Aracaju, 29 de março de 2024

Mais 2 envolvidos na ‘Gang do IPTU’ se apresentam e delegada conclui inquérito

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O inquérito sobre a ‘Operação Venal’, deflagrada pela Polícia Civil na manhã de sexta-feira (02), foi concluído nesta sexta-feira (09) e será enviado à Justiça ainda neste final de semana. A informação é da delegada do Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), Daniela Garcia.

Segundo ainda a delegada, dois corretores de imóveis, de nomes Paulo Humberto e Paulo, se apresentaram na manhã também na manhã desta sexta-feira, com os seus advogados e foram ouvidas sobre participação e falaram sobre as fraudes detectadas pela Polícia, no pagamento do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

Durante a operação foram presos José Francisco da Cunha (conhecido por Zé de Rola), que teria se beneficiado em mais de R$ 10 milhões em cancelamentos ilegais de IPTU; Edison José dos Santos, apontado como o segundo principal beneficiário do esquema criminoso; Sandra Regina da Cunha D’Elia, proprietária da empresa União Segurança Patrimonial, e uma das principais beneficiárias do esquema criminoso.

A sua União Seguradora auferiu mais de R$ 400 mil de cancelamentos ilegais de IPTU (há indícios que revelam que ela pessoalmente pagou vantagem indevida ao servidor público Vitor Alexandre); e Carlos Henrique Soares Nascimento, apontado como o terceiro principal beneficiário do esquema criminoso, quando levado em consideração os imóveis registrados em seu nome e no de suas empresas (Hotel Aperipê e Natour).

Também estão presos Vítor Alexandre de Barros Alves, responsável por promover as alterações indevidas de dados no sistema informatizado da Semfaz de Aracaju; Luiz Humberto Rezende Machado Filho, um dos responsáveis por intermediar as negociações entre o Vítor Alexandre e o grupo econômico Cunha, inclusive recebendo as vantagens indevidas para repassar a Vítor; Leovaldo Santos de Almeida, conhecido como “Aldo”, juntamente com Luiz Humberto, seria um dos responsáveis por intermediar as negociações entre o Vítor Alexandre e o grupo econômico Cunha.

Dos presos dois cumprem prisão domiciliar: José Francisco da Cunha e Carlos Henrique Soares Nascimento, pela idade e por apresentarem problemas de Saúde. Estão usando tornozeleiras.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também