que demonstra hoje ter o comando dos senadores Valadares (PSB) e Amorim (PSC).

No início do mês, Eduardo Amorim se filia ao PSDB.

COMPOSIÇÃO

Segundo revela Marcos Aurélio, durante acordo para apoio do PSC&Cia a Valadares Filho (PSB) a prefeito, o senador Valadares disse que não seria candidato à reeleição.

No máximo a vice e tentaria Laércio Oliveira para ser o candidato ao Senado.

MUDANÇA

Só que o senador Valadares voltou à tona com mais vigor e vontade de se manter no Senado. Há quem diga que ele pensa em disputar o Governo.

O novo grupo não fala em André Moura, que não pensa em reeleição.

DETALHE

Hoje, Eduardo Amorim conversa com o presidente do PSDB, Aécio Neves, para tratar sobre sua filiação. Perguntei-lhe: “e também de sua candidatura ao Governo?”

– Ah! Isso ele já sabe há algum tempo, respondeu.

REJEIÇÃO

Um dos nomes fortes do novo agrupamento liderado por Amorim e Valadares disse que a situação de André Moura é difícil pela rejeição que ele tem na grande Aracaju.

Embora reconheça que no interior ele ainda tenha ‘alguma força’.

DISCUSSÃO

Excesso de desatenção provocou discussão acirrada entre dois secretários do município que têm influência forte na administração.

Foi apaziguado, mas ficaram magoas.

COMO VICE

Liderança política que conversou com Ricardo Franco neste final de semana, disse que ele ‘adoraria’ ter o senador Valadares (PSC) ou Valadares Filho como seu vice.

– Foi apenas uma demonstração de vontade, antecipou.

MACHADO

O vice-prefeito José Carlos Machado (PSDB), ao lado de José Franco (PSDB), esteve com Aécio Neves para tratar sobre as perspectivas do partido para 2018.

Aécio disse-lhes que o foco tucano e eleger deputados federais.

MENOS CINCO

Machado também conversou com o deputado José Carlos Aleluia, por telefone, e lhe fez a pergunta: “continua otimista com o Governo?”

Resposta: “Se antes eu dava nota 5, agora dou -5”.

ANTIBIÓTICO

José Carlos Machado também está pessimista com o Governo Temer. Para ele, o único que pode aplicar um antibiótico para curar o Brasil é o Congresso.

O Congresso queria anistiar caixa-2 e no domingo desmentiu ao lado de Temer.

ESPERA

Um bom articulador político de Sergipe aconselha que o deputado federal André Moura seja candidato à reeleição em 2018 e mantenha sua influência em Brasília.

Para retornar em 2022 com mais força e até disputar o Governo.

REFORMA

O governador Jackson Barreto (PMDB) já conversou com sua base aliada e avisou da reforma ampla que fará no Governo, com mudanças no secretariado.

O objetivo é agilizar a administração para 2018.

DELICATESSEN

Uma movimentada delicatessen do bairro 13 de Julho virou espécie de ‘senadinho’ nos cafés das manhãs nas sextas-feiras. Lá se toma todas as medidas políticas virtuais.

Já tem até governador eleito em 2018…

FEDERAL

Redes sociais, blogs e portais se desmancharam nas especulações sobre o jatinho da PF que aterrissou em Aracaju, domingo. Falou-se em operação que explodiria Sergipe.

Deu xabu. O jatinho da PF em aeroportos de pequenas cidades que terá operação.

Notas

Felizola – Em audiência pública na Assembleia, sobre efeitos da seca, um participante fez pesadas críticas a Jackson Barreto. Disse que JB governa de costas para o sertão. Com o silêncio de deputados da base e de membros do governo, o presidente da Cohidro, José Carlos Felizola, pediu a palavra e fez a defesa do governador.

0x0

Opinião – O líder do Governo, deputado André Moura, desconhece que uma emenda seria apresentada nesse para anistiar o caixa-2. Já o líder do DEM na Câmara, deputado Pauderney Avelino, não acredita que a proposta da anistia ao caixa 2 vá aparecer no plenário e, se aparecer, deve ser derrotada”.

0x0

Calero – Segundo informa Lauro Jardim, Marcelo Calero não deve esperar vida mansa nesse Governo. O mais provável é que fique na representação do Itamaraty no Rio de Janeiro. no Itamaraty? Por enquanto, oficialmente, não há nada concreto. Para o exterior agora não vai, as vagas para transferências em 2017 já foram distribuídas.

0x0

Na ONU – Valadares Filho representa a Câmara dos Deputados, como observador, durante a 71ª assembleia geral da ONU. Ontem se reuniu com o embaixador do Brasil junto às Nações Unidas, Mauro Vieira, na sede da missão brasileira, em Nova Iorque (EUA), acompanhado do deputado Damião Feliciano (PB).

0x0

Pronto – Após se reunir com o presidente Michel Temer, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que “está tudo pronto” para a votação em primeiro turno, hoje, da proposta que estabelece um teto para os gastos públicos para os próximos 20 anos. Não há data para envio da reforma da Previdência.

0x0

Reforma – O ministro Luiz Fux, do STF, defende a reforma eleitoral no país como meio de qualificar a política. Ele falou durante o lançamento de seu livro, Paradigmas do Direito Eleitoral, ontem, no Tribunal de Justiça (TJ) do Rio. Fux também é vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Conversando

Fidel – Sargento Edgard diz que maioria das pessoas que está na fila do funeral de Fidel Castro na verdade foram se certificar de sua morte, estão doidos para comemorar.

Imoral – Clístenes Lima acha salário que R$ 30 mil para prefeito é imoral e digno de não usar carro, gasolina, celular, assessor e nem diária para viagem.

Mora – Clovis Silveira filosofando: tem gente que a única diferença entre ele e um saco cheio de lixo é que o lixo ainda tem algo dentro!

Observatório – Em Sergipe o setor Industrial fechou com saldo positivos (1.181 postos) apesar da retração na construção civil (689 postos).

Positivo – Dentre os estados do Nordeste, apenas Alagoas (5.832) e Sergipe (1.932) apresentaram saldos positivos na geração de novos empregos.

Compra – Sales Neto desmente compra de votos pelo Governo de Sergipe. Diz que denúncia da oposição demonstra dificuldade de lidar com a derrota.

Herança – André Moura (PSC) diz que União tem feito o possível para auxiliar governos estaduais e lembra da “herança maldita” deixada pelo PT.

Cortes – Esmeraldo Leal fala sobre negociações com pequenos produtores rurais para que eles assumam custo com energia elétrica para evitar cortes.

Parceria – Eduardo Amorim diz esperar que parceria com agrupamento de Valadares Filho se mantenha por mais tempo.

Leia também