03/01/17 - 13:20:57

SERGIPE É O 2º ESTADO QUE MAIS CONTRATOU NO MÊS DE NOVEMBRO

Sergipe foi um dos dois únicos Estados do país que registrou saldo (admissões menos desligamentos) positivo de empregos no mês de novembro. O resultado favorável foi registrado pelo segundo mês consecutivo e pela quarta vez no ano de 2016. Em novembro foram criados 116 novos postos de trabalho em Sergipe, o que significou uma variação de 0,04%, superado somente pelo resultado da vizinha Alagoas, que no período apresentou 284 admissões e uma variação de 0,08%).

De acordo com a análise feita pelo economista Magaiver Correia, da Assessoria de Planejamento da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), os setores responsáveis pelo alento de novembro foram o comércio (574 adm.; var. 0,90%) e a indústria de transformação (563 adm.; var. 1,25%). “O primeiro foi puxado pelas contratações temporárias típicas de fim de ano, estimuladas pelas festas de Natal e Ano Novo, sendo o comércio varejista principal responsável, com 87,63% das admissões, em especial as atividades de comércio de artigos de vestuário (225 adm.) e de calçados (154 adm.)”, destacou.

Segundo o especialista, pelo lado da indústria, novamente a cadeia produtiva sucroalcooleira mostrou sua importância para a economia sergipana, especialmente no Leste Sergipano e no Vale do Cotinguiba. “Neste caso, não pelos resultados da agricultura, mas pela fabricação de álcool, que registrou um montante de 983 contratações no período”, observou.

Para o secretário Chico Dantas (Sedetec), especialmente o resultado do comércio varejista, funcionou com um alento para o atual momento da economia sergipana, que atravessa sua maior crise. “Isso porque recoloca os profissionais no mercado de trabalho, na expectativa de permanência após o período festivo. As previsões para 2017 se animam ainda mais com o início da obra da termoelétrica que vai contratar centenas de sergipanos no primeiro semestre deste ano”, analisou.

Da assessoria