Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

UMA CHAPA PRONTA

DIOGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A declaração do governador Jackson Barreto (PMDB) sugerindo que seria candidato ao Senado em 2018, caso seus adversários não se comportassem, provocou um tumulto tanto na situação quanto na oposição. Não dá para analisar o momento político com a pieguice de quem tem sentimento por uma montagem falida, mas com a frieza de enxergar o que pode acontecer com uma decisão tomada, mesmo que se ponha em dúvida.

Jackson será candidato sim senhor. Jogou a sugestão para ver o furor que causava e se animou com o resultado. Sabe que para isso desfaz sonhos até mesmo de companheiros, mas preocupou a oposição, que não mudará a chapa que terá em 2018 e que precisa calcular bem nomes para suas chapas. Tanto, que os principais nomes contra-atacaram e foram à mídia marcar posições.

O próprio líder do Governo, André Moura, que andava calado sobre o assunto, deu entrevistas duras, no final de semana, para mostrar que está bem atento a tudo.

O anúncio de JB sobre candidatura ao Senado já montou uma chapa entre seus aliados: Belivaldo Chagas ao Governo, tendo como vice Luis Mitidieri. Jackson Barreto e Heleno Silva formariam a chapa ao Senado. Nenhum dos quatro confirmou, mas um deles sabia desse movimento de formação de chapa. Fingiu ignorar. Ela circula nos bastidores mais rasos da base aliada. Mesmo assim um integrante do Governo acusou a oposição de estar criando esse tipo de ‘factóide’, inclusive insinuando que Rogério Carvalho seria o suplente de JB.

Um deputado estadual confirmou que ‘isso é sugestão circulante’ e pode levar Eduardo a também disputar o Senado e provocar que o senador Valadares tente o Governo. Faz algum sentido, mas pode causar cisões nos dois lados e fortalecer uma terceira via que começa a ousar via Ricardo Franco.

MAGISTRADO

Ex-presidente do STF, Carlos Ayres Britto defende hoje que atos ilícitos de magistrados exigem demissão, não aposentadoria compulsória.

Quando presidiu o CNJ, Carlos Britto não pensava assim.

BANDIDO

Carlos Britto avalia, em entrevista a UOL, que os magistrados devam ser demitidos sem direito a salário vitalício como acontece hoje.

– É inconcebível a um magistrado que age como um bandido, diz.

EDVALDO

O prefeito eleito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), vai anunciar amanhã cedo os nomes de mais três secretários municipais que integrarão sua equipe.

Pode completar o secretariado até dia 26 de dezembro.

TRANSIÇÃO

Membros da comissão de transição não sabem o que fazer, porque não conseguiram até o momento informações que possam fazer um relatório da situação.

As informações só serão passadas se autorizadas.

ENCONTRO

Edvaldo participou de reunião do PCdoB em São Paulo. Discutiu a crise e desestabilização do Governo Temer, e desejo de ter candidato a presidente em 2018.

O nome seria o de Aldo Rabelo.

RENAN

O senador Eduardo Amorim (PSC) disse que a saída de Renan Calheiros (PMDB) da presidência do Congresso, por decisão do STF, não surpreendeu.

Como réu ele não poderia estar na linha sucessória do presidente Temer.

VEZ DO PT

O novo presidente do Congresso Nacional será o senador Jorge Viana (PT), que deve ficar até fevereiro, quando haverá novas eleições. Jorge não pode ser reeleito.

Os movimentos das ruas, de domingo, pode ter influenciado…

CONVERSA

Eduardo Amorim terá conversa com o presidente do PSDB, Aécio Neves, ainda no decorrer desta semana. Trata sobre seu pouso definitivo no ninho tucano.

Falta apenas marcar data da filiação, com a presença de Aécio.

NÃO ACREDITA

O presidente regional do PMDB, João Augusto Gama, não duvida que haja composição entre o seu partido e o PSDB, porque os dois partidos têm os mesmos interesses.

Na realidade, os caciques das duas siglas querem a Presidência.

IVAN LEITE

O ex-prefeito de Estância, Ivan Leite (PRB) está avaliando a possibilidade de disputar mandato em 2018, mas não a mandato proporcional.

O seu sentido é o Senado, embora não seja ponto decidido.

ADRIANA

Já a vice-prefeita eleita de Estância, Adriana Leite, faz um trabalho em torno de sua candidatura à Assembleia Legislativa.

Ivan Leite incentiva a candidatura da mulher.

PLANALTO

O deputado federal André Moura, líder do Governo na Câmara, teve reunião ontem em Palácio do Planalto, cujo foco maior foi a Reforma da Previdência.

