22/12/16 - 14:12:11

Desmate de APP’s no Porto Dantas é combatido pela Sema (Foto assessoria)

Na manhã desta quinta-feira (22), Dia da Consciência Ecológica, a equipe de Educação Ambiental (EA) da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) realizou uma ação educativa junto à comunidade escolar do Bairro Porto Dantas. Esta ação visa combater o descarte irregular de lixo e a devastação das Áreas de Preservação Permanente (APP’s).

A equipe visitou escolas municipais do bairro, entre elas,  a Etelvina Amalia de Siqueira, localizada à Avenida Euclides de Figueiredo, 2247, no Loteamento Coqueiral, e a Berenice Campos, situada à Rua Antonio dos Santos, 468, Porto Dantas. Durante a visita, a equipe de EA conversou com a comunidade escolar  para fazer um diagnóstico sobre  as principais demandas do bairro, que vão nortear as futuras  ações de sensibilização. A partir do diagnóstico, a equipe de Educação Ambiental realizará um relatório com propostas de ações para aquela comunidade.

“Foram realizadas ações de educação ambiental ao longo dos últimos três anos em diversos pontos da capital, porém, nesse projeto pretendemos dar uma atenção maior àquela comunidade”, esclarece o secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos.

Entre os problemas ambientais mais recorrentes do Bairro Porto Dantas, de acordo com denúncias, estão tentativas de devastação da vegetação local, descarte irregular de lixo e, mais recentemente, a descoberta de áreas de cultivo de camarão irregulares.

“Precisamos traçar ações mais decisivas de educação ambiental no Porto Dantas. Para isso, vamos ouvir a comunidade para que possam opinar quais ações eles gostariam que fizéssemos naquela área. Assim, acreditamos que a receptividade será bem maior e a educação ambiental mais contínua e eficiente”, declara a diretora da Educação Ambiental da Sema, Márcia Morais.

Ascom Sema