Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

SERGIPE REGISTRA NOVO SALDO POSITIVO DE EMPREGO EM NOVEMBRO

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), indicou que, no mês de novembro de 2016, Sergipe apresentou um saldo (total de admissões menos total de desligamentos) positivo de 116 empregos formais, sendo o segundo saldo positivo do ano.

Os setores do Comércio e da Indústria de Transformação foram os que apresentaram os maiores saldos positivos, com a criação de 574 e 563 novos empregos, respectivamente. O bom desempenho no comércio está ligado ao período de fim de ano, com as maiores contratações nas atividades varejistas de vestuário e de calçados. Na Indústria de Transformação, o bom desempenho deveu-se, principalmente, na fabricação de álcool, que criou 983 novos postos de trabalho, no mês de novembro.

Entre os setores que apresentaram saldos negativos, os piores resultados foram observados na Indústrias da construção e no setor de serviços. A construção civil apresentou redução de 469 empregos, no mês de novembro de 2016, sendo a construção de edifícios a atividade que mais colaborou para o mau desempenho, contabilizando 408 empregos a menos. Já o setor de serviços apresentou redução de 401 postos de trabalho, com destaque para as atividades de serviços vinculados à educação e a prestação de serviços às empresas.

Entre os municípios sergipanos com mais de 30 mil habitantes, apenas Nossa Senhora da Gloria apresentou um bom resultado no saldo de empregos, com a criação de 56 novas vagas, principalmente no comércio. Já os saldos negativos mais significativos foram observados nos municípios de Aracaju e São Cristóvão, que apresentaram saldos negativos de 398 e 83 postos de trabalho, respectivamente, tendo como principal responsável, pelo mau desempenho, a indústria da construção, em Aracaju, e do setor de serviços, em São Cristóvão.

Antonio Oviêdo dos Santos

Leia também