23/12/16 - 13:51:04

Defensoria de Carmópolis encerra o ano com 1 mil atendimentos (Foto assessoria)

A Defensoria Pública do Estado de Sergipe, localizada no Fórum do município de Carmópolis, encerra o ano de 2016 com 1 mil atendimentos. Implantada em 2015, a unidade de atendimento presta assistência jurídica à população não só de Carmopólis como também de Rosário do Catete e General Maynard.

Para o defensor público titular, Herick Argôlo, a instalação da unidade foi importante para garantir o direito do cidadão hipossuficiente. “Havia uma enorme demanda por direitos reprimida, dada a anterior ausência de defensor público. Com a Defensoria Pública em Carmópolis garantimos a assistência jurídica em contextos que vão da afetividade familiar até demandas por medicamentos, direitos do consumidor, acessibilidade, dentre outros. Também foi possível resolver dezenas de litígios extrajudicialmente, sem necessidade de ajuizar ações judiciais”, pontuou.

Desde a confecção do Mapa da Defensoria Pública de Sergipe em 2013, o número de municípios atendidos por Defensores Públicos subiu de oito para 13, um crescimento de mais de 60%. Além disso, houve uma ampliação e, consequentemente, fortalecimento do quadro de defensores públicos em dois municípios.

Na avaliação do defensor público, o número de atendimentos superou as expectativas. “É gratificante chegar a 1 mil atendimentos, que só demonstra a necessidade da Defensoria Pública ser instalada nas demais Comarcas de Sergipe que ainda não contam com a assistência de um defensor público”, disse Herick Argôlo.

A unidade da Defensoria em Carmópolis conta com um defensor público e estagiários do curso de Direito.

Débora Matos

Foto assessoria