Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

ELEIÇÕES DE 2018 SEM SURPRESAS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Não há liderança expressiva em Sergipe que tenha o nome absolutamente certo para disputar o Governo do Estado. Nem na oposição, nem na situação. Não é preciso ser um gênio na avaliação política do momento, para chegar a essa dedução. A oposição ainda depende de decisão de grupo para chegar ao provável candidato, embora o senador Eduardo Amorim seja o único a ser trabalhado para disputar a sucessão de Jackson.

Na situação não há dúvida: o candidato sairá da indicação do governador. Queiram ou não, JB continua sendo um líder político expressivo no Estado, assim como foi desde quando iniciou sua vida pública. De 1982 até 2014 em Sergipe havia lideranças que eram candidatos naturalmente, com representação própria, como João Alves Filho, Antônio Carlos Valadares, Albano Franco, Marcelo Déda e Jackson Barreto.

Com a saída de Albano Franco da política e a morte de Marcelo Déda, abriu-se um vácuo no surgimento de novos líderes, permanecendo JB mais forte e o prefeito João Alves Filho (DEM) que acabou de perder a Prefeitura de Aracaju, mas ainda é nome que não se pode desprezar pelo seu histórico.

O senador Valadares também é um líder com expressão eleitoral, mas vai precisar acomodar-se em um grupo para tentar reeleição. O deputado André Moura conseguiu espaço importante e influente em Brasília, enquanto Eduardo Amorim ainda não tem o carimbo de líder que comande grupo. A oposição não tem um nome expressivo que ordene a tropa e seja da vontade natural do eleitor para disputar o Governo.

Essa visão do momento é muito simples e não haverá mudança nos próximos dois anos. JB fará o sucessor, mesmo que o eleitor exiba perfil diferente em relação a candidatos majoritários. As eleições de 2018 não terão surpresa, a não ser que se mantenha a tese da terceira via.

COMPORTAMENTO

O governador Jackson Barreto será alertado sobre o comportamento de dois dos seus secretários para com a Assembleia Legislativa.

Uma dica: um deles já está deixando o Governo.

DEVE ENTENDER

Há descontentamento da maioria dos parlamentares. Eles deixam claro que o secretário deve entender que “deputado é deputado”.

– Esse clima não é bom.

ASSEMBLEIA

A Assembleia entra em recesso amanhã, após terceira votação do orçamento para 2017. Ainda não se chegou a consenso em relação às emendas e há muito que se discutir.

À tarde terá confraternização. Será em casa de Luis Mitidieri ou em Itabaiana.

QUEM ASSUME

Caso o vereador Tejoi Barreto seja impedido de assumir vaga na Assembleia, o primeiro suplente passa a ser Gilmar Carvalho, que já expõe euforia.

Gilmar assume ainda sem partido.

DE UMA VEZ

Todos os suplentes que estão na escala para assumir mandatos, só tomam posse quando os deputados eleitos para Prefeituras renunciarem.

Isso só acontecerá dia 02 de janeiro.

OPOSIÇÃO

Os três prefeitos eleitos são de coligações da oposição e, caso Tejoi não assuma os novos deputados serão Gilmar Carvalho, Morito Matos e Daniel Fortes.

Morito terá que escolher entre dois anos de Assembleia ou quatro de Câmara.

CANDIDATO

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Fracisquinho, já trabalha intensamente para eleger um dos seus filho a deputado estadual em 2018.

É o terceiro grupo se fortalecendo…

É VERDADE

O deputado Capitão Samuel diz que acompanha a sessão do Senado e percebe que Sergipe precisa de um bom orador naquela casa.

– Não vejo nossos senadores se manifestarem.

MAIS ATIVO

Samuel acha que senadores por Sergipe poderiam ser mais ativos e lembrou Marcelo Déda que deveria estar no Senado nesse momento, com expressão em nível nacional.

– Que não fossem bons oradores com ele, mas que fossem mais presentes.

ERRO

A coluna errou feio, ontem, ao noticiar que “Clovis Barbosa (PSB) esteve com Ricardo Franco, com quem teria tratado sobre eleições de 2018”.

O correto é “Clovis Silveira (PPS)”.

CRÍTICAS

Petistas não gostaram de críticas feitas ao ex-presidente Lula da Silva, pelo secretário de Governo Benedito Figueiredo (PMDB) através de entrevista.

Em Sergipe, PT e PMDB são aliados…

ORÇAMENTO

A Câmara Municipal de Aracaju vota hoje o orçamento para Aracaju de 2017. Emenda da vereadora Lucimara Passos (PT) deixa a Funcaju muito bem na fita.

Fala-se que Eloísa Galdino vai para a Funcaju, pela cota da vice Eliane Aquino.

SEM CHANCES

Uma fonte bem influente na equipe de transição do prefeito Edvaldo Nogueira desfez a informação de que Eloísa Galdino vai assumir a Funcaju.

