Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

CONIVÊNCIA E CORRUPÇÃO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Um bem ilustrado promotor de justiça de Sergipe, habituado a enfrentar bandidos nos tribunais de júri e enviá-los à cadeia, demonstra insatisfação com atos do Governo para impor um sistema eficiente nos presídios. Ele aprova o que disse a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmem Lúcia, sobre a necessidade de colocar bloqueadores de celular nas áreas das penitenciárias.

Com a aplicação dos bloqueadores, o Governo realmente declara a sua deficiência para impedir a entrada de telefones e armas de grosso calibre. A estrutura das penitenciárias está podre. Dominada pelas facções há dezenas de anos. Foi preciso que dezenas de detentos fossem mortos, em um cenário de barbárie, para que as autoridades sentissem o odor da podridão que exala de todos os segmentos vinculados à questão da segurança nos presídios do País.

O promotor considerou como perigoso o Estado ceder diante de tragédias do tipo e por em regime de prisão domiciliar alguns condenados distantes de cumprir a pena. “É um exemplo ruim”, diz. Admite que se a “rebelião provoca um afrouxamento no sistema, é natural que todos os presos pensem em se rebelar. Isso é muito perigoso”, adverte.

Ele vê como falsa toda essa reação para resolver um problema que sempre se soube grave, além de tentar impedir a entrada em grande quantidade de armamentos, aparelhos de celular e de videogame. “Nunca alguém se preocupou com isso, porque todos esses equipamentos circulam abertamente nos presídios”. E acha que tudo isso “é hipocrisia aliada a um sistema que tem envolvimento de muita gente grande”.

O promotor faz uma pergunta simples e ele mesmo responde: “como entra tudo isso nas penitenciárias, além de outros aparelhos eletrônicos? Só de um jeito: através da conivência e da corrupção”.

MUITO TRABALHO

Jackson Barreto diz que Cristiano Barreto é um profissional altamente qualificado e tenho certeza de que ele deixará uma marca de competência e muito trabalho.

O momento nos presídios está em crise no País.

CONTROLE GERAL

Neste momento de tensão nos presídios de todo o País, o delegado Cristiano Barreto terá que arregaçar as mangas e dar um tom de maior segurança aos presídios.

O sistema presidiário está fora de controle.

REBELIÃO E MORTES

O País funciona na base da improvisação ‘após fato’. Só depois da barbárie que deixou 97 mortos na região Norte, foi que o Governo pensou em avaliar o sistema prisional.

Conclui-se que o sistema está apodrecido em mãos de facções criminosas.

CONVERSA COM TEMER

O governador Jackson Barreto desembarca em Brasília para reunião já agenda com Michel Temer. Trata de assuntos de interesse do Estado.

Preferiu não revelar… ainda.

ENTRA COM RECURSO

O deputado suplente Tijoi Barreto, que não tomou posse em razão de liminar, vai entrar com recurso junto ao Tribunal de Justiça para assumir a vaga na Assembleia.

A Assembleia também adotará medidas sobre a liminar.

NÃO FALA EM DANIEL

O documento entre à Assembleia impedia apenas a posse de Tijoi Barreto, mas não determinou que o quarto suplente, Daniel Fortes (PEN), assuma o mandato.

Não se tem ideia de como vai ficar…

ROLA A INFORMAÇÃO

Circula informação entre parlamentares que o PP está se fortalecendo em Sergipe e pode indicar o vice em 2018, dependendo das composições.

Segundo uma fonte, Capitão Samuel pode filiar-se ao PP.

MACHADO E O PPS

José Carlos Machado é candidato a deputado federal e espera Eduardo Amorim chegar ao PSDB para conversar com ele e trocar de legenda.

O rumo de Machado é o PPS e Clovis Silveira o espera de braços abertos.

AGORA EM FEVEREIRO

O senador Eduardo Amorim (PSC) agora deve filiar-se ao PSDB no mês de fevereiro, depois de conversar com o presidente da sigla, Aécio Neves.

Eduardo ainda viaja com a família.

SOBRE SURPRESAS

O governador Jackson Barreto disse ontem a Gilmar Carvalho pode haver surpresas com novos nomes em 2018, que ele vem trabalhando.

Será em torno de gente nova…

VALMIR É CITADO

O nome do prefeito de Itabaiana, Valmir de Fracisquinho (PR), vem sendo citado em vários municípios como candidato ao Governo em 2018.

Mas ele nunca afirmou essa candidatura.

TEM MUITO CACIQUE

Sábado, no grupo de ‘jornalismo investigativo’, postou-se que Valmir estaria pronto para ser governador em 2018: “mas o grupo dele tem muito cacique grande”.

E complementa: “não sei se darão espaço”.

SANHA DOS CORRUPTOS

Clovis Barbosa diz que em Alagoas, em 14 municípios, dinheiro da União repassado para merenda escolar foi usado para comprar uísque 12 anos e vinho importado.

