07/01/17 - 00:01:16

CONVERSAS NO RECESSO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Os bastidores políticos aparentam que mantêm um silêncio ‘ensurdecedor’. Daquele que tilintam nos tímpanos. As conversas são sussurrantes. Mas, apesar do recesso, há projetos que começam a se formar em todos os lados, seja na oposição ou na situação, com vistas às eleições de 2018.

Até mesmo quem está viajando conversa intensamente através de WatsAap. Traça planos e marca encontros já para tratar sobre o pleito estadual do próximo ano. O segundo semestre de 2017 se inicia com uma série de contatos para novas filiações partidárias e troca de legendas. Até setembro tudo deve estar bem resolvido

Nesse momento já há excessos de convites, mas sem definições. A previsão é que partidos menores adquiram musculação. A tendência também é o surgimento de novos e jovens nomes, menos atrelados a estruturas políticas carcomidas. É essa a opinião de parte significativa do eleitorado no País. E Sergipe não é uma ilha.

O governador Jackson Barreto (PMDB), depois de promover mudanças em sua equipe, vai iniciar uma série de contatos políticos com o objetivo de enfraquecer a oposição. Uma de suas metas principais é contar com a maioria dos prefeitos municipais, que precisa se integrar ao Governo para conseguir administrar com as dificuldades que ainda estão por vir.

A oposição também se estrutura. O senador Eduardo Amorim, aterrissando no PSDB, e o senador Valadares (PSB) tendem a assumir o comando do bloco. Um dos dois disputa o Governo, mas a maioria acredita que Valadares terá mais força para ser o candidato.

Os dois estão afinados. Bem afinados. Mas o deputado federal André Moura ainda não manifestou o que pensa sobre as eleições de 2018, no que pode provocar surpresa no bloco.

OPOSIÇÃO

Não há a mínima possibilidade do senador suplente Ricardo Franco (sem partido) disputar algum mandato em 2018 pela oposição.

Nem para síndico de prédio…

CONVERSA

Apesar disso, Ricardo Franco e o líder do Governo Temer, deputado André Moura (PSC) tiveram uma conversa longa na quinta-feira.

O assunto foi política e política…

TEM MAIS

Pessoas muito próximas ao governador Jackson Barreto (PMDB) trabalham para que Ricardo Franco seja candidato ao Senado ao lado de JB.

Ricardo não tem dito nem que sim, e nem que não.

DEPUTADO

Segundo o radialista Marcos Aurélio, o filho do prefeito Valmir de Francisquinho será candidato a deputado estadual em 2018.

– Não vai para federal como alguns começam a divulgar!

SAUMÍNEO

O superintendente do Banco do Nordeste, Saumíneo Nascimento, está deixado o cargo em Sergipe e vai para outro Estado.

Sai por interferência política…

CÉSAR

Também por influência política o superintendente de Alagoas, Antônio César de Santana, é que assume o lugar de Saumíneo em Sergipe.

Muitas águas ainda podem rolar…

BELIVALDO

Aliados próximos a Jackson Barreto concordam que Belivaldo Chagas (PMDB) é o melhor nome para disputar o Governo nas eleições estaduais de 2018.

Nomes a vice: Heleno Silva (PRB) e Luis Mitidieri (PSD).

OUTRA QUESTÃO

Na discussão para a indicação de um nome para vice, a concepção política é que deve ser uma liderança que fortaleça a composição para disputar o Governo.

Nesse caso podem surgir novos nomes.

PELO GRUPO

Heleno Silva (PRB) acha que a vitória de Edvaldo Nogueira (PCdoB) a prefeito de Aracaju foi do grupo político que o apoiou.

O mesmo acontecerá se Belivaldo Chagas disputar o Governo em 2018.

REFORMA

Segunda-feira começa a reforma no secretariado de Jackson Barreto, com o delegado Cristiano Barreto assumindo a Secretaria da Justiça e Cidadania.

No decorrer da semana outras mudanças podem ocorrer.

RELAÇÃO

Na opinião de setores do Governo, o nome de um delegado na Secretaria de Justiça abrirá um bom relacionamento entre a Polícia e aquela Pasta.

Não havia um bom entendimento…

ESPORTES

Ao deixar a Justiça, o secretário Antônio Hora já tem caminho certo a seguir. Muda apenas de Pasta, assume a Secretaria do Esporte e Lazer.

A indicação é do PSD que tem a mesma secretaria no município.

DÚVIDA

Ainda não está confirmado, mas cogita-se o nome do secretário do Planejamento e Gestão (Seplag), João Augusto Gama (PMDB) pode assumir a Sedetec.

