Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Programa Estadual do Patrimônio Imaterial Sergipano é regularizado (Foto assessoria)

____________________________________________________________________________________mirim

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), publicou este mês, no Diário Oficial do Estado a regulamentação do Programa Estadual do Patrimônio Imaterial Sergipano (Pepis), crido por meio do Decreto 30.227, aprovado em maio de 2016.  Elaborado no âmbito da Diretoria do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Dphac), a regulamentação do projeto foi aprovada, através da Portaria nº 074 2016.

O Pepis tem por objetivo implementar política de pesquisas através de projetos que visem à identificação, reconhecimento, salvaguarda, difusão, fomento e a promoção do patrimônio cultural de natureza imaterial ou intangível sergipano, como também, captar recursos direcionados aos projetos. Segundo o Secretário de Estado da Cultura, Irineu Fontes, “a questão do patrimônio imaterial é muito importante para a gestão da cultura, pois se volta para as tradições populares, os saberes e fazeres”, ressaltou.

De acordo com o Diretor da Dphac, Marcos Paulo, o Programa visa promover a interação e integração das esferas governamentais e iniciativas privadas no desenvolvimento cultural sustentável de bens registrados, principalmente, contribuir para a valorização da cultura popular tradicional. Ainda de acordo com o Diretor, por meio do Pepis, a Secretaria criará editais que contemplem o patrimônio cultural imaterial, além de organizar eventos anuais voltados à promoção e difusão desse patrimônio através de seminários como o “Sergipe Eterno” e o “Saber, Fazer e Eternizar”. “Nosso objetivo maior é realizar projetos de educação patrimonial dos bens culturais reconhecidos pelo Governo do Estado”, concluiu.

Ascom / Sec. de Estado da Cultura

Leia também