10/01/17 - 15:10:52

DEPUTADA LAMENTA QUE PRESÍDIO CONTINUE FECHADO

A deputada estadual Maria Mendonça (PP) lamentou hoje (10) essa grave crise do sistema carcerário, onde os presídios e delegacias estão superlotadas, colocando em risco toda a sociedade. “Em Sergipe, temos um péssimo exemplo: o presídio de Areia Branca, cuja reforma foi concluída há quase dois anos, mas ainda não foi reinaugurado por falta de condições de funcionamento. Para nós sergipanos, isso é lamentável e demonstra a falta de planejamento e de prioridade do governo”, disse.

Para ela, o governo ao se propor reformar a unidade deveria ter se planejado para, ao concluí-la, poder abrir as portas e receber os detentos que se amontoam em delegacias e nas oito penitenciárias que não oferecem as mínimas condições, nem para os custodiados e nem para os servidores, pois abriga pelo menos o dobro de presos, além da sua capacidade. “Temos agentes abnegados, delegados dispostos a trabalhar, mas falta condição. Falta a garantia da dignidade humana”, reclamou Maria.

A deputada ressaltou que esta semana o assunto foi abordado em rede nacional pela TV Globo, pois o presídio não está em funcionamento por faltar até equipamentos de segurança. “Já foram gastos mais de R$ 11 milhões, sendo que cerca de 90% desses recursos do governo federal, e, lamentavelmente, a reportagem mostrou que falta mobília, extintores de incêndio, bloqueadores de celular… falta tudo e o governo, simplesmente, diz que não tem dinheiro. E porque não planejou”?

Da assessoria