Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

O TOM QUE O SINO TOCA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Percebe-se claramente que Jackson Barreto arregaçou as mangas e pôs os pés na estrada longa, que leva a uma provável candidatura ao Senado em 2018. Poucos têm dúvida de que ele não deixará o Governo para integrar a chapa majoritária do grupo que lidera. Tem secretário de Estado que aposta pela permanência de JB, mas ele não expõe perfil de quem deseja se aposentar.

O governador começou a fazer política mesmo, e tem aproveitado projetos do Governo para levar às Prefeituras do interior. Trata todos os prefeitos iguais, mas, com mais esmero e dedicação, aqueles que integram a oposição. Tem recebido sinais de que pode engrossar seu grupo e se anima em trazer novos correligionários. Quer esvaziar uma oposição que ainda respira resfolegante das eleições municipais de outubro passado.

Aliados do governador estão animados e um dos seus assessores admitiu que quando os “adversários perceberem, JB estará mais forte e a oposição mais frágil”. Anuncia que Jackson está preparando o Governo “para ter muitas obras e ações em todo o Estado, município por município” e conclui que “prefeito nenhum vai querer ficar contra isso”. Há um clima de euforia entre lideranças vinculadas ao Governo e um aparente recuo de setores da oposição, que não exibem movimentação para fortalecimento do bloco.

O senador Eduardo Amorim é quem lidera o grupo do Psc&cia. Vê no PSB um aliado, claro, mas os socialistas têm projetos políticos próprios. Tudo leva a crer que estarão juntos em 2018, mas cada um terá que entrar em entendimento, para avançar em outra composição. As próximas eleições não serão traçadas pelo retrovisor do pleito que passou. Giram outros interesses.

Eduardo é candidato a governador e Valadares disputa a reeleição. O deputado André Moura também disputaria a continuidade do mandato, simples assim. Mas, internamente, não é nesse tom que o sino toca…

REPERCUTE

O recado de Gilmar Carvalho ao senador Eduardo Amorim (PSC), de que Valmir de Francisquinho pode apoiar Ricardo Franco a governador em 2018, repercutiu.

Foi o assunto nos bastidores políticos.

REDUTO

A questão é que Valmir de Francisquinho é prefeito de Itabaiana e integra o grupo liderado por Eduardo Amorim, que pretende disputar o Governo em 2018.

Itabaiana é um dos principais redutos político do senador Amorim.

EXPLICA

Valmir explica: Na inauguração de uma loja em Itabaiana, um amigo lhe perguntou se votaria em Ricardo a governador: “só se Amorim não for candidato”, respondeu.

– Assim mesmo dependo da indicação do meu grupo, finalizou.

JACKSON

Prefeito de Ilha das Flores, Christiano Rogério (PSC), disse ontem que Jackson Barreto “é um governador amigo, que dá sua palavra e cumpre”.

JB foi solícito: “as portas do Governo estão abertas para você”.

DOM TÁVORA

Jackson Barreto esteve ontem nos município de Pacatuba, Ilha das Flores e Santana do São Francisco, onde expandiu o projeto Dom Távora a produtores locais.

Para ele, “o projeto é mais uma conquista do nosso Governo”.

PEIXE

Exibindo um peixe, o governador disse: “definitivamente, não estamos apenas dando o peixe, estamos ensinando a pescar para que não falte nunca!”

– Significa uma injeção na veia de toda a produção da região

LAGARTO

O prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC), esteve com Jackson Barreto e lhe disse: “você é governador e eu sou prefeito, não me tenha como adversário, somos parceiros”.

Valmir tem adotado o gesto de não politizar a administração do município.

CONVITE

Jackson Barreto chegou a elogiar o gesto de Valmir e o convidou para a inauguração do Balneário da Bica e do Mercado Municipal que acontece quinta-feira.

– Quero você a meu lado como prefeito, disse.

PALANQUE

Valmir Monteiro contou com a presença da deputada Goretti Reis (PMDB) em sua diplomação, na quinta-feira passada, a convite dele.

Para Valmir, “o palanque de campanha caiu”.

SUKITA

O ex-prefeito Manoel Messias Sukita, apesar da condução coercitiva, foi dirigindo seu carro de Capela até a sede da Polícia Federal, em Aracaju.

– Não teve problemas…

RÁPIDO

Segundo Sukita o seu depoimento foi rápido e ele prestou todos os esclarecimentos sobre os royalties que defendeu para Capela com êxito.

– O depoimento foi mais rápido que a viagem de Capela a Aracaju.

TIRO NO PÉ

O presidente do PPS, Clovis Silveira, diz que os falsos moralistas estão caindo como corruptos, ladrões e praticantes de ilegalidades.

