Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

EDVALDO ABRE O DIÁLOGO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O prefeito eleito Edvaldo Nogueira (PCdoB) adotou a postura de conversar com todos os deputados federais e senadores. Pretende fazer isso a partir de janeiro. Vai buscar a ajuda de todos em favor de Aracaju. O quê deseja? Liberação da emenda impositiva de R$ 121 milhões para a Capital, que já tem fim específico.

Edvaldo demonstra que para ele o palanque de campanha já foi desarmado. É bom para Aracaju que não haja freios, só para emperra uma administrar que sequer começou. Lógico que não desfaz o posicionamento político de adversários, mas isso deve ser posto em jogo nos próximos pleitos. Neste momento a questão é Aracaju e ela depende da boa vontade e esforço de todos.

Emperrar conquistas para a cidade é apostar no quanto pior melhor, com objetivo de forçar uma má gestão e, em conseqüência, a tomar a Prefeitura em 2022. Seria uma tática mesquinha…

Ontem já aconteceu o primeiro passo. Na solenidade de filiação ao PP de Wagner Junior e Pedrinho Barreto, no hotel Quality, Edvaldo Nogueira e o senador Eduardo Amorim (PSC) trataram do assunto. Eduardo sinalizou que também desceu do palanque. Disse que as portas do seu gabinete estarão abertas e que não se negará a colaborar para facilitar a administração municipal.

Isso é bom. É crescimento. É sensatez. Altruísmo até! Que a boa vontade de Eduardo contamine a bancada, porque qualquer administração terá responsabilidade também com eleitores da oposição, que não podem pagar porque o seu candidato não se elegeu. Esse sentimento de desprendimento é que consolida a boa política.

TURISMO

O governador Jackson Barreto (PMDB) ficou satisfeito com a presença do ministro do Turismo, Marx Beltrão, que se mostrou muito ‘solícito às nossas demandas’.

– Sergipe está no caminho certo do desenvolvimento e reflete em Brasília, disse.

LARGO

Jackson acredita que o projeto do Largo da Gente Sergipana, mostrado ao ministro, seja realizado com o apoio do Ministério do Turismo e do Instituto Banese.

– O projeto dialoga bem com nossa gente e com nossa cultura.

RICARDO

O suplente de senador Ricardo Franco (sem partido) não esconde que tem simpatia pelo nome do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) para candidato a presidente da República.

Ao lado de Fábio Henrique (PDT), Ricardo conversa com Ciro em janeiro.

ADMITE

O próprio Ricardo admite que, dependendo da conversa que terá com Ciro Gomes, pode escolher o PDT como seu novo partido.

Fábio Henrique torce muito que isso aconteça…

SEM CONVITE

Ricardo Franco não foi convidado pelo grupo de oposição para participar da reunião e confraternização. Já foi um ‘chega pra lá’ para mostrar que ele não está no bloco.

– Eu não sou mesmo oposição, nem Governo, sou Sergipe, disse Ricardo.

ENCONTRO

O bloco de oposição teve encontro ontem pela manhã e fez uma avaliação das eleições municipais e de perspectivas para 2017. Eduardo Amorim é o nome ao Governo.

Mais isso será ‘maturado’ no decorrer de 2017 até as convenções em 2018.

ANDRÉ MOURA

O líder do Governo, deputado André Moura, não participou da reunião do bloco de oposição, porque teve encontro com Michel Temer, ontem à tarde.

André chegou a Aracaju por volta das 23 horas e retorna a Brasília terça-feira.

FILIAÇÃO

André Moura também não participou da solenidade de filiação de Wagner Junior e Pedrinho Barreto ao PP. Mas ligou para o presidente nacional da sigla, Ciro Nogueira.

André falou também com Venâncio Fonseca e Luciano Barreto.

EDVALDO

O prefeito eleito Edvaldo Nogueira (PCdoB) participou do ato de filiação de Wagner Junior e Pedrinho Barreto no Partido Progressista.

Teve uma conversa mais reservada com o senador Eduardo Amorim.

JACKSON

Capitão Samuel informa que o governador também esteve no evento, e, perguntado por que brincou: “vim paquerar com o PP” (risos).

– Que venha 2018, sugeriu Samuel.

QUE HOUVE

Valadares Filho disse que na reunião do bloco de oposição tratou-se da luta pela unidade do grupo o que ficou “comprovado no próprio encontro de ontem”.

Conversou-se sobre 2018, mas sem citar nomes.

PREFEITOS

Valadares lembrou que o bloco elegeu mais de 40 prefeitos e decidiram que senadores e deputados vão trabalhar para ajudar a todos em Brasília.

Também será feita uma agenda de visitas aos municípios.

PROBATÓRIO

Um político que participou ontem da confraternização, disse que Amorim já está mais acostumado em ser oposição e é quem deve ficar com o comando do grupo.

