27/12/16 - 07:29:17

Fim de semana natalino soma 2.692 atendimentos nos Hospitais Regionais (ascom)

As unidades atuaram de forma integrada e de acordo com as estratégias estabelecidas pelo Plano de Contingência, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) para as festividades de final de ano

A Rede Estadual de Urgência e Emergência garantiu aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a assistência descentralizada, através das suas unidades de saúde. Durante o fim de semana natalino, entre os dias 23 e 25 de dezembro, os Hospitais Regionais registraram, juntos, 2.692 atendimentos.

Esse total refere-se à assistência prestada pelos Regionais de Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora da Glória, Propriá, Estância e Itabaiana. As unidades atuaram de forma integrada e de acordo com as estratégias estabelecidas pelo Plano de Contingência, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) para as festividades de final de ano.

O Regional de Socorro registrou atendimento a 693 pacientes. A demanda esteve distribuída nas seguintes especialidades médicas: 118 atendimentos Pediátricos, 54 em Obstetrícia e 521 na Clínica Médica. Além disso, foram realizados 10 partos e duas curetagens.

“Todos os pacientes que procuraram o pronto-socorro foram atendidos,  ficando internados apenas oito pacientes. Não foram realizadas transferências para outros hospitais da Rede, mesmo os casos graves permaneceram nesse Hospital Regional, comprovando a qualidade dos serviços prestados à população”, destacou a superintendente da unidade, Genisete Pereira.

Já no Hospital Regional São Vicente de Paula, em Propriá, foram 662 pacientes atendidos nesse período, sendo 341 na Clínica Médica, 110 na Pediátrica, 78 na Clínica Cirúrgica, 73 na Ortopedia, 34 na Clínica Ginecológica, além de nove partos, 10 internamentos clínicos e sete cirurgias.

Glória e Estância

No Alto Sertão sergipano, o Regional de Nossa Senhora da Glória contabilizou 434 atendimentos. Durante o final de semana a unidade registrou a realização de sete partos, 80 atendimentos pediátricos e apenas três remoções.

“Contabilizamos 316 atendimentos na Clínica Médica, 24 avaliações Obstétricas e 14 atendimentos na sala de procedimentos. Também registramos dez altas e o mesmo número de internamentos”, acrescentou a gerente das unidades de internação do Regional de Glória, Fabrine Almeida.

Em Estância, o Hospital Regional Dr. Jesse de Andrade Fontes registrou 465 atendimentos durante o último final de semana. Foram contabilizados 10 internamentos, oito cirurgias, 11 transferências, 399 altas.

“Dos atendimentos realizados nesse período foram 265 em Clínica Médica, 79 em Pediatria e 62 atendimentos cirúrgicos, envolvendo suturas e cirurgias de pequeno porte como é o caso dos desbridamentos, acesso central, traqueostomia, entre outros”, esclareceu a superintende da unidade, Luciana Carvalho.

Itabaiana

O Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho, em Itabaiana, registrou 518 atendimentos entre a sexta-feira e o domingo. Entre todos os pacientes recebidos, 501 receberam alta médica antes das 24 horas após o atendimento, apontando uma resolutividade imediata na unidade em torno de 96,7%.

Em termos de classificação de atendimento, a Unidade Regional do Agreste contabilizou 322 acolhimentos, 23 casos de ortopedia, 57 suturas, 76 casos de observação pediátrica e 40 consultas em ambulatório.

Contabilizando o total de acolhimentos, consultas ambulatoriais e observações pediátricas, o Hospital Regional de Itabaiana registra 438 pacientes atendidos, o que significa 84.5% de procura por atendimento ambulatorial entre todos os registros computados no referido período.

ASN