Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

QUEM ENFRENTA QUEM EM 2018

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.con.br

O governador Jackson Barreto (PMDB) circula por todo o interior. Tem levado projetos e iniciado obras na área agrícola. Ontem esteve no sertão, hoje vai à região Sul e sexta-feira inaugura obras em Lagarto. A correria agrada prefeitos e lideranças municipais. O rush é de quem está prestes a deixar o Governo para disputar o Senado.

Apenas uma insinuação, claro, mas JB está atraindo novos aliados, consolidando os que já tem e com disposição para fixar uma administração, prestes a chegar ao segundo ano. Às vésperas disso. JB não deixa dúvidas de que tentará o Senado em 2018. Pela disposição que expõe, até o seu amigo e auxiliar Benedito Figueiredo (PMDB) já não tem dúvida quanto aos seus objetivos políticos.

O início de 2017 já terá algumas definições de quem disputará mandatos majoritários. Amanhã, o grupo de oposição se reúne logo cedo para avaliações do pleito deste ano, analisar a atuação do bloco e fazer perspectivas para 2018. O senador Valadares (PSB) evita confirmar que vai à reeleição. Mas não há quem imagine o contrário. O senador Eduardo Amorim (PSC), pelo menos até o momento tem foco no Governo do Estado. Nada definido.

Tem no grupo quem imagine que até 2018 há tempo suficiente para avaliar condições de disputa. Se até lá Eduardo perceber que não dá para chegar ao Governo, pode repensar e buscar a reeleição. Se acontecer, Valadares tentará tomar o rumo do Palácio dos Despachos. E o quadro pode ser esse: Belivaldo Chagas enfrenta o senador Valadares, e Jackson terá à frente Eduardo Amorim. Será uma excitante um jogo excitante.

Mas, um momento aí! Corre paralelamente a formação de uma terceira via, que não está para brincadeira. Não dá para afirmar ainda, mas provavelmente uma outra chapa majoritária estará no páreo sem que possa ser desprezada. Falta muito, mas dá para pressentir que esse novo cenário está em formação.

REVOGA

O prefeito eleito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), avisou em entrevista que vai revogar o aumento do IPTU, da forma que está atualmente.

– Os 30% até 2022, isso irei revogar, garantiu.

DEPENDE

Edvaldo Nogueira disse que fará como sempre fez e vai tentar pagar em dia aos servidores. Mas faz uma observação e deixa clara a dúvida:

– Dependemos do que ficará de pendências da gestão atual.

AUSENTE

O líder do Governo na Câmara, André Moura (PSC), se ausentou da discussão do projeto que renegociava dívidas dos Estados com a União.

Mas esteve no plenário no momento de registrar o voto.

CRITICA

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), chegou a dizer que André Moura pediu a parlamentares da base para não registrarem presença na votação.

– Vários deputados criticaram a atitude do líder do governo na Câmara

BELIVALDO

Representando o governador Jackson Barreto, o vice Belivaldo Chagas participou das reuniões sobre o projeto que renegociava dívidas dos Estados com a União.

Acompanhou os demais governadores na retirada das contrapartidas.

JACKSON

O prefeito eleito de Porto da Folha. Miguel de Dr. Marcos, (PR), do bloco de oposição, disse ontem ao governador Jackson Barreto que o partido dele é o povo.

– “Se o senhor fizer pelo povo desta cidade terá meu voto para o que quiser”.

LAGOA

Jackson Barreto inaugurou ontem em Porto da Folha a pavimentação do povoado Lagoa Redonda, exatamente ao lado do prefeito Miguel.

A declaração foi interpretada como de apoio a JB em 2018.

REELEIÇÃO

O senador Valadares (PSB) diz que por enquanto cuida em cumprir seu mandato. Até 2018 reflete sobre a realidade política e a receptividade em torno de sua reeleição.

Tomará a decisão que for mais interessante para consolidar o bloco de oposição.

COLETIVO

Para Valadares, eleições majoritárias não “podem ser objeto de desejo de um só. Têm que passar pelo coletivo. É assim que funciona”, ensinou.

– Não vou me precipitar, disse.

DESTEMOR

O senador Valadares avisa que vai lutar para que as coisas mudem em Sergipe, “como fiz com destemor em muitas ocasiões. Esse é meu projeto prioritário”.

– Longe de projetos de natureza pessoal.

COMPROMISSOS

Presidente da Caixa, Gilberto Occhi, chegar amanhã a Aracaju com dois compromissos: reunião com o governador Jackson Barreto e diretores de hospitais filantrópicos.

Outro: participar da filiação ao PP de Wagner Júnior.

TROCA LEGENDA

O deputado estadual Capitão Samuel vem conversando sobre nova legenda e pode assumir a Presidência Regional do PMN em Sergipe.

Samuel Deve deixar o PSL.