O atual secretário, Francisco Dantas, pode ser remanejado.

VALADARES

Segunda-feira o deputado federal Valadares Filho (PSB) vai visitar prefeitos do seu partido no interior, para dá-lhes apoio e traça metas para este ano.

Vai se colocar à disposição de todos em Brasília.

EDUARDO

O senador Eduardo Amorim ingressa no PSDB no final de janeiro e vai trabalhar muito para levar novos companheiros a filiar-se ao partido.

Haverá uma rearrumação de siglas para unificar a oposição.

DELINQUENTE

Capitão Samuel alerta que o pequeno delinquente que não tem punição, por falta de investigação ou porque a legislação protege, se transforma em grande criminoso.

E pede: “Prevenção senhores!”

CICLISTA

Segundo posta Nilson Lima, ciclistas vêm sendo vítimas de marginais que usam embarcações durante marés cheias para assaltos de bicicletas na ciclovia da Beira Mar.

Está ficando cada vez mais difícil.

FACÇÕES

A informação de setores que já estiveram integrados à área de presídios em Sergipe, o domínio de facções criminosas nas penitenciárias do Estado é muito pequeno.

Admite que um pequeno núcleo do PCC age em Sergipe.

Notas

Prisão – Uma pesquisa indica que 71% dos brasileiros acreditam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será preso neste ano ou em 2018. O levantamento, elaborado pela newsletter Relatório Reservado com 418 entrevistados nas cidades de São Paulo, Rio e Salvador, terá resultado completo divulgado na próxima segunda-feira.

0x0

Matar mais – O secretário nacional de Juventude, Bruno Júlio (PMDB), comentou a crise penitenciária no Brasil afirmando que “tinha era que matar mais”. Essa semana, foram registrados dois massacres dentro de presídios no Norte do país, com mais de 80 detentos mortos durante briga de facções.

0x0

Licitação – Andréia Sadi informa que o Governo avalia abrir licitação internacional para acelerar a construção dos presídios que anunciou após o massacre em Manaus. Motivo: Governo diz que só há uma empresa no Brasil que faz presídios modulares em 8 meses. Por isso estudam a concorrência internacional.

0x0

Denúncia – Documentos revelam que ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, negou pedido do governo de Roraima, feito em novembro, para que o governo federal enviasse Força Nacional para reforçar segurança no sistema prisional do Estado. Dia 21 de novembro, o governo de Roraima solicitou ajuda “em caráter de urgência”.

0x0

Módulo – Secretário de Justiça e Cidadania de Roraima, Uziel Castro, disse ontem que “péssimas condições do presídio não são segredo para ninguém” e informou que o estado vai investir R$ 4,2 milhões para fazer uma reforma na unidade. Um módulo será instalado no local em até 180 dias para abrigar os detentos mais perigosos.

0x0

OAB aciona – Conselho Federal da OAB e seccionais do Amazonas e Roraima informam que vão acionar a Corte Interamericana de Direitos Humanos contra o Estado brasileiro, em decorrência dos massacres ocorridos em penitenciárias daqueles estados, nesta semana, quando ao menos 89 pessoas foram mortas em meio a rebeliões.

Conversando

Evita – Capitão Samuel vê que o trágico nessa história dos presídios de Manaus e RR é que agora todos já sabiam o que iria acontecer. Por que não tentaram evitar?

Porcaria – Clóvis Silveira: sou humano, mas, pode passar o tempo que for nunca vou esquecer da pior escolha que já fiz na vida e fez acontecer toda essa porcaria ai.

Fecha – Segundo o Estadão, ex-prefeito de Milagres, na Bahia, tranca prefeitura e o eleito não consegue trabalhar.

Escolha – Capitão Samuel parabenizou Jackson Barreto pela escolha do novo secretário de Justiça, delegado Cristiano Barreto.

Diagnóstico – Segunda-feira, o prefeito Edvaldo Nogueira anunciará o diagnóstico da situação da administração e medidas de ajustes administrativos e econômicos.

Caos inútil – Wellington Saraiva não acha que a liberação das drogas vá resolver todos os problemas, mas dificilmente ficará pior do que o caos inútil de hoje.

Semasc – Eliane Aquino está reunida com diretores da Semasc para avaliação da primeira semana de atividades e definição das próximas ações.

Cotas – Uma boa notícia: a Lei de Cotas para pessoas com deficiência em universidades federais já está em vigor.

Brincando – Paulo do Valle diz que estão “brincando” de fazer Segurança Pública no Brasil. Sem dizer, é claro, que tudo é feito para salvaguardar “direitos” dos criminosos.