– Os Valadares estão em estado probatório, porque foram Governo sempre.

ASSEMBLEIA

Três suplente assumem a Assembleia a partir de 1º de janeiro, substituindo os deputados Gilson Andrade, Valmir Monteiro e Padre Inaldo, eleitos prefeitos de suas cidades.

São eles: Gilmar Carvalho, Morito Matos e vereador Tijoi Barreto.

CONSULTA

A Assembleia enviou consulta ao Tribunal de Justiça e ao TRE para saber se havia algum impedimento para a posse de Tijoi, que responde a processo na Câmara.

Em caso de impedimento de Tijoi, assume Daniel Fortes.

FAZENDA

Um deputado da base aliada estranha que o governador Jackson Barreto ainda não tenha anunciado o sucessor de Jéferson Passos na Secretaria da Fazenda.

– O momento pede pressa para a indicação do novo secretário da Pasta, disse.

FERNANDO

O parlamentar sabe que Jackson conversou com o presidente do Banese, Fernando Mota, e que ele não havia aceitado trocar o banco pela Fazenda.

– Acho que JB deveria insistir porque Fernando é o nome ideal.

COMO VÊ 2018

Falando sobre 2018, o deputado admite que Jackson Barreto sendo candidato ao Senado e Eduardo ou Valadares também, os dois estarão eleitos.

– Tira o sonho dos demais nomes que disputarão as duas vagas.

SEM BARREIRA

É o programa que o vereador Lucas do Aribé (PSB) vai apresentar na TV Câmara, a partir de janeiro. Tratará de questões à acessibilidade.

Aliás, sua principal bandeira de luta.

Notas

Saque – Anunciado ontem como medida para estimular a economia no próximo ano, o saque do saldo das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) só poderá ser feito a partir de fevereiro. O Ministério do Planejamento anunciará um calendário de saque com base na data de nascimento dos trabalhadores.

0x0

Cartão – A limitação da permanência do cliente no rotativo do cartão de crédito por 30 dias reduz a inadimplência do setor, informou a Associação Brasileira das Empresas de Cartões (Abecs). A medida permitirá ao consumidor controlar melhor o orçamento doméstico e a comprometer menor parte da renda mensal com parcelas.

0x0

Armas – Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes anunciou ontem que armas de fogo apreendidas com criminosos podem ser doadas a órgãos de segurança pública. O decreto que trata da questão foi publicado no Diário Oficial da União. Os policiais poderão utilizar fuzis e metralhadoras retirados do crime.

0x0

Indulto – Alexandre de Moraes, disse que hoje será publicado o indulto natalino com uma lógica diferente do que vinha sendo publicado ano a ano. “Pela primeira vez, nós separamos: de um lado, os crimes sem violência ou grave ameaça, e, de outro lado, crimes com violência ou com grave ameaça à pessoa”.

0x0

Décimo – Terminou terça-feira o prazo para que as empresas paguem aos trabalhadores a segunda parcela do 13º salário. A estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) é que o pagamento integral do salário extra tem potencial para injetar R$ 197 bilhões na economia este ano.

0x0

Previdência – O presidente do INSS, Leonardo de Melo Gadelha, defendeu a reforma na Previdência Social, mas pediu que a população não tenha “açodamento” em procurar as agências do instituto. Segundo ele, as discussões no Congresso em torno da reforma serão feitas com possibilidade de manifestação das partes interessadas.

Conversando

Chester – Ademar Queiroz faz pergunta difícil: “Alguém já viu uma criação de Chester? Tem penas, pelos, voa, rasteja, pia, rosna?”

Turismo – Em Sergipe, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, falou sobre a importância de investir no potencial turístico do Brasil para superar a crise.

Centro – Jackson Barreto diz que investimentos feitos no Centro de Convenções representam o compromisso com o progresso do turismo e da economia em Sergipe.

Saque – A Caixa vai publicar, em fevereiro, um cronograma que indicará as datas em que cada trabalhador elegível poderá sacar seu saldo do FGTS.

É moda – Gilvan publica que no Brasil é moda, roubam o dinheiro do povo e depois conversa e tá tudo certo. Devolver nada.

Sargento Edgard – “Vou ser criticado, mas é o que penso. Gosto de animais, porém está havendo excesso, estão se preocupando mais com animais que com crianças”.

Burburinho – O Relatório Reservado revela que nos corredores do Congresso havia um forte burburinho de que o Natal da Lava Jato poderá chegar antes do dia 24.

Epidemia – Alagoas está à beira de uma grave epidemia de chikungunya. Hospitais e médicos não estão preparados para enfrentar o caos na saúde pública.

Zika – A grande epidemia de Zika que se espalhou pelo Brasil, principalmente no Nordeste, pode ter sido impulsionada por fenômeno climático.

Leia também