28/12/16 - 05:55:27

SINTESE DIVULGA AS NOTAS DA PROVA FINAL 2016 NESTA QUARTA

O ato público apresentará as notas que prefeitos, prefeitas e o governador do Estado obtiveram em 2016 na gestão da Educação pública sergipana

O SINTESE apresenta nesta quarta-feira (28), no calçadão da rua João Pessoa no centro comercial de Aracaju as notas que prefeitos, prefeitas e  o governador do Estado obtiveram em 2016 com relação a política educacional.

Completando 10 anos de realização a “Prova Final da Gestão da Educação Pública” é uma avaliação realizada pelo SINTESE onde os educadores avaliam anualmente como a política pública educacional foi conduzida pelos 74 gestores municipais e o governo do estado (Aracaju fica de fora da lista, pois os professores da rede municipal aracajuana são filiados ao Sindipema).

Cinco aspectos foram avaliados: Valorização Profissional; Gestão Democrática; Política educacional e a qualidade social do ensino; Garantia de direitos do Plano de Carreira e Estatuto; Condições de trabalho.

Os educadores atribuíram notas de 0 a 2 (zero a dois) em cada um dos temas. A nota final do gestor foi obtida pela soma dos pontos nos cinco temas.

As notas foram depositadas em 177 urnas itinerantes que passaram por escolas municipais e estaduais de Sergipe e em demais espaços de trabalho onde há professores filiados ao SINTESE.

O ano de 2016 foi marcado pelos intermitentes atrasos no pagamento dos salários, falta de alimentação e transporte escolar e também por problemas de ordem pedagógica. Na expectativa do SINTESE esse cenário será exposto nas notas atribuídas pelos docentes aos gestores públicos. Como sempre tem feito, o sindicato irá denunciar os problemas ocorridos na Educação em 2016 de forma lúdica e interativa.

“Como buscamos fazer sempre, dialogamos durante todo o ano com o povo sergipano sobre tudo o que aconteceu na educação em 2016, seja através de entrevistas na imprensa, pelas redes sociais, nos nossos eventos e atos públicos. Com isso, a Prova Final da Gestão da Educação Pública se transforma em uma retrospectiva, como um momento onde nós educadores e educadoras buscamos refletir com a sociedade sobre como os gestores públicos trataram a educação a cada ano”, aponta a presidenta do SINTESE, Ivonete Cruz.

Por: Caroline Santos – Sintese