28/12/16 - 05:00:13

CEOs encerram o ano com mais de 12 mil atendimentos (Foto assessoria)

Apenas em procedimentos cirúrgicos, o número ultrapassa os 8.500 casos. Os dados são correspondentes até o mês de novembro

Em Sergipe, os sete Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), gerenciados pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), já atenderam, somente este ano, mais de 12.900 pacientes. De acordo com o balanço anual feito pela Coordenação dos CEOs (Coceo), além deste número de atendimentos nas unidades que estão localizadas nos municípios de Tobias Barreto, Boquim, Laranjeiras, São Cristóvão, Propriá, Nossa Senhora da Glória e Capela, mais 10.992 pacientes com deficiência receberam cuidados odontológicos.

“Fazemos a saúde bucal especializada. Através da Funesa e da Secretaria de Estado da Saúde, buscamos não somente o cumprimento de metas pactuadas. Queremos junto com as equipes dos CEOs produzir saúde, qualidade de atendimento, resolutividade com cidadania, sorrisos saudáveis e usuários satisfeitos”, disse a coordenadora dos CEOs, Ana Márcia Menezes de Oliveira.

Em 2016, o número de cirurgias realizadas pelos CEOs ultrapassaram a casa dos 8.500. Além disso, foram 1.595 tratamentos de canal, 7.069 procedimentos de periodontia e mais 12.024 procedimentos integrados, que correspondem a radiografias periapicais, interproximais e consultas especializadas.

“O Estado prioriza o bom atendimento na Saúde, o que é possível constatar por causa dos bons profissionais que temos. As equipes dos CEOs da Funesa são muito competentes e criativas. Desenvolvem as mais variadas maneiras para dar o melhor atendimento aos pacientes”, elogiou o diretor-geral da Funesa, Adriel Alcântara.

O bom atendimento é visto na maneira dos CEOs acolherem seus pacientes, principalmente em relação às pessoas com deficiência. “Neide é muito bem atendida aqui. Vem sempre e, por isso, não tem nenhum problema com os dentes”, disse Raquel de Jesus, que estava como acompanhante de sua vizinha, Neide Carvalho, de 23 anos.

No Estado, os CEOs são responsáveis por ofertar serviços especializados após o cidadão iniciar um tratamento na Atenção Básica (cuidados nas Clínicas de Saúde da Família ou em Postos de Saúde). Os Centros possuem consultórios muito bem equipados com aparelho de Raio X para auxiliar nos diagnósticos e aparelho de ultrassom para tratamento periodontal. Além disso, as unidades possuem profissionais especialistas em endodontia, cirurgiões bucomaxilofaciais, especialistas em pacientes com deficiência e periodontia.

ASN