05/01/17 - 00:01:56

A OPOSIÇÃO E SEU PLANO DE GOVERNO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O senador Eduardo Amorim, que no final deste mês filia-se ao PSDB e já traça projetos para fortalecer e unificar a oposição em todo o Estado. O grupo oposicionista vai traçar metas neste 2017, já prevendo as eleições majoritárias de 2018, inclusive com decisões que darão um norte definitivo ao bloco, fazendo com que haja maior organização e unidade no grupo.

Eduardo Amorim não esconde que a sua disposição é de ser candidato a governador do Estado pela oposição, nas eleições do próximo ano. Acha que nunca esteve tão preparado, determinado e amadurecido para disputar o Governo, ressaltando que fala isso “com toda humildade”.

O senador tem certeza que neste ano a oposição estará muito mais organizada que em 2016 e considera que uma das coisas boas que aconteceu no ano passado, foi fazer uma coligação com o PSB, liderado em Sergipe pelo senador Antônio Carlos Valadares e o filho, deputado federal Valadares Filho.

O bloco oposicionista – psc/psb&cia – vai se antecipar em relação ao pleito de 2018. Já no segundo semestre todos vão conhecer os candidatos proporcionais e majoritários para as próximas eleições, tudo já com Plano de Governo decidido e aprovado. Não terá um líder definido, porque esse não é o perfil de Eduardo Amorim, que gosta de usar o plural e deseja que o grupo tenha vários líderes, desde que falem a mesma linguagem.

Será assim o projeto de oposição a partir deste ano, para que se chegue à disputa eleitoral com objetivos bem definido e um discurso único em relação a suas posições política em referência aos adversários.

Lógico que será um trabalho de conscientização e que vai exigir recuos, perseverança e confiança de todos os seus membros, alguns deles esboçando insatisfações com a forma como estão sendo tratado. Será um campo difícil… e minado.

JUSTIÇA

O nome do delegado Cristiano Barreto para a Justiça pegou muita gente da Segurança de surpresa, mesmo que o governador Jackson Barreto fizesse consultas na área.

Antônio Hora não se sustentaria por mais uma semana.

ENTREGUE

Aliás, Antônio Hora, que fora uma indicação do deputado federal Fábio Mitidieri, já havia entregado seu afastamento e manteve-se na Pasta até a indicação do substituto.

Hora teve dificuldades para resolver problemas do setor.

SOCIAL

Segundo informações que circulam nos corredores do Governo, o próximo anuncio de mudança na equipe de JB será na área social.

O governador já teria mostrado impaciência com os resultados do setor.

SAÚDE

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, reúne-se hoje com todos os novos prefeitos de Sergipe, para um balanço da saúde nos município e tentar solução imediata.

Vem atendendo a convite do líder do Governo, André Moura (PSC).

COM JACKSON

Ricardo Barros também estará com o governador Jackson Barreto, no Palácio dos Despachos, para uma reunião sobre questões da Saúde no Estado.

Participa da reunião a secretária da Saúde, Conceição Costa.

CONVERSAS

O fato do deputado federal André Moura (PSC) ter enviado convite a Jackson Barreto para participar do encontro do ministro com prefeitos provocou ‘conversas’.

Como a de que ‘André está se aproximando de JB’.

OPOSIÇÃO

Eduardo Amorim disse que uma das suas metas políticas para 2017 é fortalecer todo o bloco de oposição e organizá-la em todo o Estado.

Defende a unidade ampla e deseja que todos falem a mesma linguagem.

DECIDIDO

No final deste mês o senador Eduardo Amorim deixa o PSC e se filia ao PSDB. Isso está decidido. Primeiro vai conversar com o presidente do partido, Aécio Neves.

Conversa também com Pastor Everaldo, que preside o PSC.

TABLETS

Em 2015, o município de Maruim gastou R$ 46 mil na compra de tablets para entrega aos melhores alunos das escolas municipais.

Até agora, início de 2017, nenhum aluno recebeu o aparelho.

ESTRANHO

O mais estranho é que a licitação para compra dos tablets foi feita em Japaratuba, mas a empresa vencedora foi a Revelar, Material de Construção, de Maruim.

Talvez tivessem confundido tablets com tijolos…

CANDIDATO

Wagner Júnior (PP) está de férias. Quando retornar vai traçar um projeto com aliados já para 2018. O objetivo é disputar uma vaga na Câmara Federal.

E já definir estratégias com o partido para esse objetivo.

MORITOS

O presidente regional do Pros, ex-deputado federal Bosco Costa, informa que o novo deputado Moritos Matos é filiado ao seu partido e não ao PDT.

