Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

A FORÇA DO DISCURSO CONTINUADO

 

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O secretário de Comunicação Sales Neto, começa a se preocupar com o discurso que vem sendo repetido por políticos de oposição contra o Governo e, mais diretamente, ao governador Jackson Barreto (PMDB). Uma das preocupações é o bater na tecla de que “JB é bom político, mas péssimo gestor”. Como qualquer mentira, uma insinuação repetida várias vezes pode se tornar verdade e tende a atingir, também, o lado político que elogiam.

Sales Neto disse que Jackson administra um Estado que, como outros, passa por dificuldades severas, em razão da crise econômica e financeira que sufoca gestores e, diretamente, a população. “Mesmo assim faz um trabalho equilibrado e adota ações que desenvolvem Sergipe, utilizando bem os recursos que recebe”, disse o secretário, que deve utilizar meios de comunicação para desfazer essa imagem que considera ‘distorcida’.

A oposição bate certo no fato do atraso dos salários, no parcelamento do 13º Salário e na questão da violência que amedrontou Sergipe em um momento recente, embora já se perceba certa tranquilidade nas ruas e até queda no índice de assassinatos.

Mas, segundo ainda o secretário de Comunicação, as conquistas políticas recentes, como a vitória de Edvaldo Nogueira a prefeito de Aracaju, “foram resultantes do êxito do trabalho que realiza à frente da administração”. Para Sales, JB ganhou as eleições em 2014 porque encontrou um Governo parado e botou para andar. “Com isso, ganhou as eleições”.

Segundo ainda Sales Neto, “as obras realizadas em Aracaju, principalmente nos bairros, ajudaram a vencer o pleito municipal”. E concluiu: “isso não é apenas de um bom político, mas também de um bom gestor”.

BRASÍLIA

Jackson Barreto (PMDB) está em Brasília e, ao lados de outros governadores do Nordeste, vai à ministra Rosa Weber tratar sobre a questão da multa da repatriação.

A depender da conversa os governadores podem adotar posições.

DEPENDE

Há duas opções para os governadores em relação aos recursos da repatriação: decidirão se aceitam receber a repatriação dentro das exigências do Governo.

Ou se continuam com a ação no Supremo.

RETIRADA

Um grupo de 22 senadores, segundo o G1-Brasília, protocolou ontem requerimento para a retirada da urgência sobre abuso de autoridade.

O requerimento é de autoria do senador Valadares (PSB), que coletou 21 assinaturas.

CONJUNTURA

Eduardo Amorim e Valadares Filho almoçaram ontem e marcaram para dia 20 reunião de partidos da oposição para discutir a conjuntura pós-eleições municipais no Estado.

Aproveitam para tratar de estratégias para o futuro.

É DIFÍCIL

Valadares Filho admite que o momento é difícil em razão do clima entre as instituições, Cabe nesse momento aos homens públicos muita serenidade.

– Devem atender aos anseios da sociedade.

SUCESSÃO

Há conversas reservadas entre lideranças partidárias, sobre as eleições de 2018, para que já se definam as candidaturas majoritárias dentro de um novo quadro.

A possível candidatura de Jackson ao Senado, força mudança no que se pensava antes.

ROGÉRIO

O candidato do PT ao Senado será o ex-deputado Rogério Carvalho. Ele tem trabalhado junto à militância e mantém reunião com prefeitos eleitos e reeleitos.

Rogério se articula bem para a disputa em 2018.

ENCONTRO

Semana passada, sem alarde, Rogério Carvalho com mais de 30 prefeitos eleitos e levou para eles informações precisas de como os gestores devem atuar.

Inclusive em tempos de crise…

SURPRESA

A vice-prefeita eleita Eliane Aquino (PT) tem projetos políticos mais altos, como o de disputar uma vaga na Câmara Federal em 2018.

Falou isso para pouca gente antes e depois de disputar a vice.

TEM MAIS

Mais dois nomes do PT estão certos para disputar a Câmara Federal: João Daniel, que vai tenta a reeleição e trabalha muito para isso na área do SMT, no sertão de Sergipe.

Tem também Marcio Macedo, que sonha em retornar a Brasília.

EDUARDO

O senador Eduardo Amorim (PSC) considerou ontem, em Brasília, que a seca em Sergipe acabou com quase toda a safra de milho.

E anunciou: ‘conquistamos a renegociação da dívida dos produtores sergipanos’.

AFASTADO

Liminar afasta o prefeito de Telha, Domingos dos Santos Neto (PSD), por improbidade, depois de julgar processo impetrado pelo Sindicato dos Servidores de Telha (Sindtelha).

