Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

É proibido gastar

A palavra de ordem na Prefeitura de Aracaju é economizar, apertar o cinto. Na reunião da próxima sexta-feira com o secretariado, Edvaldo Nogueira (PCdoB) anunciará economia de guerra visando colocar a casa em ordem. Também anunciará uma redução drástica do número de cargos em comissão e pedirá aos auxiliares que rediscutam contratos com fornecedores e prestadores de serviços. A idéia do novo prefeito é quitar os salários de dezembro, regularizar a folha salarial no menor espaço de tempo e manter funcionando a contento os serviços essenciais. Só depois disso é que se pode pensar em investimentos. Portanto, não esperem novidades para os próximos meses, pois está difícil conseguir dinheiro até para o cafezinho. Que crise!

Entre nós

E quem está hoje em Aracaju é o ministro da Saúde, Ricardo Barros, um dos mais atrapalhados deste governo temerário. Vem falar para os novos prefeitos sobre “O papel do Ministério da Saúde nos municípios”. Barros é aquele mesmo que, atabalhoadamente, disse que os homens procuram menos o atendimento médico por “trabalharem mais do que as mulheres”. Pela grande bobagem, o ministro trapalhão levou bronca até da filhota Maria Victória. Cruz credo!

Mal agradecido

O vereador aracajuano Thiaguinho Batalha (PMB) deu uma de mal agradecido ao deixar transparecer que não precisou do apoio do pai, jornalista Carlos Batalha, para chegar à Câmara. Segundo o moço faceiro, as pessoas estão lhe confundindo com o genitor: “Somos pessoas diferentes. Meu pai foi quem trabalhou com o ex-prefeito João Alves Filho, mas eu não fiz parte da coligação dele”. E pensar que até acusaram, injustamente, o coitado do Batalha de usar a máquina da prefeitura para eleger o herdeiro. Quanta ingratidão!

A quantas anda?

Alguém sabe em que ficou a investigação sobre quem permitiu regalias para os empresários Zé de Rola, da Construtora Cunha, e Edson da Projel na 8ª Delegacia de Aracaju. Presos sob a acusação de desviarem milhões do IPTU da capital, os dois foram retirados da cela e estavam no bem bom do pátio da cadeia. Segundo a Delegacia de Combate ao Crime Tributário, o golpe aplicado nos cofres da Prefeitura foi superior a R$ 17 milhões. Misericórdia!

Buáá!

Até parece que quem disputou e perdeu a prefeitura de Aracaju foi o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) e não o herdeiro Vavazinho (PSB). Visivelmente ressentido com a derrota, o tarimbado político segue choramingando pelas redes sociais. Veja as últimas postagens do senador no twitter: “Aracaju revive a canção de Erasmo Carlos, ‘Pega na Mentira’. Pra fugir da palavra dada de que revogaria o IPTU de João, Edvaldo Nogueira diz que vai cobrar em 2017 o mesmo valor de 2016”. Crendeuspai!

Luto

Será sepultado às 11h desta quarta-feira, no cemitério Colina da Saudade, o procurador de Justiça, Pedro Iroito Dória Leó. Ele morreu ontem, vítima de câncer no fígado. O procurador tratava da doença há cerca de um ano. Segundo o filho Paulo Celso, em dezembro, ele se internou e uma infecção pulmonar debilitou seu organismo, tendo o quadro se agravado para falência hepática e renal. Dr. Iroito deixa a esposa, dona Vilma, e os filhos Paulo Celso, José Iroito e Fátima. Descanse em paz, amigo!

Olha da rua

Veja o que a jornalista Katia Santana publica hoje no Correio de Sergipe: “O presidente da Câmara de Aracaju, Nitinho (PSD), exonerou todos os ocupantes de cargos em comissão. Quer tomar pé da situação e analisar caso a caso. Os que ocupavam funções diretivas já foram exonerados logo na segunda-feira”. Kátia também informa que o nome mais cotado para assumir a diretoria de imprensa da Câmara é o da jornalista Alexandra Brito.

Fogo baixo

Promover concurso público para aumentar o tamanho da tropa é o principal projeto do novo comandante do Corpo de Bombeiros de Sergipe, coronel Eduardo Carlos Santos Pereira. “O efetivo está com um déficit de 53%. Nossos postos iniciais nas carreiras de oficiais e de praças estão com taxa de ocupação tangenciando o zero. Portanto, precisamos suprir essa lacuna o quanto antes”, revela o militar.

Bomba relógio

O presidente da seccional sergipana da OAB, advogado Henri Clay Andrade, teme que se repita em Sergipe a tragédia verificada no presídio amazonense: Segundo ele, nas penitenciárias sergipanas “a situação calamitosa é idêntica à de Manaus: absurda superlotação, nefasta degradação humana e absoluto controle do sistema prisional pelas facções criminosas. Os presídios são bombas-relógio na iminência de explodir rebeliões de iguais proporções”. Aff Maria”

Não esqueça

Você ainda lembra quais foram os nove deputados estaduais cassados sob a acusação de terem metido a mão grande nas verbas de subvenção da Assembleia? Para clarear sua memória, segue a relação dos condenados: Adelson Barreto, João Daniel, Augusto Bezerra, Paulinho das Varzinhas, capitão Samuel Barreto, Gustinho Ribeiro, Jeferson Andrade, Zezinho Guimarães e Venâncio Fonseca. Apesar de cassados, todos seguem no bem bom de seus mandatos. Êta brasilzão sem jeito!

Recorte de jornal

___________________________________________________________________________________________0909

Publicado na Tribuna de Aracaju, em 23 de dezembro de 1931.

Resumo dos Jornais

Leia também