06/01/17 - 13:32:27

ITPS e Inmetro planejam obras do Parque de Verificação Metrológica (Foto ascom)

Léo Araújo, diretor-presidente do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão executor das atividades do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), participou nesta quinta-feira, 5, em Xerém (RJ), de uma reunião com representantes das diretorias de Metrologia e Engenharia da autarquia. A pauta foi o planejamento das obras de construção do Parque de Verificação Metrológica de Sergipe.

“Com esta reunião demos o pontapé inicial para as obras do Parque de Verificação Metrológica em Sergipe. Estou muito confiante, sobretudo, pela participação da Diretora de Metrologia Legal no projeto que ampliará o atendimento da área de Metrologia Legal em Sergipe”, comenta o diretor-presidente do ITPS, Léo Araújo.

O ITPS e a Diretoria de Engenharia do Inmetro iniciaram as tratativas para definição do projeto arquitetônico do parque. O projeto e a obra serão selecionados por meio de licitação pública. A primeira etapa prevê que até o fim de 2017 seja construída a base de verificação de caminhão tanque e carga sólida.

O Parque de Verificações Metrológicas inicialmente vai permitir que o ITPS realize atividades de verificação volumétrica em caminhões tanques e transportes de cargas perigosas, serviços atualmente feitos em Salvador (BA), devido à ausência de espaço físico em Sergipe.

O projeto ainda prevê um local adequado para a verificação de cronotacógrafos (instrumento que registra velocidade do veículo) e a construção de um laboratório para análises e perícias metrológicas de produtos, calibração metrológica de instrumentos de medir e medidas materializadas (fita métrica, réguas, balanças, taxímetros, hidrômetros, bomba de combustível, etilômetro, termômetro e medidor de pressão arterial, por exemplo).

O Parque de Verificação Metrológica será instalado em um terreno do Centro Administrativo (Bairro Capucho) que foi doado ao ITPS pelo Governo do Estado. A obra será realizada com recursos do Inmetro.

A implantação do Parque de Verificação Metrológica de Sergipe é uma das metas firmadas pelo Governador Jackson Barreto no planejamento estratégico do Estado, que busca consolidar o fomento à ciência, tecnologia e inovação em Sergipe como mecanismo de qualificação das políticas públicas e de promoções do desenvolvimento econômico e social.

Por Verlane Estácio