Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

CONVITES A MACHADO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Prefeitos eleitos e reeleitos iniciam novos mandatos. São mais quatro anos à frente, para realizarem o que prometeram em campanha, mesmo que não tivessem em mãos estudos que indicassem, com exatidão, o que vão encontrar pela frente. Todos terão sérias e profundas dificuldades para chegar próximos à luz no final do túnel.

As posses tiveram tom festivo, apesar dos problemas que todos têm pela frente. Em Aracaju, por exemplo, teve também alguns sopros políticos. Bem característicos da boa vizinhança. O governador Jackson Barreto (PMDB) por exemplo, não perdeu tempo ao se encontrar com o ex-vice-prefeito José Carlos Machado (ainda PSDB) e convidá-lo, sem reservas, a filiar-se ao seu partido.

Machado não disse sim ou não, mas agradeceu a gentileza do convite.

Mas não foi só JB que tentou Machado. O já ex-prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva (PRB), provável candidato ao Senado Federal, já tem almoço agendado com José Carlos Machado amanhã. Na pauta, política e eleições de 2018, recheada de mesuras para que o ex-vice preencha a ficha de filiação da legenda que tem como presidente nacional o ministro da Indústria e Comércio, Marcos Pereira.

Na realidade Machado está avaliando o seu retorno à Câmara Federal, incentivado até por ex-colegas, como José Carlos Aleluia (DEM). Mas não deseja se precipitar. Dificilmente permanecerá no PSDB e vai procurar rumos diferentes, chegando até a pensar em integrar o PPS ou siglas de igual porte, que possam lhe dá perspectiva de conquistar o mandato.

Machado é um nome. Político hábil que está inserido neste momento em que se clama por renovação para retornar a Brasília e ajudar na reformulação política de um Brasil desacreditado.

TRANSMISSÃO

Quinta-feira, o ex-prefeito João Alves Filho pediu ao ex-vice José Carlos Machado que o representasse na transmissão de posse ao prefeito eleito Edvaldo Nogueira.

Machado telefonou para Edvaldo e comunicou que seria ele que passaria a faixa.

CONVITE

Deu tudo certo e, nos cumprimentos, o governador Jackson Barreto fez um convite aberto a Machado para que ele se filiasse ao PMDB.

Machado agradeceu o gesto, mas não disse ‘sim’ ou ‘não’.

DERROTA

A oposição sofre a primeira derrota do ano, na disputa pela Presidência da Câmara Municipal. Apesar de ter maioria na Casa perdeu o seu comando.

Nitinho (PSD) conseguiu vencer Vinícius Porto (DEM).

TUDO CERTO

Vinícius Porto contava com 13 votos certos para ganhar as eleições e já se considerava eleito, mas Nitinho conseguiu tirar-lhe quatro vereadores.

Palhaço Soneca, Thiago Batalha, Manoel Marcos e Juvêncio Oliveira.

ENTENDE

Vinícius Porto disse que entende e respeita a posição de Nitinho. Almoçou com ele, mas o avisou que não poderia segui-lo

Vinícius lamentou a posição de outros que eram oposição e viraram situação.

PALHAÇADA

A direção do PPS em Aracaju admitiu que não deixa de ser uma palhaçada tudo o que fez o vereador Palhaço Soneca ao se insurgir contra o partido.

Soneca traiu a decisão do partido à véspera da eleição a presidente da mesa.

FICA CLARO

Vereadores de partidos – sem cunho ideológico – dançam de conformidade com a música. É muito difícil segurar uma bancada municipal de oposição.

O Poder fascina e erotiza.

BASTA

Decepcionado, o presidente do PPS em Sergipe, Clovis Silveira, pede um basta ao prazer sem escrúpulo, comércio sem moral, ciência sem humanismo.

E mais: “política sem idealismo e religião sem austeridade e sacrifício!”

SÃO CRISTÓVÃO

O novo presidente da Câmara Municipal de São Cristóvão, vereador Vanderlan Correia (PMDB), foi eleito por unanimidade dos votos de seus pares (15 a 0)

Algo inédito no município…

BOM TRABALHO

O prefeito Marcos Santana trabalhou bem para fortalecer a administração e conseguiu o apoio de cem por cento da bancada na Câmara Municipal.

Vai aprovar o que quiser… e puder.

REFORMA

Só a partir da próxima semana que o governador Jackson Barreto vai iniciar a reforma do secretariado, e definir um nome para a Secretaria da Fazenda.

Jackson passa a semana em sua casa da Atalaia Nova.

TIJOI BARRETO

O deputado Tijoi Barreto (PR) assumiu a Assembleia e já avisou que não fará o jogo de uma ou outra bancada. Vai apoiar propostas importantes para Sergipe.

Independente de que venha do Governo ou da oposição.

