Aracaju, 29 de março de 2024

SE GANHA REFORÇO DE R$ 1,7 MILHÕES EM EQUIPAMENTOS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Podem ser adquiridos desde equipamentos médicos até móveis e materiais de escritório para unidades que oferecem tratamento nas áreas de doenças crônicas, sangue, transplantes e saúde mental

O Ministério da Saúde acaba de liberar R$ 1,7 milhão para equipar e estruturar instituições públicas e contratualizadas com o Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe, para o município de Aracaju. Ao todo, 413 entidades serão beneficiadas com os recursos em todo o Brasil. Entram na lista unidades de com atendimento de urgência e emergência, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs24h), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e as instituições que oferecem serviços da Estratégia Rede Cegonha. A portaria que autoriza o repasse dos recursos está disponível no Diário Oficial da União (D.O.U). Com o dinheiro, podem ser adquiridos desde insumos básicos e equipamentos médicos, como andadores, bicicletas ergométricas e audiômetros, até móveis e materiais permanentes de escritório, como mesas e computadores.

O objetivo é oferecer condições para que as secretarias estaduais e municipais de saúde tenham como promover, proteger e recuperar a saúde pública, organizando e maximizando o funcionamento dos serviços. “Estamos expandindo e consolidando os serviços, com planejamento da saúde, fortalecendo as relações com as gestões locais e gestão dos recursos que temos disponíveis, o que acaba beneficiando milhões de pessoas que passam a contar com uma assistência de mais qualidade”, destacou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

A verba, que será paga em parcela única para os estados e municípios, contempla instituições de atenção especializada em saúde com habilitação em procedimentos de média e alta complexidade voltados para tratamento de diversas áreas, como doenças crônicas, sangue e hemoderivados, transplantes e saúde mental. Unidades voltadas aos serviços de atenção às urgências e emergências, UPAs 24h e SAMU 192, também serão contemplados, assim como as instituições da Estratégia Rede Cegonha.

Ouça a reportagem da Web Rádio Saúde

REDE CEGONHA – A Rede Cegonha é uma estratégia de incentivo ao parto normal humanizado e de assistência integral à mãe e ao bebê, ofertando assistência integral à saúde das mulheres e crianças de até dois anos na rede pública, acompanhando o pré-natal, o parto e o pós-parto. As ações empreendidas pelo Ministério da Saúde nos últimos anos têm contribuído para a redução das taxas de mortalidade materna e neonatal.

Desde 2011, quando entrou em vigor, a estratégia Rede Cegonha proporciona às mulheres saúde, qualidade de vida e bem estar durante a gestação, parto, pós-parto e o desenvolvimento da criança até os dois primeiros anos de vida. A iniciativa qualifica os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no planejamento familiar, na confirmação da gravidez, no pré-natal, no parto e no puerpério. Atualmente, a Rede Cegonha desenvolve ações em 5.509 municípios, alcançando mais de 2,6 milhões de gestantes.

UF

MUNICÍPIO

ENTIDADE

VALOR

SE

ARACAJU

FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE ARACAJU

1.727.499,00


Por Gustavo Frasão, da Agência Saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também