Aracaju, 13 de maio de 2024
Search

REVENDO CONCEITOS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

As Palavras de ordem em todo País são renovação e transparência. A sociedade está mais preocupada em desfazer os caminhos que uma maioria de políticos construiu para levar todos a uma crise sem precedente, provocada pela corrupção e por exagerada incompetência, claro, com a conivência de eternos maus eleitores.

É preciso mudar. Mas mudar em tudo e com todos.

Os políticos não podem ser atores que se revelam para uma platéia bem perfumada e melhor alimentada. Tem que também se voltar para a coxia, onde ficam os figurantes que ninguém vê. Essa concepção de uma exibição política em que todos estejam no mesmo palco, só acontece com a amplitude da transparência de cada cidadão que se dispõe a engrenar uma marcha firme para que saia do atoleiro.

Mas, um País para ser transparente precisa de uma imprensa idem. Principalmente ela. É a mídia que denuncia as indecências e que as combate até vencê-las. Nesse momento de séria dificuldade, a mídia precisa rever conceitos e buscar soluções para um problema que afeta a ética e credibilidade. Estão os meios de comunicação buscando a boa convivência com o povo? Os jornalistas, radialistas e demais comunicadores têm certeza que cumprem a missão de proteger a sociedade?

Não colocaria a mão no fogo. Eu mesmo poderia me queimar. Mas tudo é uma questão de consciência, porque quem faz a notícia desceu do muro, adotou um lado, e tomou partido explícito em nome de uma opinião que olha exclusivamente para o umbigo de cada um que, no fundo, pensa em levar vantagem. E nós todos vivemos na lei de Gerson, mesmo que isso não contribua em nada para melhorar o caos que está posto.

Há necessidade de também fazer-mos a ‘mea culpa’ e buscar meios honesto de integrar o desejo de mudanças que a sociedade exige no momento, depois do despertar desse intenso trauma que se vive, provocado pela ação corrupta de ‘homens do mau’, que se fingiam ‘do bem’.

WAGNER

Com apenas 18 anos e estudando de Administração, Wagner Júnior filia-se quinta-feira ao PP. Desde cedo que gosta de política e deve disputar vaga na Câmara Federal.

Tem o incentivo do avô, Luciano Barreto.

CONVERSA

Ciro Nogueira (PP) teve conversa com Venâncio Fonseca, em meados do ano, e falou da necessidade do Partido Progressista ter um deputado federal por Sergipe.

A impressão é que a meta será cumprida.

BOATARIA

Domingo encheu-se de boatos sobre uma operação policial que prenderia até um ilustrado assessor municipal e alguns empresários. Uma loucura…

Tudo se desfez com a calmaria da manhã de ontem.

FOI VALMIR

Não foi apenas uma vez que o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, se dirigiu a Albano Franco para declarar simpatia à candidatura de Ricardo Franco ao Governo.

– Ele mostrou boa vontade com a candidatura espontaneamente, disse Albano.

OS FÁBIOS

Em vôo de Brasília a Aracaju os Fábios Reis (PMDB) e Mitidieri (PSD) conversaram com Albano Franco sobre o suplente de senador Ricardo Franco.

Trataram sobre a candidatura a governador.

FILIAÇÃO

Em determinado momento da conversa, Fábio Reis perguntou a Albano porque o Ricardo Franco não se filiaria ao PMDB.

– Porque não recebeu convite, foi a resposta.

BELIVALDO

Em confraternização no salão de festas do prédio em que reside Luciano Bispo, deputados do bloco aliado viam Belivaldo Chagas como melhor nome a governador.

– Esse história de Ricardo é balão de ensaio, disse um deles.

DE JACKSON

Por coincidência, no dia seguinte aos comentários dos deputados, o Jornal da Cidade publica entrevista de Jackson Barreto dizendo que a “bola da vez era Belivaldo”.

Mas admitiu que “não é hora de se falar no assunto”.

MAIS ADIANTE

Também na confraternização, um deputado disse que, se mais adiante senador Eduardo Amorim avaliar que não terá chance de se eleger governador, disputará a reeleição.

– Não se sabe como o grupo vai reagir…

ENCONTRO

Ontem pela manhã, senador Eduardo Amorim e deputado Valadares Filho conversaram na sede do PSB. Trataram sobre a reunião que a oposição fará quinta-feira.

Logo em seguida terá almoço de confraternização.

CENÁRIO

O encontro do grupo de oposição, em hotel da orla, analisa 2016 e avalia cenário para 2018. Amorim já colocou seu nome à disposição do grupo para disputar o Governo.

Nesse quadro, Valadares se anima para disputar a reeleição.

ANDRÉ MOURA

O líder do Governo na Câmara, André Moura (PSC), prefere silenciar sobre 2018. Com Amorim ao Governo e Valadares ao Senado, só lhe resta a reeleição.

Mas não é bem nisso que André Moura pensa.

ENCONTRO

Políticos compareceram sábado ao encontro do grupo do WatsApp ‘Café com Política’, mas tiveram conversas amenas em uma mesa redonda partidariamente eclética.

