Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

A VISÃO DOS NOVOS PREFEITOS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Percebe-se um certo cuidado nos novos prefeitos – eleitos e reeleitos – em reformular a imagem de quem assume mandato público. Cada um deles procura chegar a um estilo de gestor severo, principalmente no trato com as contas do município e comportamento político que não deixe dúvidas sobre a seriedade de sua gestão, no decorrer dos próximos quatro anos.

A chamada Operação Lava a Jato – que continua sendo o terror dos corruptos e coniventes – é responsável um pouco por essa mudança. O Ministério Público também impôs maior vigilância, inclusive naqueles que estavam no topo da pirâmide social e conviviam aos ‘beijos e abraços’ com políticos corruptos, propineiros, aéticos e quadrilheiros.

Todos começaram a perceber que o fato de ser bilionário e ter o ‘mundo sob os pés’, não lhe dava impunidade. Assistiu-se prisões de governadores, senadores, deputados, prefeitos, vereadores, altíssimos empresários e de toda uma gang influente nos podres poderes. Boa parte responde a processos e pode ser presa.

Hoje está muito mais difícil meter a mão, como se fazia há poucos anos, antes de se instalar o sentimento da necessidade de se dar um basta nos excessos da cúpula decisiva de um País, que chafurdava na lama fétida do assalto aos cofres públicos e ao enriquecimento ilícito de políticos safados.

Não dá para esquecer que o TCE também atua para mostrar os melhores caminhos aos novos prefeitos, principalmente na orientação para uma boa gestão. Esse cuidado preventivo, que contém excessos e anseios de muitos que assumem uma Prefeitura, pode mudar a visão de que ‘se chega ao poder para enriquecer’. Não dá mais para excessos, porque o caminho de quem insistir nessa velha cultura é o repúdio do povo e, quem sabe, a cadeia.

SUBVENÇÕES

O processo das subvenções começa a tomar outro rumo com denúncias e desmentidos de ameaça de morte à procuradora Eunice Dantas.

Provavelmente haverá um desdobramento sobre isso.

HÁ DÚVIDAS

Ainda não há certeza de que o acusado Nollet teria mesmo dito que ‘mataria’ Eunice Dantas. Percebe-se que há confirmações e desmentidos.

Mas, nesse mundo obscuro, existem farsas e verdades.

NÃO CRÊ

Por telefone, uma pessoa que conhece Nollet não acredita que ele tenha feito ameaças à procuradora Eunice Dantas e acredita que por trás existe alguma armação.

– Ele [Nollet] é um cara instruído e jamais faria essa ameaça, disse.

ISONOMIA

Capitão Samuel informa que os coronéis da PM e BM vão se unir a delegados para conseguir a isonomia com procuradores do Estado.

Será mais uma batalha a ser travada.

LARANJEIRAS

Aliados de Paulo Hagenbeck, que ontem teve seu registro não recusado pelo TRE, acham que ele ganhar no TSE, para onde segue o processo.

No resto, acham que tudo é ‘futricas de comadres’.

REPUDIA

O tesoureiro nacional do PT, Marcio Macedo, repudiou a repressão do Governo aos manifestantes contrários a PEC 55 ocorrida terça-feira em Brasília.

– Ao invés de oferecer segurança, deram bomba, repressão e cassetetes.

CONDENÁVEL

Marcio Macedo está correto em repudiar a repressão, mas poderia lamentar o quebra-quebra nos Ministérios, pichações na catedral e incêndio de veículos.

A repressão e o vandalismo têm o repúdio da sociedade.

PESQUISA

Acredite quem quiser: já tem pesquisa interna em mãos de um partido político, sobre os nomes que o eleitor gostaria de ter como candidato a governador em 2018.

Não revelou vontade de renovação, infelizmente.

É ASSUNTO

Apesar do longo período que falta para as eleições de 2018, nos bastidores da oposição e do Governo há comentários e especulações sobre candidaturas majoritárias.

Um deles pode revelar surpresa em 2017.

ENCONTRO

O presidente da Fames, Marcos Cauã, telefona para avisar que a reunião de amanhã com todos os prefeitos eleitos e reeleitos é uma promoção da entidade com apoio da CEF.

Marcos convidou ontem, ‘pessoalmente’, o governador e secretários.

PAUTA

A pauta do encontro será sobre a Saúde, FGTS, INSS. Virão técnicos dos Ministérios da Saúde e Agricultura. Terá também orientação da Receita Federal.

A Fames convidou também os deputados federais e os senadores.

CAÓTICA

Segundo Marcos Cauã, a situação de 80% das Prefeitura é caótica e de administração difícil. “Quem assumir e não ajustar a máquina pode ser um fracasso”.

– O novo prefeito e os reeleitos têm que gerir bem seus municípios.

