Aracaju, 29 de março de 2024

DISPUTA PELO SENADO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O governador Jackson Barreto (PMDB) revela atitudes políticas de quem pretende ficar no Governo só até abril de 2018. Deixará o restante do mandato para o vice Belivaldo Chagas (PMDB). A movimentação que JB vem fazendo no interior é característica de quem traça os rumos de uma campanha para o Senado em 2018. Começa a andar mais cedo, porque tem como meta conquistar lideranças do interior e incorporar a seu grupo nomes influentes da oposição.

Internamente, entre secretários, aliados e membros de segundo escalão, não se fala no assunto. A maioria tem absoluta certeza de que JB não voltará atrás nesse seu objetivo de conquistar uma cadeira no Senado Federal. Nenhum deles ousa confirmar o que pensa, sob argumento de que o governador não aceita essa conversa nos corredores do Veraneio e dos Despachos.

Exceto o secretário de Governo, Benedito Figueiredo (PMDB), que integra o bloco dos históricos da legenda. Figueiredo sustenta que não acredita que Jackson seja candidato mais a nada, nem ao Senado. É assim que tem se manifestado entre companheiros mais próximos. Apesar do ceticismo de Benedito quanto a candidatura de JB, ele não tem recuado e até se diverte com a preocupação que causou nos meios políticos.

A oposição fica em dúvida. Nem acredita e nem deixa de acreditar. Alguns dos líderes, como Eduardo Amorim (PSC). falou “que já sabia”. Para ele, JB não largaria a rapadura com facilidade. De qualquer forma o anuncio não causou preocupação, mas deixa claro que ficam apenas três vagas ao Senado. A oposição e a situação têm dificuldade de eleger dois senadores em suas coligações. Isso atormenta outros pretendentes.

Mas, atentem, em 2018 a tendência é ter seis nomes disputando o Senado.

SIMÃO DIAS

O governador Jackson Barreto teve boa conversa com o prefeito de Simão Dias, Marival Santana (PSC), na entrega do Dom Távora. JB anunciou mais obras para o município.

Tudo com sorrisos e abraços de cumplicidade do vice Belivaldo Chagas.

POÇO VERDE

Jackson Barreto também foi a Poço Verde para levar o projeto Dom Távora e ficou ao lado do prefeito Thiago Dórea e do ex-prefeito Tonho de Dorinha (ambos do PSB).

Os dois já disseram que ficam com o governador.

CANDIDATO

A candidatura de Jackson ao Senado em 2018, já insinuada por ele próprio durante entrevista, divide opiniões até mesmo entre seus secretários.

Benedito Figueiredo antecipa que não acredita na candidatura.

SEM DÚVIDA

Um outro secretário importante na estrutura do Governo diz em off: “não tenho a menor dúvida da sua candidatura a senador” e cita o seu comportamento político atual.

Diz que Jackson tem procurado muito as lideranças política do interior.

MAIS UM

Um terceiro auxiliar, inclusive mais recente, disse que um governador que trabalha sexta, sábado e domingo depois de um feriado só pode estar em campanha.

– Jackson está fazendo isso e a disposição é de candidato, disse.

AFRONTOSO

Carlos Britto considerou “afrontoso” ao STF a decisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), de não receber o oficial de Justiça.

E assim descumprir liminar do ministro Marco Aurélio.

SEM O P

A Executiva Nacional do PMDB se reúne na próxima quarta-feira, em Brasília, para iniciar o processo da retirada do P do partido, que voltará a ser MDB.

O retorno da sigla histórica já é consenso na legenda.

EMENDA

O senador Valadares esteve em ato em Propriá com a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, e lideranças políticas com produtores do Baixo São Francisco.

Segundo o senador, a comunidade aprova e agradece emenda de R$ 100 milhões.

ALIVIADOS

A maioria dos prefeitos de Sergipe está fechando o ano mais aliviado e deve deixar os servidores com salários pagos e até o 13º Salário.

O primeiro FPM de dezembro não teve aumento. Também não foi reduzido.

POSIÇÃO

Presidente nacional do PRB, ministro Marcos Pereira, recebeu o prefeito Heleno Silva e o deputado Jony Marcos. Avisou que o partido quer disputar o Senado nos Estados.

Heleno é um dos nomes do partido para 2018.

RICARDO

Heleno Silva falou para Pereira da possível candidatura de Ricardo Franco a governador e ficou marcada uma visita dele [Ricardo] ao ministro.

O PRB inclusive colocou-se à disposição de Ricardo para filiação.

GESTOR

Marcos Pereira viu como importante a candidatura de Ricardo Franco ao Governo e admitiu que é uma tendência do País eleger político com visão de gestor.

– A sociedade está demonstrando essa preferência.

