26/12/16 - 13:11:18

SMTT apresenta balanço das ações durante a gestão atual (Foto assessoria)

Durante a gestão do atual prefeito João Alves Filho, 2013-2016, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, liderada por Nelson Felipe da Silva Filho, realizou diversas operações, readequações viárias, renovou a frota de ônibus do transporte público coletivo, convocou novos agentes e modernizou os equipamentos e veículos do órgão. Todas as medidas adotadas, por meio das Diretorias de Trânsito, Transporte Público, Planejamento e Sistemas e Financeiro, visam sempre a melhoria da mobilidade urbana da cidade.

Também é mérito dessa gestão a implantação do primeiro sistema de compartilhamento de bicicletas Caju Bike – que incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte e reduz as emissões de gás carbônico- e o Rotativo Aju – sistema que disciplina as vagas de estacionamento no Centro da Cidade. Além disso, a gestão conseguiu realizar o consórcio do transporte público com os outros municípios da Região Metropolitana (Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão) e o Governo do Estado.

Planejamento e Sistemas

No que se refere às intervenções viárias realizadas pelo órgão, destacam-se as mudanças de circulação propostas na Avenida Euclides Figueiredo/Maranhão, que reduziu os congestionamentos na região, na Avenida Hermes Fontes, na Avenida Tancredo Neves, na Rotatória da Atalaia e outras 16, realizadas em diversos bairros de Aracaju. Uma mudança geométrica importante e que, além do ordenamento do trânsito, também contribuiu para o embelezamento da cidade, aconteceu na Avenida Beira-mar, onde foi extinta a rotatória, instalado o primeiro semáforo inteligente e feito o reordenamento dos retornos.

Nesse mesmo período, 61.945 m² de faixas de pedestres e linhas de bordo foram acesas. Para chamar a atenção de todos e promover mais segurança durante a travessia, algumas faixas de pedestres foram pintadas na cor azul.  7.326 placas de sinalização vertical foram fabricadas pela SMTT e implantadas na cidade, dentre novas regras de circulação e substituição de placas danificadas pela ação do tempo ou do homem. 254 abrigos de ônibus foram substituídos e foi feita a manutenção e modernização dos semáforos da cidade.

Além disso, os projetos de BRT foram elaborados, concluídos e aprovados pela Caixa Econômica Federal. Algumas licitações necessárias para a implantação do novo sistema de transporte também já foram publicadas.

Trânsito

Além das operações de mobilidade, houve a convocação dos excedentes do último concurso para agentes. Esses últimos convocados integraram o quadro da SMTT e foram decisivos na melhoria da mobilidade urbana da cidade e na redução de 50% dos acidentes registrados. Os esforços da superintendência também estão expressos na modernização dos equipamentos utilizados pelos agentes e na oferta de cursos de capacitação para os mesmos, incluindo a parceria com o Tribunal de Justiça (TJ) de Sergipe, que formou turmas de mediação de conflitos.

A redução dos índices de acidentes alcançada por essa gestão também se deve aos 57 equipamentos de fiscalização eletrônica espalhados nos pontos com maiores índices de acidentes da cidade, aos dois radares móveis disponíveis, aos 5 painéis fixos e 2 móveis que passam informações úteis e de conscientização para a população. As ações de educação para o trânsito, desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação, também são exemplos de esforços que resultaram na diminuição dos índices.

Transporte Público

Nesse mesmo período, a SMTT atuou na fiscalização e ampliação do serviço prestado à população. Dessa forma, o layout dos táxis e transportes escolares foi alterado, melhorando a identificação dos veículos, a frota de ônibus foi renovada em mais de 60 por cento e a fiscalização ao transporte irregular de passageiros intensificada; só em 2016, 412 foram retidos ao pátio do órgão.

A superintendência também fez alterações e criou novas linhas de ônibus, como a 075 – Litoral Norte/Mercado, 103 – Conjunto Maria do Carmo/Maracaju, 064 – Albano Franco/Centro via Porto Dantas e 101 – Parque São José/Maracaju.

SMTT