Aracaju, 16 de abril de 2024

QUE DESCULPEM AS EXCELÊNCIAS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A Construtora Odebrecht está no começo das delações premiadas. O mínimo do que já foi divulgado provocou um estrago na política brasileira. Foi apenas uma agulha encontrada em um palheiro imenso, em que várias outras estão perdidas e devem ser achadas no decorrer das dezenas de delações que vêm adiante. Será o início do ‘fim do mundo’.

O pior é que, enquanto não forem concluídas as delações, ‘todos são suspeitos’.

A Odebrecht em seu setor de ‘propinagem’, tratava as autoridades pelo vulgo, como se faz nas quadrilhas: Todo Feio, Boca Mole, Santo, Feia, Decrépito, Padre e tantos outros bem característico da bandidagem, estavam no mesmo bolo da relação escusa com a empreiteira.

Na distribuição da grana suja todos eram tratados ao nível marginal e perdiam o respeito das chamadas excelências. Sabiam que eram chamados por apelidos vulgares, dentro das características físicas e estilos de cada um.

As delações feitas pelo ex-diretor de relações institucionais da Odebrecht, Cláudio Melo Filho, deixaram claras que parte significante de projetos que se transformaram em lei por aprovação de deputados e senadores, eram elaborados na empresa para beneficiá-la. Outras empresas do porte podem ter usado a mesma táticas para outras atividades, com o mesmo objetivo.

Nós todos, mortais comuns, brasileiros metidos a espertos, vivemos a utopia de um País que deixa de ser corrupto quando se muda de presidente. No fundo somos um bando de idiotas, manobrado por quem pode comprar aprovações de leis e bestamente orgulhosos de termos uma Construtora do porte da Odebrecht.

E o pior é que isso vai continuar até chegar ao ultimo nome delatado. Anotem: será um tsunami que começou a se formar com o início da empreiteira. As excelências vão à lama… ou à cadeia.

JACKSON

O governador Jackson Barreto (PMDB) admitiu ontem que governar com a crise não tem sido uma missão fácil. Não há mais o que enxugar.

Na crise tem-se que usar também a criatividade para sanar problemas.

OBSTRUÇÃO

Líder do governo na Câmara, André Moura (PSC), vê acha que obstrução do PSB à votação da admissibilidade da PEC da reforma da Previdência CCJ não é boa.

Já está gerando “ruído” na base aliada, disse.

MINISTÉRIOS

André relata que há cobrança de outras legendas aliadas, porque o PSB atualmente comanda o Ministério das Minas e Energia, com o deputado Fernando Filho (PE).

– É necessário rever esse posicionamento do PSB”, disse.

VALADARES

O senador Valadares (PSB) não pensa em disputar o Governo em 2018. Acha que essa questão da sociedade buscar novos nomes vem ganhando força em todo País.

Não seria tarefa fácil para ele nos dias de hoje.

SENADO

Valadares, entretanto, volta a se animar para disputar sua reeleição ao Senado Federal e tem demonstrado que tem muito fôlego para isso.

Mas, como ainda falta dois anos, muita coisa pode acontecer.

DEDUÇÃO

Com a preferência de Valadares (PSB) pela reeleição fica claro que o senador Eduardo Amorim (PSC) disputa o Governo do Estado em 2018.

Nesse caso, a ‘tese do novo nome’ estaria desfeita.

ZÉ NILTON

O prefeito eleito de Pirambu, José Nilton (PMDB) e o vice Vado de Gago, serão diplomados hoje à tarde, no forum da comarca de Japaratuba

Se tudo der certo, Nilton retorna à Prefeitura dia 31 de janeiro.

ELIO MARTINS

Também acontecerá hoje à tarde a votação do registro da candidatura à reeleição do atual prefeito Elio Martins, no TRE em Aracaju.

Se Elio ganhar, Nilton perde o diploma.

DORINHA

O ex-prefeito Tonho de Doria (PSB) de Poço Verde, ligou para Valadares Filho (PSB) logo após estar com Jackson Barreto (PMDB) na sexta-feira passada.

Disse-lhe que seu partido continuaria sendo o PSB.

CONVERSA

O senador suplente Ricardo Franco (sem partido) conversou ontem com Heleno Silva, vereador eleito pastor Aldo e o pastor Mardoqueu, todos do PRB.

O assunto predominante foi política, é claro.

QUADRO

Ricardo acena para disputar o Governo em 2018 e admite que situação e oposição estão construindo nomes para disputar a sucessão estadual, sem ainda terem opção.

Todos concordaram com o vazio para projeções.

CONVITE

Heleno Silva convidou Ricardo Franco para reunião, em Brasília, como o presidente nacional do PRB, ministro Marcos Pereira.