A Prefeitura não paga salários há quatro meses.

CÂMARA

Hoje será realizada reunião na Câmara Municipal de Telha, para que seja anunciado o afastamento do prefeito Domingos, com a presença do Sindtelha.

Há informação que a situação também não é boa para o presidente da Câmara.

APLAUDE

Tesoureiro Nacional do partido, Marcio Macedo aplaude o lançamento da candidatura do vereador do PT, Iran Barbosa, à presidência da Câmara de Aracaju.

– Desejo sucesso no pleito, disse.

SECRETÁRIO

O consultor político David Leite, em entrevista concedida ontem, sugeriu a formação de uma espécie de Secretaria de Comunicação da oposição em Sergipe.

A ideia é dar unidade ao tom das informações do bloco.

OBJETIVO

Teoricamente é implantar uma espécie de ‘manual da oposição’, em que todos falariam a mesma linguagem quando fossem tratar de críticas ao Governo.

Seria um pensamento único que evitasse divergências.

AUMENTO

A Justiça não determinou que a Câmara Municipal não concedesse aumento aos vereadores de Aracaju, mas que o requerimento seja votado em plenário.

O requerimento é de autoria do vereador Iran Barbosa (PT).

VINÍCIUS

O presidente da Câmara, Vinicius Porto (DEM) diz que o aumento de 30% será mantido e sua tese é discuti-lo no próximo ano, com os novos vereadores.

Vinícius ainda não foi notificado.

Notas

Lagarto – O presidente do PPS em Lagarto, Itamar Santana, avisa a Jackson Barreto que sua cidade vive uma insegurança constante. O roubo de celular não para e a todo instante mais noticias de roubos. Sugere que mais policiais nas ruas é o que a sociedade espera e acha que um novo TAF seria o ideal.

0x0

Prazo – A Comissão Diretora do Senado decidiu ontem aguardar a deliberação do Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) para tomar providências sobre o afastamento ou não do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB). A mesa decidiu conceder prazo regimental para que Renan Calheiros se defenda da decisão.

0x0

Divulga – O Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) atendeu a um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil e outras entidades, com base na Lei de Acesso à Informação, e vai passar a divulgar em seu site todas as informações sobre financiamentos externos, operações internas e parcerias com instituições estrangeiras.

0x0

Reforma – Presidente da Câmara Rodrigo Maia propôs ontem uma ampla discussão sobre a reforma da Previdência. Maia afirmou que a matéria vai seguir os prazos e o respeito ao debate com toda a sociedade. O presidente participou de encontro com representantes de centrais sindicais, que criticam o texto encaminhado pelo Executivo.

0x0

Desafio – Kennedy Alencar diz que não foi apenas Renan quem desafiou o STF, mas a Mesa do Senado. Nos bastidores, há contrariedade no Senado com a decisão liminar e monocrática do ministro Marco Aurélio de afastar um chefe de poder. A saída para essa crise institucional dependerá da decisão que o plenário do STF tomar hoje.

0x0

Oposição – Os senadores de oposição ao governo divergem em relação à decisão da Mesa do Senado de não aceitar o afastamento imediato do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), como determina a liminar monocrática do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Conversando

Treme na alma – O senador Renan Calheiros critica decisão de Marco Aurélio: “Quando escuta falar em supersalário, treme na alma”.

Tem pena – Clovis Silveira diz que tem pena de quem “me conhece pela boca dos outros, e transmite isso como se de fato fosse meu amigo desde criancinha!”

Transição – O prefeito Heleno Silva mando projeto para a Câmara Municipal de Canindé, a pedido do prefeito eleito Orlando Andrade.

“Guerra” – A resistência do Senado em atender a liminar de um ministro dá início a à ‘guerra’ institucional antecipada pela ministra Carmem Lúcia.

Disputa – Segundo o Relatório Reservado, ACM Netto e Jair Bolsonaro nutrem a fantasia de uma disputa entre direita e extrema direita em 2018.

Só Jesus – Promotor pede suspensão de orações obrigatórias de ‘Pai Nosso’ em escolas de Goiás. “Só Jesus na causa”, diz capitão Samuel.

Estre – Almeida Lima diz que MPF-SE acionou Adema por ter concedido licença à unidade de transbordo da Estre Ambiental.

Rodízio – Deso alerta para possibilidade de rodízio de água e lembra que várias outras cidades já adotaram a mesma medida.

Guarda – Coronel Enilson Aragão confirma que deixará comando da Guarda Municipal por decisão administrativa do prefeito João Alves Filho.

Leia também