A Reforma começa a tramitar hoje na Câmara.

RENAN

Durante a reunião no Planalto ficou clara a preocupação com afastamento do presidente do Senado, Renan Calheiros, por decisão do Supremo.

Segundo André, é que o vice, Jorge Viana, é do PT.

SAMUEL

O deputado Capitão Samuel faz a pergunta: como um povo passa fome e não reage? “Somente na ditadura não tem como reagir”, diz.

E convoca: vamos fortalecer a nossa democracia!

VOTAÇÃO

A Câmara Municipal de Aracaju vota amanhã o novo Refis. Seria hoje, mas corria o risco de não ser aprovado por ausência de vereadores que o aprova.

Por precaução, Jailton Santana resolveu por em votação na quarta-feira.

ORÇAMENTO

Ontem aconteceu a sua votação do Orçamento nas comissões e amanhã será a terceira e última. Hoje serão discutidas algumas emendas que estão apresentadas.

A perspectiva é que seja aprovado sem grandes problemas.

EXPECTATIVA

Em Glória há uma certa expectativa sobre provável saída do prefeito Chico dos Correios (PT) para outra sigla. O babado é grande na região…

Mas tudo ainda na base da especulação…

NATAL

Natal da crise? Quem disse? Quem for aos shoppings e supermercados acha que a crise está mais para a “China”, não para o Brasil ou aqui em Sergipe.

O pessoal está indo às compras com muita sede.

Notas

Recusa – Na noite de ontem, um oficial de Justiça foi até a residência oficial do presidente do Senado, Renan Calheiros, para notificá-lo oficialmente da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio de afastá-lo da presidência da Casa. O oficial, no entanto, não foi recebido por Renan.

0x0

Teto – Segundo Cristiana Lobo, o vice-presidente do Congresso, senador Jorge Viana, deve ser pressionado pelo PT a fazer audiência pública sobre teto de gastos. Governo terá de se articular para garantir votos. Tudo isso acontece neste momento em que o governo não tem articulador político. “Não sei se isso ajuda ou atrapalha”.

0x0

Idade – A proposta de Reforma da Previdência apresentada pelo governo estipula idade mínima de aposentadoria aos 65 anos para homens e mulheres. Atualmente, não há idade mínima para os trabalhadores se aposentarem. Eles podem pedir a aposentadoria com 30 anos de contribuição, no caso das mulheres, e 35 anos no dos homens.

0x0

Grave – O afastamento do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da Presidência do Senado, ocorrido ontem por decisão liminar do STF, pegou até os senadores petistas de surpresa. O próprio vice-presidente da Casa e substituto eventual de Calheiros, senador Jorge Vianna (PT-AC), disse que a situação é muito grave.

0x0

Inaceitável – Presidente da Força Sindical, o líder do Solidariedade na Câmara, deputado Paulinho da Força (SP), disse ontem, após reunião com o presidente Michel Temer, que é “inaceitável” a criação de uma idade mínima de contribuição para a aposentadoria com regras de transição que tenham como base a idade do trabalhador.

0x0

A 3ª Vara da Justiça Federal em Sergipe determinou à Petrobras e à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que suspendam a venda de participação acionária na Petrobras Distribuidora. A decisão, em caráter liminar, ainda comporta recurso ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5).

Conversando

Pandêmica – Junior Torres: Dizem que tem que mudar o sistema, mas e as pessoas acompanhariam a mudança? A corrupção no Brasil parece pandêmica!

Reduz Poder – Projetos em tramitação no Congresso podem diminuir poder de investigação da Receita Federal. Bom para os sonegadores…

Por que – Por que será que o Congresso está tão preocupado em reduzir poder dos órgãos que fazem investigação contra a corrupção?

Reunião – Eduardo Amorim participou de reunião com o arcebispo da Arquidiocese de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, e com o coadjutor Dom João José da Costa.

Substituto – Ana Lucia acha que o vereador Iran Barbosa é hoje maior liderança do seu agrupamento para substituir seu nome dentro do PT.

Lamenta – Ex-deputado federal Mendonça Prado lamenta desistência da deputada Ana Lucia de disputar as próximas eleições.

Demora – Antônio dos Santos se queixa da demora para construção do Hospital do Câncer, mas ressalta chegada de novos recursos através do senador Valadares (PSB).

Codevasf – O senador Valadares (PSB) está mais preocupado com a Codevasf nacional, que acomoda amigos e aliados que ficaram desempregados.

Sindilimp – Presidente do Sindilimp anuncia decisão da categoria que voltará a paralisar a coleta de lixo em Aracaju a partir da próxima quarta-feira.

Leia também