NÃO DÁ

Um prefeito não reeleito disse ontem que deve ficar restos a pagar, mas sem deixar recursos para sanar as dívidas: “não há dinheiro nesse período de crise”.

– Também recebi a Prefeitura com muitas dívidas e sem dinheiro em caixa.

QUESTIONA

Jony Marcos (PRB) envia ofício ao senador Valadares (PSB) e pergunta qual data ele reuniu a bancada para transferir 30% da emenda da Infraero para o Hospital do Câncer.

– Se o senador faz tudo sozinho, não precisa de bancada, disse.

CONSCIÊNCIA

Incomodado, Jony acha que pesou na consciência de Valadares o fato dele ter colocado emenda impositiva para a Codevasf Nacional, tirando a do Hospital do Câncer.

– Usou remendo de tecido novo para vestido velho.

CONCORDA

Jony Marcos diz que o senador Valadares retirou 30% de emenda impositiva da Infraero e deixa a obra do aeroporto sem condições de ser concluída.

Diz que apoiaria a transferência dos 30% para o Hospital do Câncer.

INSTITUTO

Uma campanha para manutenção do Instituto Marcelo Déda está nas redes sociais. Pede contribuição através da compra de objetos à venda via WatsApp 98856-5948.

Tem bonés, camisetas, canecas e livros.

REFORMA

Já está definido que o governador Jackson Barreto fará reforma no secretariado depois que Edvaldo Nogueira assumir a Prefeitura de Aracaju.

Em janeiro o Governo terá um novo perfil.

Notas

Aborto – Deputado estadual Capitão Samuel se mostra irritado com o consentimento do aborto nos primeiros três meses de gestação, dado pelo STF. E pergunta: “Como podemos, em pleno século da tecnologia e do desenvolvimento de contraceptivos, aceitar o assassinato como meio de evitar ter filhos”.

0x0

Depõe – O ex-presidente Lula depôs na tarde de ontem ao juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas ações da Lava Jato. Lula foi arrolado como testemunha de defesa de Eduardo Cunha na ação penal movida contra o ex-deputado e falou por meio de videoconferência na Justiça Federal em São Bernardo do Campo (SP).

0x0

Sem energia – A Light, que distribui energia para o Estado do Rio, cortou o abastecimento para o prédio administrativo da Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Fundão, zona norte do Rio de Janeiro. O motivo foi a falta de pagamento das faturas referentes aos meses de junho a novembro de 2016.

0x0

Juros – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou ontem uma nova redução dos juros básicos da economia (Selic), de 0,25% ponto percentual. A taxa, que estava em 14% ao ano, caiu para 13,75% ao ano. A decisão foi unânime. No mês passado, o comitê também reduziu a Selic em 0,25 ponto.

0x0

Privatiza – O leilão para a concessão dos aeroportos de Porto Alegre, Salvador, Florianópolis e Fortaleza à iniciativa privada será realizado no dia 16 de março do ano que vem. A previsão do governo é que sejam investidos R$ 6,613 bilhões nos quatro terminais. O edital será publicado amanhã no Diário Oficial da União.

0x0

Reeleição – Senado aprovou ontem requerimento que desmembra proposta de emenda a PEC que acaba com a reeleição no Brasil. Os senadores optaram por dividir o conteúdo da proposta, mantendo na pauta do plenário a parte que trata da reeleição e remetendo o restante à Comissão de Constituição e Justiça.

Conversando

Medalha – Senador Eduardo Amorim hoje, foi agraciado, ontem, com a Medalha da Ordem do Mérito da Associação Nacional do Ministério Público.

Cúmulo – Sargento Edgard acha o cúmulo integrante da força tarefa da lava jato renunciar por causa de um PL de abuso de autoridade.

Aberração – Clovis Silveira (PPS) diz que criar profissão de ‘dedo duro’ remunerado é aberração, conforme a revolta do MPF, lei só vale se atender aos seus objetivos!

Erros – Clístenes Lima não vê a OAB se preocupar tanto assim com os erros da FGV no Exame de Ordem. Será que esses erros são propositais e com anuência?

Quente – Do capitão Samuel: Mais um grande problema para Jackson Barreto resolver. A chapa está quente em Sergipe, com a crescimento da violência.

Presente – Conceição Mendonça destaca os 30 anos do Huse e salienta que unidade da saúde é um presente para os sergipanos.

Atestado – Advogado Aurélio Belém diz que Augusto Bezerra está com atestado de 30 dias e, por isso, irá questionar juiz que queria obrigá-lo a ir a audiência.

Desconhece – Aurélio Belém diz ainda que seus clientes deputados desconhecem testemunha que relatou ameaças à procuradora Eunice Dantas.

Favorável – Vice-presidente da Amase diz que categoria é a favor da retirada da aposentadoria compulsória para magistrado.

Leia também