Aracaju, 29 de março de 2024

CODEVASF: PRESIDENTE VISTORIA OBRAS DE DRAGAGEM EM SERGIPE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
____________________________________________________________________________123

 

Ação vai assegurar abastecimento de água para mais de 700 mil sergipanos

A bordo de uma canoa num trecho sergipano do rio São Francisco, a presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, supervisionou na sexta-feira (9) a execução das obras de dragagem num braço do rio no município de Propriá. A ação emergencial, que conta com investimento de R$ 1,9 milhão, vai garantir o abastecimento de água nas cidades de Propriá, Telha, Cedro de São João e na Grande Aracaju, beneficiando mais de 700 mil pessoas.

Acompanharam a presidente na vistoria, o senador Antônio Carlos Valadares, o superintendente regional da Codevasf em Sergipe, César Mandarino, o engenheiro civil da Companhia e fiscal desse contrato, Francisco de Assis Melo, além de técnicos da Codevasf e da empresa contratada para a execução do serviço.

“Fomos assegurados de que não há mais riscos neste ano de desabastecimento de água nessas regiões porque os sistemas de captação que atendem esses municípios estão assegurados. Antes do início da obra, alguns trechos do braço do rio São Francisco estavam com 20 centímetros de sedimentos. Hoje conseguimos reduzir a quantidade de sedimento depositado e a água já está chegando nos postos de captação. É uma grande satisfação verificar de perto esse resultado”, destacou a presidente da Codevasf.

A primeira draga está em operação e já avançou 80 metros no canal de captação que serve à Adutora do São Francisco. A previsão é de que nos próximos dias seja montada a segunda draga, que será operada a partir da entrada do canal nas proximidades da estação de bombeamento do Sistema Integrado Propriá.

Paralelamente ao serviço de dragagem, continua em execução o desassoreamento e a remoção de macrófitas no canal de captação de água que atende ao Sistema Integrado Propriá e à Adutora do São Francisco.

Realizada pela Codevasf, com recursos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, a obra visa mitigar os impactos negativos da redução de vazão do rio São Francisco no ponto de captação no rio em Sergipe, garantindo a continuidade do atendimento dos usos múltiplos da água.

Com a dragagem, o canal assoreado será aprofundado em 1,5 metro, viabilizando o funcionamento adequado do sistema de bombeamento mesmo com a redução da vazão do rio São Francisco para 700 m³ por segundo. A obra é realizada em parceria com a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), responsável pelo projeto, cabendo à Codevasf o planejamento orçamentário e a execução dos serviços.

A agenda da presidente Kênia em Sergipe também incluiu uma reunião com a comunidade e autoridades da região do Baixo São Francisco para apresentar e discutir ações que serão executadas pela Codevasf no estado e uma visita ao projeto público de irrigação Betume, mantido pela Companhia nos municípios de Neópolis, Ilha das Flores e Pacatuba.

Fonte e foto ascom Codevasf

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também