– Mas quando isso começou, eu falei aqui: tiro no pé!

ACINTE

Deputado Capitão Samuel acha um acinte fazer festas em momento de crise, tendo em vista os problemas financeiros de Estados e municípios.

As festas não se inserem em momentos de dificuldades.

ELOGIOS

Samuel aproveita para fazer elogios ao líder do Governo Temer, deputado André Moura (PSC): ‘é o parlamentar mais influente e poderoso de Sergipe’.

E acrescenta: “suas ações falam por ele”.

TEM MAIS

Segundo Capitão Samuel o Governo e prefeitos “têm em André Moura um caminho livre a aberto para melhorar a vida dos sergipanos”. E apela: “União senhores!”

Isso provoca muitos ciúmes…

VALADARES

Valadares diz que requerimento ao Senado de obras do Proinveste provoca entrevistas do governador e vice, de que não há nada a temer, porque não há nada de errado.

– E por acaso os senadores acusaram ou disseram que há algo de errado?

VIAGENS

A Assembleia aprovou ontem autorização que o governador e o vice façam viagens ao exterior por um prazo de até 45 dias.

Serve para todo o ano de 2017.

CONFRATERNIZA

Os deputados encerraram ontem as sessões de 2016, com a aprovação da LDO, que foi até o final da tarde. A confraternização ocorreu no prédio onde reside de Luciano Bispo.

A política foi o assunto principal e esquentou depois do terceiro uísque.

Notas

Seca – Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos faz reunião segunda-feira para discutir o problema da seca e crise hídrica de Sergipe, a fim de adotar medidas e traçar ações para combater o uso e captação indevida de água, no sentido de coibir ações que tanto afetam a distribuição de água no território sergipano.

0x0

Renan – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin negou, ontem, pedido feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para afastar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do cargo. Na semana passada, por maioria de votos, a Corte manteve o senador no cargo.

0x0

Fraude – O MPE concluiu pela “existência de fortes traços de fraude e desvios de recursos” na movimentação dos recursos da chapa Dilma-Temer, vencedora das eleições presidenciais de 2014. A constatação está em um relatório feito pela força-tarefa criada pelo TSE para analisar as contas da campanha.

0x0

Custo – Presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, apresentará na próxima terça-feira agenda de medidas estruturais do Banco Central. Esta agenda compreende quatro pilares: cidadania financeira, melhoria da eficiência do sistema financeiro, arcabouço legal do BC e redução do custo de crédito.

0x0

Safadeza – O pastor Malafáia, exaltado, antes de entrar para depor na Polícia Federal disse: “Isso é uma safadeza, é uma molecagem. Estou desafiando a provar que eu estou envolvido com esses canalhas. Meta eles na cadeia. Sou a favor da Lava Jato, sou a favor de uma Justiça forte, mas não para isso”.

0x0

Indícios – Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, entendeu que não há indícios suficientes para pedir abertura de investigação contra o presidente Michel Temer e o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, sobre o caso envolvendo os ex-ministros da Cultura Marcelo Calero e da Secretaria de Governo Geddel Vieira.

Conversando

Coniventes – Clovis Silveira (PPS) diz que os três poderes já não são independentes e harmônicos, mas coniventes e degenerativos!

Michel – O presidente Michel Temer precisa de mais atitudes em favor do povo. Pesquisa Ibope afirma que 72% dos brasileiros não confiam nele. É mau!

Vazias – Nos shoppings de Aracaju muita gente circulando e as lojas vazias. Comércio espera melhora a partir da próxima semana.

Sargento Edgard – “Estou com a consciência em paz, não tenho idolatria por nenhum líder religioso, seja qual for a religião, respeito, mas só acredito em Deus”.

Visita – Acompanha do pai, senador Valadares, o deputado Valadares Filho visitou ontem o vice-governador de São Paulo, Márcio França (todos do PSB).

A vida – Emilia Correia: o Direito Natural é ideia universal de justiça. É o conjunto de normas e direitos que já nascem incorporados ao homem, com direito à vida.

Medo – Segundo a Veja, por medo de hostilidades, parlamentares evitam viagens. Em Brasília, Câmara põe seguranças para proteger deputados e senadores nos terminais.

Dívida – O Sebrae dá boa notícia antes do ano terminar! “Você, que é do Simples, poderá refinanciar sua dívida, com condições especiais”.

Rilton Morais – “Minha filha de 9 anos enche-me de orgulho. Olha adultos fazendo coreografias na piscina do hotel e pergunta-me se são idiotas”.

Leia também