02/01/17 - 14:08:07

MARIA MENDONÇA FAZ BALANÇO DE SUAS AÇÕES NA ASSEMBLEIA

A deputada estadual Maria Mendonça (PP) fez um balanço da sua atuação parlamentar em 2016 e destacou proposituras de importante relevância que foram aprovadas, a exemplo das que transformaram a festa do caminhoneiro e a bienal do livro em patrimônio cultural e imaterial de Sergipe, incluindo-as no calendário oficial de eventos do Estado.

“A festa do caminhoneiro garante uma grandiosa projeção nacional e internacional a Sergipe e, em especial, a Itabaiana. A bienal do livro, tem um aspecto cultural fortíssimo e de valorização dos intelectuais, dos escritores e demais pessoas que participam do evento e divulgam os seus trabalhos”, afirmou Maria, ressaltando o alavancar socioeconômico e cultural que os dois eventos propiciam ao Estado como um todo.

Em entrevista à rádio Capital do Agreste, em Itabaiana, Maria também falou do Projeto de sua autoria que institui o Novembro Azul, cujo mês é dedicado a ações de conscientização da saúde do homem. “Os homens culturalmente têm mais resistência para cuidar da saúde. O nosso projeto tem esse propósito de conscientizá-los sobre a importância da necessidade de se precaver, de modo a prevenir e diagnosticar problemas mais danosos à saúde”, afirmou.

Outras iniciativas –  Outra iniciativa destacada por Maria, é o Hemóvel, um automóvel, devidamente equipado, transformando-se em um banco de coleta de sangue (no modelo do Hemose) para atender as demandas da população de todos os municípios sergipanos. “Na década de 90, como deputada, eu lutei arduamente para que fosse construída uma unidade do Hemose em Itabaiana. A área foi preparada (onde hoje funciona o centro odontológico), mas os técnicos entenderam que não seria possível, dada a dificuldade de pessoal, o que poderiam comprometer a qualidade dos serviços, entendendo que melhor seria a base continua na capital”, relatou Maria, observando que, hoje, com o Hemóvel, o carro se desloca para os municípios e a população, de forma organizada, tem o seu sangue coletado, com tranquilidade, sem precisar de deslocar para a capital.

Essa propositura, de acordo com Maria, contribui sobremaneira para minimizar a questão da falta de sangue, uma vez que os doadores do interior, que têm dificuldade de se deslocar, acabam por ser atendidos em seus próprios municípios. “O Hemóvel, cuja propositura de nossa autoria, foi apravada, vem com a perspectiva de melhorar a vida das pessoas, ajudando a salvar diversas vidas que precisam de sangue. A nossa ideia, de fato, é a de salvar vidas, garantindo aos sergipanos o direito de ter sangue disponível”, justificou.

Várias outras proposituras, a exemplo de Requerimentos, Indicações, Projetos de Leis e Moções foram apresentados e aprovados no decorrer deste ano. Além disso, Maria participou de diversas ações em favor dos sergipanos e dos itabaianenses, a exemplo da luta pelo não fechamento do hospital e maternidade São José, em Itabaiana, e Hospital São José, em Aracaju, que enfrentam sérias dificuldades financeiras.

Maria também lutou em favor dos irrigantes que algumas vezes ficaram sem água, tendo as suas produções comprometidas em virtude da suspensão da energia elétrica, dada a falta de pagamento por parte do governo do Estado.  Ela encampou, ainda, a luta dos condutores de transporte escolar que suspenderam o serviço por não receberem os seus salários, uma vez que o governo deixou de fazer os devidos repasses às empresas, comprometendo o ano escolar de diversos estudantes.

“Posso dizer, com tranquilidade, que fizermos um mandato propositivo em respeito ao voto que nos fora confiado. Cumprimos o nosso papel, enquanto fiscalizadora das ações do Executivo e trabalhamos para melhorar a vida dos sergipanos e do nosso povo”, afirmou a deputada, ao agradecer à população do Estado em especial ao povo de Itabaiana, sua terra natal.

Fonte e foto assessoria