MORITOS

Moritos Matos (PDT) assumiu a Assembleia ontem de ‘bandana’ e tudo. Será aliados do Governo ao lado de Silvia Fontes, sem nenhum problema.

Dia 09 assume Gilmar Carvalho, que não será Governo e nem oposição.

VALMIR

O prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC) terá como sua primeira meta, ainda esta semana, limpar a cidade em toda sua extensão.

Outra urgência: tratar da educação.

COMO ESTÁ?

Valmir Monteiro disse que a questão da Educação é emergencial, porque as aulas só vão ser concluídas em março e pode atrapalha a meta deste ano.

Já está tratando do assunto no setor.

EM VIAGEM

O ex-prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT), já viajou. Foi longe. Quando retornar é que vai retomar a agenda do partido já para o biênio de 2017/2018.

Fábio disputa vaga para Câmara Federal.

TURISMO

O governador Jackson Barreto já entrou em contato com Fábio Henrique para que ele assuma a Secretaria do Turismo. Tudo indica que Fábio vai aceitar.

Mas a resposta fica para quando voltar de viagem.

HELENO

A partir de agora o ex-prefeito de Canindé, Heleno Silva (PRB), começa a tratar sobre política, organização do partido e eleições de 2018.

Não tira da cabeça sua candidatura ao Senado.

GOZAÇÃO

O radialista Douglas Magalhães tira uma chinfra, via waatshp, com o resultado da eleição da Câmara: “Jackson Barreto agradece: depois de conquistar Batalha…

… é hora de tirar uma soneca”.

Notas

Sacanagem – Um ex-prefeito do interior de Sergipe, admitiu ontem que o presidente Michel Temer (PMDB), fez grande “sacanagem” com quem deixou o cargo dia 1º de janeiro, porque só disponibilizou os recursos de dezembro, referente à desapropriação, na noite de sexta-feira, impedindo-os de pagar o último mês do ano.

0x0

Confiança – Segundo ainda o ex-prefeito, se o dinheiro fosse depositado na quinta-feira daria para efetuar o pagamento da folho de dezembro e a grande maioria deixaria as prefeituras sem problemas. O ex-prefeito disse que seus colegas não confiavam em Michel Temer, porque ele dizia uma coisa e Henrique Meirelles fazia outra.

0x0

Rogério – O presidente regional do PT, Rogério Carvalho, admite que será um grande desafio cuidar de uma cidade e do seu povo, diante do momento de crise que todos enfrentam. “Que Deus lhes ilumine nesta missão!” Rogério deseiou boa sorte a todos os 75 prefeitos eleitos, que iniciaram ontem seus mandatos.

0x0

Sigilo – O ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu no mês dezembro o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) de quebra do sigilo telefônico da senadora Gleisi Hoffmann (PT), o que já deve estar em prática pela Polícia Federal.

0x0

Presídios – Presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, disse ontem, após rebelião que deixou pelo menos 56 mortos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, que o Poder Público precisa reassumir o controle de penitenciárias e presídios do país, que segundo ele, são controlados por facções criminosas

0x0

Saúde – O atendimento a usuários de crack na região da Cracolândia, em São Paulo, pode passar a ter foco maior na saúde, segundo secretária municipal de Assistência Social, Soninha Francine. O prefeito João Doria pretende acabar com o programa De Braços Abertos (DBA), que tem abordagem focada na redução de danos.

Conversando

Reveillon – O reveillon de Aracaju foi em casa, entre amigos, sem nenhuma atração na praia.Aliás, foi assim em muitas capitais do Nordeste.

Sargento Edgard – “Fui à Maceió por Penedo, a pista é ótima, retornei pela BR, do lado de Alagoas a pista excelente, quando cheguei em Propriá, entrei em depressão”.

Vejam só – “TSE recebe o 58º pedido para criação de partido político no Brasil: Partido Democrático dos Servidores Públicos.

Careca – Vereador Luiz Carlos dos Santos (Careca), é o novo Presidente da Câmara de Vereadores de Tobias Barreto.

Vantagens – Clóvis Silveira diz que Já está na hora desses políticos pararem de querer tirar vantagens e olhar para os mais necessitados. O povo não aceita mais esse tipo!

Reforma – Segundo Andréia Sadi, Rodrigo Maia diz achar ‘difícil’ aprovar reforma tributária em 2017, sem definir fonte de recursos que compensarão estados.

Desejo – Eduardo Amorim diz que os 75 prefeitos de Sergipe foram empossados. Desejo que possam fazer um excelente trabalho para todos os sergipanos.

Reunião – Sexta-feira o prefeito Edvaldo Nogueira vai reunir o secretariado para definir as prioridades e estratégias para toda a administração.

Sindico – Segundo Edvaldo, “alguns diziam que eu não seria eleito nem p síndico de prédio, mas o povo de Aracaju conhece as nossas marcas e o nosso trabalho. Eu voltei!”

Leia também