Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Futuro temerário

Dificilmente este governo temerário conseguirá recolocar o Brasil nos trilhos. Sem respaldo popular e refém de um Congresso caixa 2, o inquilino do Palácio do Planalto está mais agoniado do que barata em terreiro de galinha. E não faltam motivos para tanto aperreio: a economia não decola, o desemprego só cresce, a corrupção não dá tréguas, os governistas não conseguem barra a Operação Lava Jato, ministros confundem o público com o privado, eticétera e tal. Não bastasse tudo isso, “Réunam” Calheiros (PMDB) foi substituído na presidência do Senado pelo petista Jorge Viana. Esta troca de cadeiras pode dificultar sobremodo as aprovações de mudanças fundamentais, como o Ajuste Fiscal e a Reforma da Previdência. Caso os congressistas não aprovem logo estes dois projetos, a economia corre o sério risco de naufragar de vez, e este governo impopular pode dar com os burros n’água. Portanto, por mais que se queira ser otimista, o horizonte futuro é dos mais cinzentos.

Jogou a toalha

E a deputada estadual Ana Lúcia (PT) surpreendeu a todos ao anunciar a aposentaria parlamentar. Alegando problemas de saúde, a petista desistiu de disputar a reeleição em 2018. “Vou me manter na política de manhã, tarde e noite, mas sem o compromisso de um mandato popular”, revelou.  A saúde da deputada agradece pela decisão, porém a política sergipana perderá uma parlamentar séria, competente e combativa. Lastimável!

Calote

Em greve desde a semana passada, os servidores da saúde municipal fazem protesto hoje na porta da Prefeitura de Aracaju. Querem receber o salário de novembro, a segunda parcela do 13º e a garantia de pagamento da folha deste mês. Diante da crise financeira vivida pela atual administração, o pessoal teme ser vítima de um calote do ainda prefeito João Alves Filho (DEM). Danou-se!

Endereço novo

O senador Eduardo Amorim prepara-se para trocar o aquário do PSC pelo ninho tucano. A mudança de endereço já foi acertada com o presidente do PSDB, senador Aécio Neves. Falta definir apenas a data da filiação, que será marcada por grande festa política em Aracaju. Mesmo deixando o partido, Amorim continuará sendo ouvido pelos peixinhos do PSC sergipano. Quem pode, pode!

Venda proibida

A Petrobras está impedida de vender sua participação acionária na Petrobras Distribuidora. A proibição é do juiz federal em Sergipe Edmilson Pimenta, em atendimento a ação liminar movida por dois petroleiros sergipanos. Ambos acusam a petrolífera de infringir a legislação ao planejar se desfazer do controle acionário da BR Distribuidora, vendendo 51% das ações sem realizar uma licitação.

Pernas pro ar

Quem está pensando em ir à Prefeitura de Aracaju na próxima sexta-feira deve mudar a agenda. É que o prefeito João Alves Filho (DEM) decretou ponto facultativo no dia 9, por conta do feriado de quinta-feira em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da capital. O governo estadual ainda não informou se também decretará “feriadão”.

Novos nomes

Depois de Jeferson Passos para a Secretaria da Fazenda de Aracaju, o prefeito eleito Edvaldo Nogueira (PCdoB) deve anunciar amanhã, três novos auxiliares. Segundo pessoas ligadas ao comunista, ele pretende concluir a escolha do secretariado até o Natal. Nogueira, a vice Eliane Aquino (PT) e os 24 vereadores eleitos serão diplomados pela Justiça Eleitoral no próximo dia 15, em festa marcada para o Teatro Atheneu. Prestigie!

Não esqueça

Você ainda lembra quais foram os nove deputados estaduais cassados sob a acusação de terem metido a mão grande nas verbas de subvenção da Assembleia? Para clarear sua memória, segue a relação dos condenados: Adelson Barreto, João Daniel, Augusto Bezerra, Paulinho das Varzinhas, capitão Samuel Barreto, Gustinho Ribeiro, Jeferson Andrade, Zezinho Guimarães e Venâncio Fonseca. Apesar de cassados, todos seguem no bem bom de seus mandatos. Êta brasilzão sem jeito!

Nova lei

Doze de julho agora é o Dia Estadual da Cardiopatia Congênita. Fruto de um projeto da deputada Maria Mendonça (PP), a lei 8.166 foi sancionada pelo governador Jackson Barreto (PMDB). “Esta é uma iniciativa importante, pois nesta data se fortalece as campanhas educativas e preventivas visando o diagnóstico da cardiopatia congênita”, discursa a parlamentar itabaianense. Legal!

Mordomia na cadeia

A Corregedoria da Polícia Civil investiga quem permitiu regalias para os empresários Zé de Rola e Edson da Projel, na 8ª Delegacia de Aracaju. Presos sob a acusação de desviarem milhões do IPTU da capital, os dois foram retirados da cela e estavam no bem bom do pátio da cadeia. A irregularidade foi flagrada pelo delegado André Baronto e comunicada à Corregedoria. Certíssimo!

Recorte de jornal

_______________________________________________________________________________1908

Publicado no jornal Folha de Sergipe, em 16 de agosto de 1908.

Resumo dos jornais

Leia também