CANAL DE XINGÓ

O prefeito de Canindé, Heleno Silva (PRB), tem feito inserções, via redes sociais, em que faz um balanço do que realizou no município durante sua gestão.

Fala sobre o Canal Xingó: “não há o menor sinal de que será construído”.

COM FOTOS

Heleno exibiu a área onde seria o início do Canal Xingó, cujo projeto foi aprovado e assinado pelo Governo Federal. Levaria água a vários municípios do semi-árido.

– Esse canal seria a redenção do sertão, disse.

CARROS PIPAS

O prefeito Heleno Silva diz ainda que o Nordeste não precisa de carros pipas, mas de obras de infraestrutura para enfrentar os períodos de seca.

Heleno não disse, mas o que falta é ação política.

EM ALAGOAS

O canal Alagoas, cujo nascedouro é no alto sertão e, igualmente ao Xingó, leva água para cidades alagoanas. Pasmem: já chegou ao município de Arapiraca.

Ações políticas conjuntas conseguiram a construção do canal.

ATENÇÃO!

A Polícia Federal alerta: “Atenção, pessoal! Nós não mandamos intimações por e-mail. Avise aos seus amigos e familiares para evitar qualquer engano”.

Abaixo o Hashtag: ‘Somos Todos Contra o Crime’.

ARACAJU

O funcionamento da Uber em Aracaju cria problemas com taxistas. A classe resiste à circulação de veículos vinculados à empresa, que faz concorrência aos táxis.

A reação dos taxistas já começa a ser de violência.

Notas

Renata – A sergipana Ana Alves, apresentadora do “Hoje em Dia”, da TV-Record, participou ontem à noite, do programa “Família Record”, que promove amigo secreto entre os apresentadores da emissora. Renata presenteou seu amigo secreto, Gugu Libertado, com uma tela do artista plástico sergipano José Fernandes.

0x0

Coletânea – A obra de José Fernandes foi exibida em rede nacional pela Record, no momento em que Renata Alves a entregou ao colega Gugu. A apresentadora também presenteou seu amigo secreto com uma coletânea de diversas outras obras de artistas sergipanos, prestigiando assim os conterrâneos.

0x0

Concessão – O desembargador Alberto Romeu Gouveia Leite, do TJSE, em decisão monocrática autorizou a sessão da Câmara Municipal de Frei Paulo, para julgar hoje, às 08 horas, projeto de concessão de um estádio de futebol, do clube social e do centro de convenções, para a Associação Comunitária de Frei Paulo.

0x0

Domínio – A Associação Comunitária de Frei Paulo tem o domínio do atual prefeito José Arinaldo, que deixa o cargo dia 31 de dezembro. A concessão do estádio, do clube social e do centro de convenções será por 10 anos, prorrogável pelo mesmo período. A sessão havia sido suspensa anteriormente, também por decisão judicial.
0x0

Minimiza – O líder do Governo Michel Temer, deputado André Moura (PSC) buscou minimizar, ontem, quando questionado se houve uma derrota do governo em plenário: “em momento nenhum governo orientou que se esvaziasse a votação na Câmara; o que tentamos foi que o acordo fosse mantido”, afirmou.
0x0

Religião – O ministro do STF Dias Toffoli decidiu ontem suspender uma lei do município de Novo Gama (GO) que proibia qualquer manifestação pública “que fira ou afronte a fé cristã”. Na decisão, Toffoli entendeu que a norma, aprovada pela Câmara Municipal da cidade, hierarquizou as religiões.

Conversando

Denúncia – Rodrigo Janot denunciou o petista José Guimarães – o do assessor dos dólares na cueca – por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

João Corrêa – O lagartense Diego Costa é o cara da principal liga da Europa e não deixa isso lhe subir à cabeça . “Merece todo o sucesso. Muito ídolo”.

Tecnologia – Para o prefeito eleito Edvaldo Nogueira, Aracaju pode se tornar a cidade inteligente. “Este será nosso objetivo. A tecnologia pode e deve ser nossa aliada”.

Taxistas – Eduardo Amorim esteve reunido com o vereador Adriano Taxista e representantes do Sindicato de Taxistas de Aracaju.

Isenção – Durante reunião com os taxistas, Eduardo Amorim discutiu algumas questões em prol da categoria, dentre elas, a isenção do IPI.

Debate – Deputada Ana Lúcia debate medidas do governo federal que prejudicam educação com estudantes de Simão Dias.

Marcio Rocha – As medidas para alterar o funcionamento da indústria de cartão de crédito, ainda dependem de negociação com os bancos para sair do papel.

Remédios – Senador Valadares (PSB) avisa: “Governo autoriza redução de preços de remédios prevista em Projeto de minha autoria apresentado em 2015”.

Ditador – Para o sargento Edgar, coronel Iunes fala hoje o contrário do que fazia. Ele era o maior ditador da Polícia Militar do estado de Sergipe.

 

Leia também