23/12/16 - 15:26:58

Governo alerta para o prazo de sacar o abono salarial que vai até 29/12

Pessoas que trabalharam pelo menos 30 dias em 2014, tem a possibilidade de ainda ter o abono salarial disponível para saque nas agências da CEF e do Banco do Brasil.. O último dia para sacar é 29 de dezembro.

O abono salarial do PIS/Pasep referente ao ano base 2014 é de um salário mínimo (R$ 880). Pode receber esse dinheiro quem está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; tenha trabalhado pelo menos 30 dias em 2014, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos; e tenha seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). É importante fazer um alerta para o PASEP  que é dos servidores públicos das 03 esferas municipal, estadual e federal e muitas dessas pessoas não sabem do direito.

Para saber se tem direito ligue: Alô Trabalho 158

Pela internet procure: Site do Ministério do Trabalho (www.trabalho.gov.br) clicando no banner “Abono Salarial” localizado na parte superior da tela. Neste local está a lista dos trabalhadores com direito ao abono que ainda não fizeram os saques. Essa relação está dividida por Estados e Municípios. Os nomes dos trabalhadores estão em ordem alfabética.

No site abonosalarial.mte.gov.br que disponibiliza uma ferramenta pela qual é possível saber se o trabalhador tem direito ao abono digitando o número do PIS/PASEP ou CPF e a data de nascimento.

Os trabalhadores inscritos no PIS devem procurar a CAIXA, enquanto os inscritos no PASEP devem procurar o Banco do Brasil.

– PIS – o trabalhador que possuir Cartão Cidadão e senha cadastrada pode sacar o PIS nos terminais de autoatendimento da Caixa, ou em uma Casa Lotérica. Se não tiver o Cartão Cidadão, pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de documento de identificação. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-726 02 07 da Caixa.

– Pasep – quem recebe o Pasep precisa verificar se houve depósito na conta. Caso isso não tenha ocorrido, deve procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.

Não tem direito direito ao Abono Salarial:

-Trabalhadores urbanos vinculados a empregador Pessoa Física;

– Trabalhadores rurais vinculados a empregador Pessoa Física;

– Diretores sem vínculo empregatício, mesmo que a empresa tenha optado pelo recolhimento do FGTS;

-Empregados domésticos;

– Menores aprendizes.

No caso de falecimento do titular beneficiário do Abono Salarial, os respectivos sucessores receberão por meio de Alvará Judicial.

Da assessoria