Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

ACABA A FESTA BANDIDA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Sergipe acordou ontem com o sentimento de que a prisão também é bem vinda a quem pratica corrupção e tenta sair-se bem sonegando impostos. A “Operação Venal”, resultante de uma investigação do Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), prendeu pessoas que deram rombo nos cofres da Prefeitura Municipal de Aracaju, apagando dívidas com o IPTU.

Gente de grosso calibre, de bom porte financeiro e que não precisavam passar por esse vexame. Mas, o ‘homem é o momento’ e, quanto mais qualquer pessoa tem, muito mais deseja ter, nem que para isso tente usar da esperteza, na absoluta certeza de que jamais será flagrado. Até por sua condição financeira e no sucesso social.

Dinheiro compra tudo. Em algumas situações, até dignidade. E o cidadão se deixa vender (e comprar) por tanto tempo que imagina normal e eterno. Mas, vem a polícia e acaba com essa “festa bandida”, derrubando um castelo de fascínio pelas facilidades que se dá a quem tem muita grana para adquirir consciências e mexer com o que um dia se possa descobrir. Então, desculpem, o que parecia (in)digno vira merda.

Por alguns momentos, o sergipano imaginou que vivia mais um capítulo da Operação Lava Jato e que o Sérgio Moro havia baixado exatamente em Aracaju. Nada de Moro, mas uma mulher forte e firme como a delegada Daniela Garcia, que não mede tamanho e condições do infrator para colocá-lo na cadeia e fazer com que cada cidadão, da dimensão que seja, pague por crimes de corrupção que atinjam os cofres públicos.

Claro que ninguém gostaria que isso acontecesse. Nem mesmo os que foram presos. Mas não se pode deixar impune quem se mostra bobo por trás de uma figura sorrateira e bem esperta. As prisões devem continuar sempre abertas para essas pessoas que, por cima de milhões, prejudicam parte significante da sociedade para construir o seu império sem nenhum escrúpulo.

PRISÕES

A delegada Daniela Garcia, do Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap) e equipe fazem trabalho sério no combate à corrupção.

Agrada à sociedade ver a ação da Deotap sem medir padrão de riqueza.

ESPERTOS

O importante nessas ações é que os ‘espertos’ têm que entender que o tempo de levar vantagem a qualquer custo (lei do Gerson), também não faz sentido em Sergipe.

Em Aracaju ainda tem gente de bom quilate que pode ser preso. Aguardem…

SENADO

Repercutiu entre políticos do Estado declaração do governador Jackson Barreto de que poderia ser candidato ao Senado Federal, caso os adversários não se comportassem.

JB começa a se animar com a ideia de ser senador.

CONFIRMA

Ontem, falando para a Xodó FM, em Glória, repetiu o que disse na quinta-feira: “os opositores não me fustiguem muito, senão serei sim candidato a senador”.

Acha que entrando na disputa, fica apenas uma vaga à disposição.

APARECIDA

Presidente da Câmara Municipal de Aparecida, vereador reeleito José Rivaldo (Vado), do PT, incentivou JB a ser candidato ao Senado.

E avisou que estará com ele em 2018.

EX-PREFEITA

Jackson Barreto reuniu-se com a ex-prefeita de Ribeirópolis, Uita Barreto (PSB) e lideranças do agreste e do sertão. Trataram sobre política.

Também esteve com o prefeito de Graccho Cardoso, Cassinho de Quixabeira (PSB).

MARCHAM JUNTOS

Ambos – ex-prefeita Uita Barreto e prefeito reeleito Cassinho – disseram que marchariam com JB politicamente, para o que ele fosse disputar.

Isso pensando no pleito de 2018.

ELEIÇÃO

O deputado André Moura (PSC) acha que a eleição de Edvaldo Nogueira não foi vencida por Jackson Barreto e diz que a campanha escondeu o governador.

André diz que JB “é um falastrão” e que o poder lhe subiu à cabeça.

EDUARDO

Senador Eduardo Amorim diz que Jackson anunciar que pode ser candidato ao Senado não lhe é novidade: “só tenho certeza que o povo vai lhe dar a resposta nas urnas”.

– Jackson dessa vez está mangando do povo de Sergipe, disse.

NÃO TEME

Amorim disse ainda que não se assusta com a candidatura de Jackson ao Senado e acrescenta que “dessa vez a máscara caiu e não dá mais para segurar”.

– Se Jackson acha que está bem na fita é sinal de que anda desequilibrado.

ROBSON

O deputado Robson Viana apoiará Jackson Barreto, caso ele seja candidato ao Senado, mas acha difícil JB disputar mandato em 2018. Robson se encontra em Brasília.

– Isso é para criar um clima político, disse o deputado.

FÁBIO

O prefeito de Socorro, Fábio Henrique, acredita que Jackson será candidato e se ele tiver dificuldade por causa da política nacional com PMDB e PSDB não se preocupe.