A atração foi o poeta Ivan Leite, que recitou uma de suas poesias…

EM GLÓRIA

Mudanças em Nossa Senhora da Glória. O ex-prefeito Serginho em entrevista à radio do município disse que estava decidido: “não voto mais no deputado André Moura”.

Serginho é uma liderança da região que sempre votou em André.

PROPOSTA

Serginho aproveitou para fazer uma proposta ao deputado Jairo Santana (PRB), seu adversário em Glória. Quer ter seu apoio a deputado estadual em 2018.

Em contrapartida, o apoia a prefeito do município em 2018.

AUXILIARES

O prefeito eleito Edvaldo Nogueira (PCdoB) anuncia seu secretariado até dia 30 e dará posse coletiva dia 02 de janeiro, no Teatro Atheneu.

Essa será uma semana de escolha de novos nomes.

MARCIO

Circulou a informação de que o tesoureiro nacional do PT, Marcio Macedo, ocuparia a secretaria municipal do Meio Ambiente. Edvaldo nega…

Os dois conversaram muito durante a semana passada.

PERMANECE

O fato é que, apesar do Diretório Nacional do PT realizar nova eleição para presidente do partido, o nome de Marcio Macedo é forte para se manter como Tesoureiro.

Pretendendo retornar à Câmara Federal, o melhor local para Marcio é Sergipe.

Notas

Hospitais – O presidente de Caixa, Gilberto Occhi, telefonou para o governador Jackson Barreto, ontem, para comunicar que virá a Sergipe na quinta-feira e vai se reunir com diretores dos hospitais filantrópicos São José, Santa Isabel e Cirurgia. Fez o convite a Jackson para que ele participasse da reunião.

0x0

Reveillon – Os médicos de Fortaleza estão fazendo uma campanha em que pedem ao povo para pensar um pouco no atual momento de crise que o Estado passa. Os médicos sugerem em cartaz que o publico tente “marcar cirurgia com Claudia Leite”. A cantora será uma das atrações do reveillon deste ano.

0x0

Cidadão – “O empresário Josias Peixoto, de Itabaiana, recebe hoje o titulo de cidadão Areiabranquense, que foi concedido pelo vereador Gibran Ramos, através de projeto aprovado dia 15 pela Câmara Municipal, como reconhecimento do trabalho de Josias em diversas áreas do município.

0x0

Ensino médio – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ontem, ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer pela inconstitucionalidade da Medida Provisória (MP) 746/2016, que busca a reforma da ensino médio. Informação foi publicada pelo Blog de Fausto Macedo, no jornal Estado de São Paulo.

0x0

Dívidas – O vice-governador Belivaldo Chagas representa Jackson Barreto na manhã de hoje, em reunião de governadores e líderes partidários, que ocorre na residência oficial da Presidência da Câmara para tentar costurar texto de consenso com o relator, deputado Esperidião Amin (PP), para renegociação das dívidas.

0x0

Rito próprio – Crimes de facções criminosas passaram a seguir rito próprio na maior parte do país. Desde que o Conselho Nacional de Justiça propôs a criação de varas especializadas no processamento e julgamento desses delitos, há 10 anos, 62 varas foram criadas em seis tribunais de Justiça e três regionais federais.

0x0

Reeleição – O presidente Michel Temer acertou com os principais líderes de PMDB, DEM e PSDB o apoio à reeleição do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Os três partidos garantem mais de 140 votos para Maia na eleição interna marcara para o dia 2 de fevereiro, após o fim das férias parlamentares.

Conversando

Paralisa – Capitão Samuel alerta que a PM de Minas Gerais é referencia Nacional e poderá deflagrar um movimento paredista em todas as PMs do Brasil.

Fogos – A queima de fogos em Copacabana vai ser mais curta por causa da crise e até de recuo nas reservas de hotéis. Em Aracaju não acontecerá show pirotécnico.

Hotéis – Há uma redução de reservas em hotéis do Nordeste – também em Aracaju – em razão do reveillon acontecer no sábado e domingo.

Natal – Cantata de Natal acontece hoje em frente à Escola do Legislativo na Praça Fausto Cardoso a partir das 18 horas.

Tio Toni – Uns comunicadores detonam todas as verdades em mesa de bar, mas nada no ar ou nas linhas! Cobrei que publicasse e disseram: “Não posso”. Bah!

Sonhar – Cezar Britto filosofa: Não se pode medir a vida pela trena do tempo. Ou mesmo contar os caminhos percorridos no horizonte do sonhar.

Câmara – O prefeito eleito Edvaldo Nogueira garante que não vai interferir no processo de seleção da presidência da Câmara Municipal de Aracaju.

Sem lado – Delegado geral fala sobre prisão de policial militar. Alessandro diz que não há lado na SSP e sim o cumprimento da lei.

Temer – O presidente Michel Temer está preparando o Brasil para ele e seu grupo. Se saísse agora do Planalto não deixaria boas lembranças.

Leia também