05/01/17 - 05:33:57

Olimpíada de História oferece curso online para professores e graduandos (Foto ascom)

Curso conta com o apoio e a orientação de historiadores da Unicamp

As inscrições para o 4º Curso de Formação Continuada estão abertas até o dia 15 de fevereiro, pelo site da ONHB (www.olimpiadadehistoria.com.br). A iniciativa, que faz parte do cronograma da 8ª Olímpiada Nacional em História do Brasil, terá início no período de 1º de março a 10 de maio. Nessa edição, o tema será ‘Imagens em sala de aula’. O curso, realizado pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tem como público alvo professores e graduandos de todas as áreas. O valor da inscrição é  R$ 190.

Formato do Curso

No formato online o curso está dividido em três módulos com duração de dez semanas. Além das aulas, prevê entrega de tarefas em cada fase, além da participação em fóruns abertos e debates. O programa inclui a entrega de um plano de aula, que é comentado e analisado pelos tutores e devolvido com sugestões para alterações e acréscimos, que embasarão a realização e entrega da atividade final.

A coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello, explica que a proposta do programa é ampliar a capacidade do ensino e aprendizado de História. Nos cursos anteriores foram estudados temas específicos como “História da África em sala de aula”, “História dos Índios” e “Ditadura Civil-Militar”.

“Dessa vez, o curso tem perfil metodológico, convidando os participantes a refletirem sobre as imagens e as diferentes formas pelas quais elas podem ser utilizadas em sala de aula”, afirmou.

Serão oferecidos materiais inéditos, textos e vídeos produzidos para enriquecer a discussão e o trabalho dos professores em sala de aula, nos ensinos Fundamental e Médio. Vale salientar que o curso conta com apoio e participação de historiadores de renome e pesquisadores da Unicamp.

Quem pode participar

É permitida a participação de professores e outros profissionais que não sejam orientadores de equipes inscritas na 8ª ONHB. Podem se inscrever: docentes que estejam exercendo a função de professor de História no momento da inscrição, mesmo que sua área original de formação não seja História; professores cuja área original de formação é História, mesmo que não estejam exercendo a função de professor de História no momento da inscrição; estudantes de graduação, independentemente de seu curso, assim como graduados ou que interromperam seus cursos de graduação em algum momento de sua formação.

ASN – Com informações da Assessoria de Imprensa da Olimpíada Nacional em História