Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

A GENTE CAI JUNTO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O comentário é do gaúcho Felipe Sandrin. Músico‎, poeta, escritor e cronista. Escreve com a alma. O que escreveu sobre o acidente que comoveu o Brasil e o mundo, mexe um pouco com todos e nos leva a uma reflexão da curta distância entre a vida e a morte, quando se decide voar. Mesmo que seja para fazer o seu povo explodir de alegria.

Ouso publicá-lo: “Quando um avião cai a gente cai junto. Um avião transporta mais do que vidas, transporta sonhos. É o pai que está indo reencontrar os filhos, é a mãe que está indo buscar o sustento de sua família, são pilotos que planejam estar em casa ao jantar e a aeromoça que leva na bagagem o perfume favorito do namorado.

Quando cai um avião a gente cai junto, pois quantos de nós viram os sonhos começar dentro de um avião. A viagem tão esperada, a assinatura de um contrato, o encontro com alguém que tanto sonhamos estar junto.

Aviões partem rumo a sonhos, e era isso que cabia também neste trágico voo que quase chegou a seu destino. Jogadores que representavam o sonho do menino que quer ser jogador, jogadores que representavam seus familiares, seus torcedores.

Quando um avião cai todos nós caímos juntos. Morrem sonhos, morrem encontros que não vão mais ocorrer, morrem saudades que não vão ser vencidas e que dali por diante vão apenas crescer e se tornar um buraco junto a quem nunca chegou.

Quando um avião cai a dor é compartilhada, pois todos nós somos torcedores, torcemos para quem amamos, torcemos para logo poder dar o abraço, torcemos, pois ninguém sonha sozinho.

Hoje (ontem) esse humilde time de Santa Catarina tem a maior torcida do mundo, pois quando sonhos despencam do céu a solidariedade é a única camisa que todos vestem e essa é a única camisa que nesse momento nos conforta”.

FAZENDA

O governador Jackson Barreto (PMDB) guarda em absoluto sigilo o nome que indicará para a Secretaria da Fazenda, em lugar de Jefferson Passos.

Pode ser um nome de outro Estado.

TEMER

Segundo aliado bem ouvido, Jackson Barreto pode convidar técnico ligado ao Tesouro Nacional com acesso ao Planalto e Ministérios.

Assim como fez o governador de Alagoas, Renan Filho.

JANEIRO

O novo secretário da Fazenda deve ser indicado entre o final de dezembro e janeiro, em razão da reforma no secretariado que Jackson Barreto fará.

Jefferson permanece até assumir as Finanças do Município.

DELEGADOS

A Amase, através de alguns juizes, reuniu-se com o governador, em Palácio, ontem. Trataram sobre a acusação de que a Polícia prende e os magistrados soltam.

Os juízes mostraram-se incomodados com a pecha.

REPETITIVO

É repetitivo dizer que a maioria das Prefeituras de Sergipe está destruída e os prefeitos eleitos vivem mais em Brasília que em seus municípios em busca de solução.

Todos eles tentam saídas para iniciar seus mandatos com as mínimas condições.

É DIFÍCIL

Até 15 de dezembro, pelo menos três prefeitos eleitos devem anunciar que terão muita dificuldade em pagar salários do mês de dezembro, inclusive o décimo terceiro.

Já perceberam que não terão condições de cumprir o que prometeram em campanha.

CULTURA

O presidente do TCE, Clovis Barbosa, explicou ontem que o tribunal mudou de cultura. Segundo ele, há quatro anos a transição nas Prefeituras foi um caos.

Há 04 anos, 44 prefeituras foram entregues com problemas, hoje no máximo serão 05.

A PAGAR

Clovis explicou que as Prefeituras podem deixar restos a pagar, mas terão que deixar o dinheiro para que o sucessor efetue o pagamento.

Isso vai acontecer pelo trabalho do TCE e do Ministério Público (MP).

DESMENTE

O senador Eduardo Amorim (PSC) disse ontem que não era verdade que o PSC&Cia estivesse esquecendo o líder do Governo, André Moura (PSC).

– Em toda reunião do bloco, André participa e opina, disse.

ENCONTRO

Sexta-feira a oposição vai reunir prefeitos eleitos e reeleitos de Sergipe, para orientá-los em relação aos trâmites nos Ministério, em Brasília. Será em um hotel da orla.

Participam órgãos como CEF, BNB, Funasa e Fames.

MAIS UM

Na outra 6ª feira, dia 09, também acontece evento para prefeitos de Sergipe, promovido pelo TCE para orientar os novos prefeitos nas questões administrativa.

Virão técnicos de vários órgão, inclusive do Ministério do Planejamento.

ADIAMENTO

O presidente regional do PT, Rogério Carvalho, adiou reunião do Diretório Estadual que seria realizada sábado, para a primeira quinzena de dezembro.