Mas é no nome dela que se fala dentro da própria Fundação.

SEM FEUDO

A mesma fonte disse que não serão formados feudos na próxima administração. Nem político e nem partidário. Todos trabalharão exclusivamente para o município.

Os secretários vão seguir um único plano estratégico.

CRIATIVAS

Os partidos devem indicar para secretarias da Prefeitura pessoas tecnicamente capazes e criativas, para que tenham condições de evoluir enfrentando dificuldades.

Tem que se preparar para trabalhar com poucos recursos.

PAPAI NOEL

O vereador Anderson Góis (PRB) propôs emenda no orçamento do município que permitia o prefeito eleito remanejar até 60% do orçamento. Não foi aprovada.

Um vereador brincou: “Papai Noel chegou mais cedo na Prefeitura”.

PACOTE

O líder do Governo na Câmara, André Moura (PSC), disse ontem que Michel Temer vai lançar um pacote de medidas econômicas que vai beneficiar as classes C e D.

– O povo quer pressas, mas não dá para recuperar a economia em pouco tempo.

TRABALHO

André Moura diz que trabalha muito em Brasília. Dorme sempre muito tarde e acorda cedo. Hoje mesmo ele tem compromissos para tomar café da manhã.

Um às 7 horas e outro às 8 horas, com dois grupos no mesmo lugar.

Notas

Previsão – Lauro Jardim, de O Globo, diz que Sri Sri Shankar, líder espiritual indiano, fundador da ONG A Arte de Viver foi recebido por Michel Temer em audiência ontem no Planalto. Fez previsão otimista sobre o governo, talvez a única que ele tenha ouvido nas últimas semanas: “No fim de janeiro, sua sorte muda”.

0x0

Operação – Segundo “O Implicante”, na semana passada, Renan Calheiros quase caiu. Quase! Mas uma operação que envolveu todos os poderes da República findou salvando o peemedebista, réu por peculato e inabilitado para a sucessão presidencial, uma das funções do presidente do Senado.

0x0

Dívidas – Senado aprova projeto que renegocia dívidas dos estados. O texto prevê alongamento da dívida por 20 anos e a suspensão do pagamento das parcelas até o fim deste ano, com retomada gradual a partir de 2017. Como contrapartida, gastos públicos dos estados não poderão subir acima da inflação por dois anos.

0x0

Abuso – Renan Calheiros (PMDB) decidiu remeter o projeto de lei que trata do abuso de autoridade para a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, retirando a matéria da pauta do plenário da Casa. A decisão foi tomada para atender ao “sentimento” dos senadores, que não queriam votar a matéria ontem.

0x0

Cassino – O projeto que amplia o leque dos jogos de azar legalizados no país será enviado para a análise da CCJ. O projeto estava previsto para ser votado no Plenário do Senado ontem, mas o senador Magno Malta (PR-ES) apresentou um requerimento pedindo que o projeto fosse à CCJ, para debate mais aprofundado sobre o assunto.

0x0

Intromissão – Rodrigo Maia (DEM) criticou decisão do ministro do STF Luiz Fux que invalidou votação do pacote anticorrupção pela Câmara Federal. Maia ressaltou que o projeto das 10 medidas contra a corrupção teve a mesma tramitação da Lei da Ficha Limpa e disse que se tratava de intromissão indevida do Judiciário na Câmara.

Conversando

Dom Evaristo – Presidente do TCE, conselheiro Clóvis Barbosa, diz que Dom Paulo Evaristo esteve ao lado dos pobres e espoliados! Ele combateu a ditadura!

Auxílio – Capitão Samuel: Aprovado o Auxílio aos Estados. Servidores ficarão sem reajuste por 3 anos, em Sergipe já está com 4 anos sem ter nem a inflação.

Mínimo – Senado Federal deixa ajuste do salário mínimo na regra que corta gasto por 20 anos. Um absurdo com os trabalhadores.

Ditadura – Vera Holtz diz que governo Temer é ditadura perfeita disfarçada de democracia. É uma prisão sem muros na qual prisioneiros não sonharão nem em fugir.

Transparência – Fabio Henrique fez reunião com secretários, tratando sobre transição, cumprindo resoluções do TCE e do MPE. Tudo com muita transparência.

Farsa – Estamos vivendo uma farsa democrática, porque vivemos uma ditadura de direita radical, onde a elite manuseia os poderes.

Destaca – Rogério Carvalho (PT) rebate declarações de Benedito Figueiredo sobre Lula e destaca que ex-presidente continua liderando intenções de voto para 2018.

Aposentadoria – Especialista em previdência diz que mulher e trabalhador rural vivem mais e não deveriam se aposentar mais cedo pelo INSS.

Boca do Caixa – Gilmar Carvalho avisa a prefeitos que sacaram dinheiro na boca do caixa que vai ser muito difícil não ficar atrás das grades em 2017.

Leia também