A coluna cometeu esse equívoco…

ANOTEM

O ex-secretário Zezinho Sobral (PMDB) não permanecerá sem pasta. O seu nome aparece para ocupar uma secretaria na área social do Governo.

Jackson fará mudanças no secretariado já na próxima semana.

REUNIÃO

O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) vai reunir o secretariado amanhã e cada um deles fará um levantamento de como encontrou suas Pastas e oferecerá solução.

Edvaldo também fará um diagnóstico da situação.

MEDIDAS

Após a exposição da situação de cada Secretaria do Município serão adotadas medidas urgentes de economia, metas e prioridades da Administração de Edvaldo.

Será feito também um planejamento para o futuro.

DEZEMBRO

Edvaldo Nogueira disse ontem que já vai discutir o pagamento do mês de dezembro e esperar o resultado da arrecadação e repasse do FPM para anunciá-lo

– Vamos trabalhar para quitar tudo.

LAÉRCIO

O deputado federal Laércio Oliveira (SD) está começando a construir a possibilidade de ter Ricardo Franco e José Carlos Machado em seu partido.

Os dois foram convidados, mas ainda não deram resposta.

MACHADO

José Carlos Machado tem sido cortejado por diversos partidos. Ontem almoçou com o PPS e hoje almoça com o PRB. Ambos o querem como filiado.

O PMDB, por sua vez, o espera de “braços abertos”.

Notas

Conversa – O deputado federal Valadares Filho (PSD) reuniu-se terça-feira com o senador Eduardo Amorim, na sede do PSC. Ontem os dois voltaram a se encontrar em almoço no apartamento do deputado. Em pauta, o futuro da oposição em Sergipe. O deputado André Moura (PSC) foi informado do que se conversou.

0x0

Maioridade – Governo da Argentina pode reduzir a maioridade penal de 16 para 14 anos. De acordo com o jornal Clarín, a mudança deve fazer parte da reforma do regime penal juvenil. O presidente argentino, Mauricio Macri, assinará um decreto nos próximos dias, convocando uma comissão especial para analisar o tema.

0x0

Detento – Em solenidade no plenário da Câmara Municipal de Caratinga (MG), algemado e vestindo o uniforme vermelho do sistema prisional de Minas Gerais, Ronilson Marcílio Alves (PTB), 42 anos, tomou posse no cargo de vereador do município, distante 320 km de Belo Horizonte, na tarde de ontem.

0x0

Dívidas – Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, se reuniu ontem com a presidente do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia, para discutir os processos que tramitam na Corte e que envolvem a União e os estados. Segundo ele, o objetivo do encontro foi fornecer informações ao STF para as tomadas de decisão.

0x0

Segurança – Após a visita ao Amazonas do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para uma vistoria sobre a situação carcerária no estado, o presidente Michel Temer vai promover hoje uma reunião com o núcleo institucional do governo, que discute, entre outros temas, questões de segurança e de defesa.

0x0

Indefinido – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse ontem que ainda não é hora de oficializar sua possível candidatura à reeleição. Só vai se candidatar se entender que a candidatura “representa um caminho de harmonia na relação entre os poderes”. Lembrou que até julho, o plenário tinha virado um campo de guerra.

Conversando

Sargento Edgard – Nenhum partido que já passou pelos governos federal ou estadual, pode criticar a superlotação dos presídios, inclusive o PT: 13 anos no poder.

Ponte – Cacau posta que de ponte para o futuro, mas sem maconha, sem masturbação, sem aposentadoria e trabalhando 12 horas por dia.

Reajuste – Diante da atual política da estatal de revisão mensal dos preços dos combustíveis, especialistas alertam que se pode esperar para breve novo reajuste.

Violência – Jornal italiano repercute fala de bispo brasileiro: Brasil sem Evangelho é dominado pela violência e pela estupidez.
Roberto Jefferson – A reação histérica que vejo em sites mantidos pelo petismo com a morte de bandidos, assassinos, estupradores mostra de quem essa gente gosta.

Raiva – Clovis Silveira diz que quando você está com raiva de alguém, tenha cuidado com o que diz, porque sua mente está com raiva, mas seu coração pode não estar.

Plano de fuga – Massacre em presídio de Manaus: Governo do Amazonas sabia de plano de fuga de presos, diz ministro da Justiça.

Eleição – Reforma trabalhista de Temer estipula eleição de representante apenas em empresas com mais de 200 funcionários.

Comércio – Marcio Rocha diz que comércio sergipano registrou 574 novos empregos. A Indústria 563. Vamos ver se começa a recuperação. — se sentindo otimista