Rogério estaria incrementado a conversa com lideranças em busca da unidade.

SEM RACHA

Setores da militância petista acham que nesse momento o PT não suporta divergências e que todas as tendências devem se unir para que o partido saia da crise.

Marcio Macedo deve ser o candidato a presidente pela Unidade na Luta.

ASSISTÊNCIA

Jackson Barreto determinou toda assistência à família do jogador sergipano Willian Tiego, morto na queda do avião que transportava o Chapecoense.

O secretário do Turismo, Saulo Eloy, ficar à disposição dos familiares.

VIAGEM

O Governo ofereceu à mãe do jogador, Maria Lenice, passagens aéreas e tudo mais que precisasse, mas ela informou que a Embaixada Brasileira estava enviando tudo.

A família mora no Siqueira Campos e ficou abalada com o acidente.

FESTEJOS

A situação da maioria das Prefeituras não vai permitir festejos de final de ano. Não há proibição para que isso aconteça, mas não se deve cometer excessos em gastos.

MP e TCE vão monitorar essas festas.

EDVALDO

O prefeito eleito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB) pode divulgar mais três nomes que comporão seu secretariado até a próxima segunda-feira.

Antes do Natal toda a equipe será anunciada.

TRANSIÇÃO

A comissão de transição que atua a próxima administração, está visitando secretarias, mas se recente de ampla informação sobre a situação de cada pasta.

Reclama também da falta de respostas aos ofícios.

Notas

Baderna – O Sargento Edgard Menezes disse, ontem, que os vândalos ateiam fogo em carro, capotam outro, invadem ministério, promovem quebra-quebra e querem ser tratados como manifestantes pacíficos. Pode prestar atenção, qualquer manifestação que tenha bandeira vermelha vira baderna.

0x0

Câmara – E-mail sobre frequência na Câmara de Aracaju: “os que não faltam são Lucas do Aribé, Iran Barbosa, pastor Roberto, Bertulino Menezes, Moritos. Dr. Emerson, Lucimara Passos e os suplentes que assumiram. Bigode, do Santa Maria, também é freqüente, mas ontem fugiu da sessão especial”.

0x0

Recordista – Segundo ainda o e-mail: “Manuel Marcos é recordista em falta. Desde o dia 9, quando assumi, foi o terceiro dia que ele apareceu. No primeiro dia foi o do refis, porque foi convocado. Na semana passada ele falou sobre Consciência Negra e a vida dele como médico negro. Ontem reapareceu apertou o painel e foi embora.
0x0
E mais: “Lucimara vai todos os dias, mas só chega depois de lido o expediente. Os novatos não faltam, no máximo informam com antecedência sua ausência e justificam. Até agora só Vieira ficou ausente alguns dias porque teve que ir a audiências judiciais e Palhaço Soneca por motivo de exames médicos”.

0x0

Lula – Diretório Estadual do PT do Rio de Janeiro, depois de encontro realizado ontem, fez um apelo para que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva assuma a Presidência Nacional do partido, “diante da profunda necessidade de reorganização da sigla e de reinseri-lo cada dia mais no seio do povo brasileiro”.

0x0

Teto – O plenário do Senado aprovou, em primeiro turno, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, conhecida como PEC do Teto dos Gastos Públicos. A proposta foi aprovada por 61 votos favoráveis e 14 contrários. Os senadores analisam agora emendas que foram apresentadas ao texto.

Conversando

É isso – A vida do jornalista não é só glamour. Também é isso: a morte na tarefa de cumprir pautas. Muito triste com o acidente que interrompeu novas reportagens.

Trágico – Também para os jogadores do Chapecoense que deram tantas alegrias ao povo de sua cidade. Tanto sucesso no esporte, que também se foi em um voo trágico.

Listas – Segundo o RR, na sexta, circularam entre empresários pelo menos 3 listas elencando políticos supostamente citados na delação da Odebrecht.

Bigode – O vereador Bigode, que fez discurso para manifestantes, não parece muito original quando atua como ‘homem do povo’.

Fedido – Renan Calheiros defende reforma política e diz que sistema está ‘falido’ e ‘fedido’. Poxa! Logo o Renan dizer isso, quando ele faz parte da sua concepção.

Pleito – A deputada Ana Lúcia (PT) diz que artistas pedem que o Estado não unifique Secretarias de Esporte e Cultura.

Saúde – Conceição Mendonça teve encontro com todos os prefeitos eleitos e falou sobre a responsabilidade de cada um com a saúde da população.

Interesse – Aurélio Belém fala sobre julgamento das subvenções e salienta que defesa dos deputados tem interesse no esclarecimento dos fatos.

Tiago – Prefeito eleito de Dores, Dr Tiago, apela por ação dos órgãos de controle no município e denuncia contratação de novos comissionados.

Leia também