Será agenda para janeiro.

ELEITOS

Os deputado estaduais que foram eleitos prefeitos municipais deixam a Assembléia dia 30 de dezembro, para assumir o mandato. Só a partir daí os suplentes assumem.

Alguns prefeitos já estão com ofício à Alese prontos.

ANIMADOS

Os prefeitos municipais de Sergipe estão animados porque vão receber repasses das multas da repatriação de valores depositados no exterior.

A maioria deve concluir o mandato sem problemas com o TCE.

FUNDO

O deputado Capitão Samuel acha que as eleições 2018 deverá ter vantagens para aqueles que controlam o fundo partidário.

A disputa fica para quem tiver trabalho prestado.

POR AMOR

Para Samuel, 2018 terá uma eleição inovadora. Lideranças e eleitores terão que apoiar e votar em candidatos por ‘amor ou admiração’.

Ética, dignidade e honestidade não traçarão o perfil do bom candidato?

CONVERSAS

Prefeito eleito Edvaldo Nogueira (PCdoB) já está começando a conversar com vereadores da base aliada sobre eleições a presidente da Câmara Municipal.

Um vereador eleito vai bem na fita…

PARA COBRAR

Um grupo político que está tentando se consolidar pode não chegar até julho de 2017 por excesso de ‘caciques’ e interesses conflitantes.

Nas reuniões já servem café frio e água quente.

Notas

Indeniza – Segundo a coluna Radar, da Veja.com, o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, o desembargador Poul Erick Dyrlund concedeu uma indenização para ele mesmo. Assinado em janeiro deste ano, o documento prevê que o magistrado seja indenizado por 60 dias de férias não tiradas.

0x0

Tucanos – Com o discurso de que não podem deixar o “País quebrar” e que precisam criar um ambiente de estabilidade até 2018, os tucanos defendem que o partido siga não só apoiando como ampliando seu espaço no governo Michel Temer, mesmo com o indicativos de deterioração política (Estadão).

0x0

Desembarque – Segundo ainda o Estadão, na Câmara, os deputados do partido dão como certa a ida do líder Antonio Imbassahy (BA) para a Secretaria de Governo e defendem que os “amigos” do presidente Michel Temer – atingidos pelas delações dos executivos da Odebrecht – desembarquem o quanto antes.

0x0

Bagagens – Em março, companhias aéreas não terão mais que oferecer franquia de bagagens aos passageiros. Isso significa que os viajantes vão poder escolher, na hora de comprar a passagem, se vão despachar ou não as bagagens. Para quem optar pelo serviço, poderá haver cobrança pelo volume despachado.

0x0

Incentivo – “BNDES anuncia hoje medidas de incentivo às micro, pequenas e médias empresas para simplificar acesso desses negócios a créditos da instituição. A presidente, Maria Sílvia Bastos Marques, diz que a intenção é ampliar canais de distribuição dos créditos e não ficar limitado às instituições financeiras.

0x0

Reforma – Em reunião marcada por protestos e obstrução, a oposição conseguiu impedir que fosse lido o parecer do deputado Alceu Moreira (PMDB) pela constitucionalidade da PEC 287/16, que trata da reforma da Previdência, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

Conversando

A vida – Clóvis Silveira diz que “ninguém é perfeito, todos cometem erros, temos ansiedades, passamos momentos difíceis, porem temos que saber que a vida é assim!”

Doações – Rodrigo Janot diz que “a Operação Lava Jato mostrou que a utilização de doações oficiais como meio de recebimento de propina se tornou comum”.

Sargento Edgar – “É tanta corrupção no Brasil, que se não fosse o STF impedir que Moro prenda todos os corruptos, não sei onde seriam colocado tantos bandidos.

Solução – Capitão Samuel diz que se sente responsável pela busca da solução para a problemática da segurança comunitária.

Pagamento – A Prefeitura de Aracaju paga hoje aos servidores de algumas secretarias referente ao mês de novembro.

Posse – Até dia 31 de dezembro todo o secretariado de Edvaldo Nogueira será divulgado. O prefeito eleito quer começar a trabalhar logo que tomar posse.

Viatura – Uma viatura da Polícia Civil, de placa DES-0543, passou todo o dia do domingo estacionado em um prédio da 13 de Julho. É complicado…

Alívio – A maioria das prefeitura municipais de Sergipe está mais aliviadas com possibilidade de pagar pelo menos os salários de dezembro dentro do mês.

É o povo – Apesar de todas as acusações contra Lula, dos processos, e do fato de estar na linha de frente da Lava Jato, o povo ainda o quer presidente.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também