PRISÕES

Durante a procissão de Nossa Senhora da Conceição, em Aracaju, um grupo de políticos e empregados comentava que na próxima semana haverá novas prisões.

Seria do caso de suborno para não pagar o IPTU.

NÃO HÁ

Segundo a delegada Daniela Garcia, da Deotap, não há previsões de prisões na próxima semana, a não ser que surja algum fato novo no inquérito.

O inquérito foi concluído ontem.

POLÍCIA

O deputado Capitão Samuel disse ontem que a única instituição que quando para nada mais funciona é a Polícia Militar. E pergunta:

“Porque só reconhece nossa importância quando o caos se instala?”

AGRADECE

O padre Manoel Barbosa, da Catedral Metropolitana, agradeceu a “ajuda constante” do ex-prefeito José Carlos Machado para a procissão de Nossa Senhora Conceição.

– A Prefeitura não ajudou, mas Machado sempre esteve presente nessas horas, disse.

EDVALDO

Olhando para o prefeito eleito Edvaldo Nogueira, padre Manoel Barbosa pediu que ele não esquecesse a igreja durante o seu mandato de quatro anos.

O prefeito eleito balançou a cabeça concordando.

OPOSIÇÃO

Dia 20, uma terça-feira, a oposição reúne lideranças de todo o Estado para fazer análise sobre as eleições municipais e traçar metas para as eleições de 2018.

Após o encontro haverá almoço de confraternização.

Notas

Anuncio – O prefeito eleito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), anunciará, na próxima segunda-feira, os nomes de parte do seu secretariado, em coletiva de imprensa. O anúncio ocorrerá no auditório do Sindicato dos Bancários. Está prevista a divulgação do nome de mais quatro nomes que comporão a equipe.

0x0

Violência – “A deputada Maria Mendonça (PP) se diz preocupada com a insegurança em Sergipe”. Segundo ela, “há um clamor muito grande da população, em virtude do crescimento desenfreado da criminalidade”. Para ela chegou-se ao ponto carrega o triste título de Estado mais violento do país. “Isso é muito assustador”.

0x0

Repudia – O Planalto repudiou ontem, em nota, as acusações de que o presidente Michel Temer teria solicitado valores ilícitos da empreiteira Odebrecht em meio à campanha à Presidência em 2014. “O presidente Michel Temer repudia com veemência as falsas acusações do senhor Cláudio Melo Filho”, diz a nota.

0x0

Propinas – Executivos da Odebrecht afirmam que fizeram doações não declaradas a campanhas do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, quando disputava o governo de São Paulo. As delações de ex-executivos da construtora começam a relatar entrega de propinas que envolvem vários políticos, principalmente do PMDB.

0x0

Divisão – Andréia Sadi, da Globo News, posta: incrível como as delações confirmam e avançam em noções e divisões políticas que sabemos ‘por alto’. Segundo Sadi, o “PMDB é dividido, basicamente, em Grupo da Câmara x Senado. Isso para a política. Delator conta que demarcação também serve à divisão de dinheiro”.

0x0

Tucanos – Os três principais nomes do PSDB para a disputa da Presidência da República em 2018 já foram citados em delações da Operação Lava Jato. O mais recente deles é o governador paulista, Geraldo Alckmin. Em praticamente todos os casos, o esquema envolveria dinheiro de caixa dois para campanhas.

Conversado

Dívida – FGTS: Davi Zaia diz que uso do Fundo como garantia de dívida não pode prejudicar o trabalhador.

Oficiais – Autoridades de outros poderes começam a não receber oficiais de justiça, com o precedente deixado por Renan Calheiros.

Fritura – Andréia Sadi diz que Temer tenta afagar PSDB mas é atropelado pelo fogo amigo dentro da base. O mesmo fogo amigo que trabalhou para fritar Meirelles.

Sacanagem – De Luana Piovani: Pessoal, de que adianta a Odebrecht liberar listão com 200 políticos propineiros se todos têm foro privilegiado no STF? Sacanagem!

Virgindade – Clovis Silveira acha que turma em Brasília está como virgem que estuda em convento: não pode ser tocada no braço que já acha que perdeu a virgindade!

Projeto – Jackson Barreto autorizou implantação do Projeto Dom Távora nos municípios de Simão Dias e Poço Verde. O investimento ultrapassa R$ 1 milhão.

Senado – Benedito Figueiredo disse que não acredita, pessoalmente, que Jackson Barreto seja candidato ao Senado em 2018.

Cavo – Sindicalista afirma q trabalhadores da Cavo decidiram retornar a fazer a coleta de lixo, mas não há combustível nos caminhões.

Quer apoio – Iran Barbosa gostaria muito do apoio de Edvaldo Nogueira e Jackson Barreto na sua disputa pela presidência da Câmara Municipal de Aracaju.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também