Aracaju, 16 de abril de 2024

Combate à corrupção é tratado como prioridade pela SSP, diz secretário (Foto SSP)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
__________________________________________________________________________03

Este ano, Deotap recebeu nova sede e ampliou investigações com mais policiais

O secretário da Segurança Pública, João Batista, disse logo depois de concluído o cumprimento dos mandados de prisão e busca apreensão da Operação Venal, na última sexta-feira (02), que o combate à corrupção em Sergipe é tratado como “objetivo primário” pelos gestores da Segurança Pública. Ele afirmou que estão sendo dadas condições necessárias para que haja a ampliação dos serviços do Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap).

Na operação desta sexta-feira, sete pessoas foram presas e foi estancado um desvio estimado em quase R$ 17 milhões nos cofres públicos da Prefeitura Municipal de Aracaju, com o desvio de impostos. “Entendemos que esse tipo de trabalho é um dos mais importantes atualmente. O Brasil precisa ser passado a limpo”, afirmou João Batista.

Segundo o secretário, a Polícia Judiciária, Ministério Público e Poder Judiciário estão mudando essa realidade e colocando atrás das grades pessoas antes inatingíveis e que cometiam graves crimes de corrupção. “Uma investigação desse nível só pode acontecer com total apoio do MP e Judiciário. São mandados de prisão e de busca e apreensão. O que os gestores precisam entender é a maneira como são tratados esses casos de corrupção e tomar medidas para identificá-los e responsabilizar os culpados pela sangria nos cofres públicos. O povo e Instituições, como a Polícia Judiciária, estão mudando esse contexto no Brasil”, afirmou.

A exemplo das investigações que aconteceram em parceria com o Departamento de Trânsito de Sergipe (Detran), os sistemas informatizados de outros órgãos são auditáveis e as mudanças ilegais facilmente rastreadas. Esse ano, por decisão administrativa da Superintendência da Polícia Civil, uma nova equipe com delegado, escrivão e agentes foi destinada para o Deotap. O Departamento também ganhou uma nova sede, adequada para a ampliação dos trabalhos investigativos.

Para o delegado-geral, Alessandro Vieira, os avanços contra esse tipo de modalidade criminosa segue passo a passo em Sergipe. “Vamos atacar o corruptor, porque só existe o corrupto, se houver o corruptor. Nesse caso da Operação Venal, esse prejuízo de quase R$ 17 milhões gera deficiência no pagamento ao funcionalismo, problemas na saúde, iluminação e limpeza. Alguém estará sempre disposto a pagar e receber propina. São criminosos que, por vantagens pessoais, comprometem a prestação de serviço para todos”, explicou Alessandro Vieira.

A Secretaria da Segurança Pública recomenda que qualquer cidadão ou representante de órgãos públicos que saiba de atividades fraudulentas e que tragam prejuízos à coletividade na área da administração pública, faça a denúncia à Polícia Civil. “Esse tipo de crime não se faz de forma sigilosa. Quando pessoas sérias tiverem essa informação, nos procurem. Com a denúncia, o resultado é esse [da operação Venal]. Espero que seja mais um caso numa caminhada contínua de combate à corrupção e na melhoria do serviço público”, destacou o delegado-geral. .

Denúncias podem ser feitas de forma anônima e discreta pelo 181, aplicativo Disque-Denúncia SE ou ainda diretamente na nova sede do Deotap, situada na avenida Barão de Maruim, número 104, na Praça da Bandeira.

SSP

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também