– O PDT estará de braços abertos para ele disputar o Senado..

TUDO BEM

Fábio diz que depois de passar o cargo ao novo prefeito, vai se apresentar à Polícia Rodoviária Federal (PRF): “já comprei até a farda”, brinca.

– Esse é o caminho natural, mas tudo pode acontecer…

HELENO

Para o prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva (PRB), anuncio de provável candidatura de Jackson ao Senado movimentou o quadro político.

– E como são duas vagas, o PRB gostaria de indicar o parceiro.

BOA CONVERSA

O prefeito reeleito de Glória, Chico do Correio (PT) e o deputado Jairo Santana (PRB), adversários no município, tiveram ontem uma boa conversa.

Jairo e Chico já não estarão mais tão distantes.

INICIA

Delegados da Polícia Civil de Sergipe comunicaram ontem que já estão desmobilizando o movimento da classe e retornarão às suas atividades profissionais.

Agora o Governo vai iniciar o processo de diálogo.

CÂMARA

O vereador eleito Evando Franca (PSD) acelera os seus contatos para a Presidência da Câmara Municipal de Aracaju. Ele está em seu sétimo mandato.

Acha que tem credenciais para ser o sucesso de Vinícius Porto (DEM).

CORRE BEM

A informação é de que dentro do bloco governista cresce a probabilidade de Franca ser o candidato de consenso para presidente da Câmara.

Mas que ainda precisa de muita conversa e entendimento.

Notas

Candidato – O vereador Iran Barbosa (PT), vereador mais votado de Aracaju em duas eleições seguidas, vai disputar a Presidência da Câmara Municipal. A eleição de acontecer logo após a posse dos vereadores eleitos. Iran lança Plataforma por um Legislativo Democrático e Popular para discutir propostas com a sociedade.

0x0

Laércio – O deputado Laércio Oliveira (SD) mantém sua candidatura ao Senado em 2018, independente do governador Jackson Barreto também disputar a eleição. Lembra que são duas vagas e quem disputa qualquer coisa não pode olhar que seja o concorrente e recuar dependendo disso.

0x0

Posição – Laércio Oliveira disse, também, que há tempo não tratava sobre política, mas na quinta-feira conversou com aliados e sentiu que todos o incentivaram à disputa ao Senado e que essa é a sua posição. Acha que tem muito tempo pela frente e só vai se aprofundar neste assunto a partir do próximo ano.

0x0

Adesões – O programa de incentivo à aposentadoria do Banco do Brasil recebeu, até a noite de quinta-feira, 7.760 adesões, segundo o presidente da estatal, Paulo Rogério Caffarelli. A expectativa do banco é de que o programa, que termina em 9 de dezembro, alcance de 9 mil a 10 mil adesões (Estadão).

0x0

Odebrecht – Sob o título “Corra que a Odebrecht vem aí”, a revista Época desta semana divulga matéria em que abre dizendo que “oficializada, a maior delação da Lava Jato vai contar a história recente do submundo institucional do Brasil. Não é à toa que alguns políticos estão morrendo de medo”.

0x0

Calicute – Polícia Federal (PF) concluiu ontem inquérito da primeira fase da Operação Calicute, que investigou crimes de corrupção na gestão do ex-governador Sérgio Cabral, preso no Complexo Prisional de Bangu. Foram indiciadas 16 pessoas por crimes que incluem corrupção passiva e ativa, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Conversando

Comenda – Deputado federal André Moura (PSC) recebe a “Comenda de Parlamentar Amigo da Defensoria Pública da União” na sede da DPU.

João Carlos – Empresário João Carlos Paes Mendonça estava ontem visitando o shopping Jardins, em Aracaju, ao lado de diretores e funcionários.

Protestos – Juízes, promotores e procuradores confirmaram presença no protesto marcado para domingo na Avenida Paulista, região central de São Paulo.

Pesquisa – A operação Lava Jato deve “investigar até o fim custe o que custar”, mostra pesquisa do Instituto Ipsos divulgada ontem.

Abuso – Sargento Edgard pergunta: no Brasil, 45% dos presos, são provisórios e passam anos para irem a julgamento, isso não seria abuso de autoridade?

Concorda – Empresário Juliano Souto concorda com André Moura:  PEC irá acabar com os gastos abusivos pois, ao limitar pela inflação, exigirá priorização no essencial.

Animal – Deputado federal André Moura (PSC) diz que Jackson Barreto é um animal político, “mas um péssimo administrador”.

Coleta – Representante do Sindilimp se queixa do grande número de demissões na Cavo. Afirma que coleta deve ser novamente paralisada.

Na veia – Evenilson na Rede duvida que Jackson Barreto vá desistir das eleições em 2018 e lembra que a política “está na veia”.

Leia também