É difícil conter a sanha dos corruptos…

VISITA PREFEITOS

O deputado Valadares Filho (PSB) visitou ontem vários prefeitos do interior e volta ao interior hoje. Admite que venham tempos difíceis e se colocou à disposição de todos.

– Meu gabinete estará aberto aos prefeitos em Brasília.

PACTO PELA SAÚDE

O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) propôs ao governador Jackson Barreto um pacto pela saúde entre o município e o Estado. O objetivo é integrar ações.

Sexta-feira já haverá reunião sobre a formação do pacto.

QUESTÃO DO IPTU

O prefeito Edvaldo Nogueira foi criticado ontem em grupos sociais pelo reajuste de 8,78% no IPTU, mesmo tendo por base o IPCA.

Durante a campanha, Edvaldo prometeu o contrário.

PARTIDO QUE CRESCE

O presidente regional do PP, deputado Venâncio Fonseca está nas nuvens. O seu partido tem despertado interesse de gente jovem e vem crescendo no Estado.

Vai surpreender com as filiações até setembro.

MARCIO NA TESOURARIA

O ex-deputado Marcio Macedo (PT) ainda está em silêncio sobre possível candidato à Câmara Federal. Tem atuado junto as bases do partido, mas está em São Paulo.

Companheiros seus acham que ele continuar presidente nacional do PT.

Notas

Bloqueadores – A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, critica o argumento de autoridades de que é preciso instalar bloqueadores de celulares nos presídios brasileiros: “Na verdade, não deveria existir celulares nos presídios. Gastar dinheiro com bloqueadores é a admissão de que não há controle nos presídios”, disse Cármen Lúcia.

0x0

Resolver problemas – O deputado Capitão Samuel emite sintoma de governista. Diz que com todas as ações anunciadas, Governo de Sergipe demonstra para o Brasil que quer resolver problemas do sistema penitenciário. Acha, entretanto, que o Governo “só precisar se entender com Agentes Prisionais para sanar os obstáculos”.

0x0

Material escolar – Enquanto crianças e adolescentes ainda aproveitam as férias, os pais já se preocupam com a compra do material escolar para a volta às aulas. E nas lojas vão encontrar preços maiores que os do ano passado. Pesquisa feita pela Fundação Procon de São Paulo com cerca de 200 itens mostra um aumento de 12,97% nos preços.

0x0

Contratos do Fies – Estudantes poderão renovar os contratos do Fies a partir do dia 16 de janeiro, segundo o Ministério da Educação. Aditamentos são feitos via internet, no Sistema Informatizado do Fies.  A renovação vale somente para contratos formalizados até 31 de dezembro de 2016. As novas inscrições estão previstas para fevereiro.

0x0

Modalidade culposa – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, da Câmara dos Deputados, aprovou o Projeto de Lei do deputado Cabo Sabino (PR-CE), que isenta militares estaduais ou distritais, desde que em serviço pleno, do crime de dano em equipamentos de guerra na modalidade culposa.

0x0

Vê toda situação – O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, deputado Padre João (PT-MG), estará nesta semana em Manaus, no Amazonas, e em Boa Vista, Roraima, para verificar de perto a situação dos presídios dessas capitais, que passaram por rebeliões com quase 100 mortes neste início de ano.

Conversando

Lamenta – Sargento Edgard lamenta: “quanta falta está fazendo os R$ 3 bilhões liberados para as Olimpíadas do Rio de Janeiro. Escolas, saúde, presídios, etc…”

Solução – Marlon Jorge pergunta: “observaram que os acontecimentos em segurança pública no Brasil mostram que a Polícia Militar não é problema, é sim solução?”

Visita – Valadares Filho visitou ontem o prefeito de Siriri, Zé Rosa, para desejar sucesso na nova gestão e colocar nosso mandato à disposição do povo dessa cidade.

Quente – Aracaju passa por um período muito quente neste início de verão e a tendência é a temperatura ficar mais alta. A sensação nas ruas é de 42 graus.

Pesquisa – Segundo a coluna Radar, de Veja.com, Renan Calheiros quer gastar R$ 2 milhões para saber o quê as pessoas acham dele. Não precisa gastar tanto.

Plano – Só depois de 97 mortes no Norte, Governo Temer vai reunir secretários para discutir plano de segurança.

Inspiração – Mendonça Prado inspirado em Mario Quintana: “O segredo é não cuidar das borboletas e, sim, cuidar do jardim para que elas venham até você”.

Após ajustes – Ao presidente do Sintasa, Augusto Couto, o prefeito Edvaldo Nogueira reafirma o compromisso de pagamento dos salários atrasados após ajustes.

Contas – Muitos Brasileiros vão usar o que sobrou do 13° salário para quitar as contas extras de início de ano, como IPTU e IPVA.

Leia também