Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

CONSUMO DE GÁS NATURAL EM SERGIPE CRESCEU EM SETEMBRO

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), apontou que foram consumidos, no mês de setembro deste ano, uma média de 290,9 mil metros cúbicos (m³) de gás diário em Sergipe. O consumo de gás foi 0,7% superior ao do mês anterior. Na comparação anual, em relação ao mesmo mês do ano passado (setembro/2015), o consumo apresentou crescimento de 4,2%.

O consumo médio das indústrias sergipanas foi de 290,9 mil m³/dia, maior 0,7%, na comparação mensal (agosto/2016), já na comparação com o mesmo mês do ano passado (setembro/2015) o crescimento foi de 4,2%. O presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon, afirma que o momento é importante para o setor de gás natural, uma vez que o Ministério de Minas e Energia vem discutindo a elaboração das novas diretrizes e a Abegás apresentou recentemente as suas propostas para o Programa ‘Gás para Crescer’.

Consumo de gás por segmento

Analisando por segmento, o consumo nas indústrias continua tendo a maior participação (65,4%), seguido pelo consumo automotivo (postos), com 31%. Em conjunto, estes segmentos responderam por mais de 96,4% do total de gás consumido em Sergipe.

O consumo do segmento veicular somou 90,2 mil m³/dia, apresentando crescimento de 0,7% em relação ao mês anterior. Porém, na comparação anual, o consumo foi 7% maior. O consumo de gás natural para cogeração ficou em 1,7 mil m³/dia, o que representou recuo, na comparação mensal, de 17,1%. Porém na comparação anual (setembro/2015), houve crescimento de 23,9%.

Nas residências e no comércio, o volume consumido foi de 5,4 e 3,4 mil m³/dia, respectivamente. Para as residências, o consumo apresentou expansão, ficando 3,5% maior e para o comércio não houve variação, ambas em relação ao mês anterior. Em relação ao mesmo mês do ano passado (setembro/2015), o consumo residencial cresceu 27,1% e o consumo comercial 12,1%.

Larissa de Menezes Baracho

Leia também