Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Terno novo, vida nova

Muita gente trocou o tradicional presente de Natal por um terno novinho em folha. Estamos falando dos felizes futuros prefeitos e vereadores sergipanos, que tomarão posse no próximo dia 1º. Muitos já estão habituados à indumentária, enquanto outros vestirão o terno pela primeira vez, uma exigência regimental na maioria dos legislativos municipais. Dos vereadores eleitos em outubro passado, espera-se que apresentem projetos realistas, fiscalizem as ações do Executivo e que não confundam o mandato popular com uma banquinha de jogo onde a predomina a corrupção. Quanto aos 75 prefeitos, a expectativa é que sejam trabalhadores, tenham sensibilidade e competência para resolver os problemas da população e, principalmente, que sejam honestos. Aos eleitores, que em sua maioria nunca vestiram um terno, cabe o papel de fiscalizar os futuros prefeitos e vereadores, denunciando aqueles que costumam confundir o público com o privado. No mais, é desejar boa sorte a todos.

De olho em 2018

De A a Z, a classe política sergipana prestigiou ontem, a filiação ao PP do jovem Wagner Junior, neto do empresário da construção civil, Luciano Barreto. Quem não foi, se desculpou com o anfitrião. No discurso, o novo pepista disse logo a que veio: “Quero disputar o cargo de deputado federal”. Na mesma solenidade, o vereador aracajuano Pedrinho Barreto, ex-tucano, também assinou ficha de filiação ao PP.

Cochilar é bom

Cochilar depois do almoço estimula a aprendizagem, segundo indica um novo estudo sobre o sono. De acordo com o trabalho, uma hora de cochilo durante o dia é capaz de restaurar e até mesmo de ampliar os processos cognitivos. Por outro lado, quanto mais horas um indivíduo permanecer acordado, mais “preguiçoso” se torna o seu cérebro. Perder uma noite de sono derrubaria a capacidade de armazenar novas informações em cerca de 40%. Cruz credo!

Cabeça a prêmio

Segundo publica a articulista Helena Chagas no site Os divergentes, “o deputado federal André Moura (PSC) deverá ser a primeira vítima da derrota do governo na votação do projeto de renegociação das dívidas estaduais. Alvo de tucanos, peemedebistas e, sobretudo, do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), André virou saco de pancadas preferido do plenário da Câmara”. Misericórdia!

Luta pela terra

Cerca de 400 militantes participaram do 30º Encontro Estadual do MST em Sergipe. Encerrado ontem, no Assentamento Moacir Wanderley, em Socorro, os participantes avaliaram as três décadas de lutas e conquistas, e traçaram os novos horizontes do movimento. O dirigente Nacional do MST, João Pedro Stédile, reafirmou a necessidade da luta para o ano de 2017, o combate ao governo golpista, contra a reforma da previdência e a exigência de eleições gerais direta. Haja fôlego!

Estranho silêncio

E o suplente Acácio do Augusto Franco (PSDB) diz ter revelado à Polícia o nome do vereador que lhe propôs uma propina de R$ 50 mil para aprovar o próximo aumento da tarifa dos ônibus de Aracaju. A proposta indecente teria sido feita quando o tucano assumiu o mandato por força do afastamento de 10 vereadores acusados de terem metido a mão grande em recursos públicos. Estranho nisso tudo é o silêncio da Câmara, que até agora não deu um pio sobre a gravíssima acusação. Homem, vôte!

Turismo de aventura

Empresas que oferecem atividades mais radicais de turismo de aventura, como rafting, rapel e bungee jumping, precisam seguir regras de controle de segurança para os clientes. Já os consumidores, alertam especialistas, devem buscar atrações compatíveis com suas condições físicas. Antes de praticar um esporte radical é preciso verificar se a empresa que oferece o serviço está formalizada e se tem alvará de funcionamento. No mais, é curtir a natureza.

Sem política

E o futuro presidente da Emsurb, ex-deputado federal Mendonça Prado (PMDB), jura que não fará política enquanto estiver no cargo. Segundo ele disse ao Jornal da Cidade, se assumir com a cabeça voltada para a política não vai desenvolver “aquilo que sonho tecnicamente para a cidade que amo”. Então, tá!

João sumiu

Nunca Aracaju esteve tão abandonada como agora. Desde que perdeu as eleições, o prefeito João Alves Filho (DEM) jogou a toalha, escafedeu-se, deixando a cidade entregue às baratas, ratos e outros bichos. Será que, mesmo tendo abandonado a administração municipal e deixado os servidores na maior pindaíba, João está recebendo em dia o gordo salário?

Grana do FGTS

O Diário Oficial da União publica hoje a medida provisória dispondo sobre a movimentação de conta do FGTS vinculada a contrato de trabalho extinto até 31 de dezembro de 2015. A MP não traz nada sobre quando os saques poderão ser feitos. A previsão deste governo temerário é que as operações comecem em fevereiro de 2017, devendo ser anunciado um calendário com base na data de nascimento do suplicante. Aguardemos, portanto!

Bico Seco

Segundo o Instituto “Galináceos de Pesquisa”, a crise econômica é tamanha que, mesmo conhecendo a necessidade etílica dos condenados, a grande maioria dos sergipanos não embriaga mais o peru caipira antes de abatê-lo para a ceia natalina. Crueldade!

Recorte de jornal

_____________________________________________________________________________________1902

Publicado no jornal Estado de Sergipe, em 23 de dezembro de 1902.

Resumo dos jornais

Leia também