11/01/17 - 07:27:05

Secretario se reúne com equipe de unidade e discute medidas de segurança (Foto ascom)

O secretário municipal da Saúde, André Sotero, se reuniu na manhã desta terça-feira, 10, com a equipe de profissionais e demais servidores da Unidade de Saúde da Família (USF) José Machado, no bairro Santos Dumont. O encontro aconteceu na manhã seguinte ao assalto à unidade, ocorrido na tarde da última segunda-feira, quando dois homens armados invadiram o estabelecimento, anunciou o crime, roubou celulares, dinheiro e o veículo de uma funcionária.

A reunião começou por volta das 9 horas, na recepção da unidade e foi bastante participativa, tanto do lado da gestão quanto da parte dos funcionários, que interagiram com o secretário durante todo encontro, fazendo colocações acerca do estado de insegurança em que se encontram no exercício da profissão. “A gente precisa pensar que aqui é um serviço público, que ficamos muito expostos. Tanto é que eles vieram aqui exatamente em busca de um carro específico”, declarou a técnica Sindaya Rose Carvalho Belfort, sugerindo que a equipe de trabalhadores vive sob vigilância dos criminosos.

O secretário ouviu os relatos e clamores da equipe e pode testemunhar seus temores em trabalhar sem a sensação de segurança, sem a certeza de que estão seguros no ambiente de trabalho. Durante a conversa, foram apresentadas várias sugestões que podem tornar a unidade de saúde menos insegura e ficou decidido que a Secretaria Municipal de Saúde iria solicitar à Guarda Municipal de Aracaju a presença permanente de dois guardas municipais no local, guarnecendo as duas entradas da unidade; solicitar reforço policial à Secretaria de Segurança Pública, ainda que sejam rondas sistemáticas; a elevação do muro e o fechamento da unidade na hora do almoço.

Para o secretário a reunião com a equipe do José Machado foi muito positiva. “Encontrei a equipe assustada, emocionada e, de certa forma, descrente em providências para reverter esse cenário, uma vez que, segundo seus relatos, vários assaltos já ocorreram na unidade, vários BOs foram prestados nas delegacias plantonistas e várias solicitações foram feitas ao gestor anterior para adoção de medidas que minimizassem a insegurança no local. Conversamos abertamente sobre o problema, agi com franqueza com a equipe e me comprometi em resolver aquilo que está na minha alçada e envidar esforços para implantar as medidas que vão além da minha competência”, afirmou o secretário.

Apoio manifestado

Na reunião, o secretário André Sotero recebeu o apoio do diretor de Formação Sindical do Sindimed e médico da Unidade de Saúde da Família Francisco Fonseca, localizada no bairro 18 do Forte, Argemiro Macedo. Para ele, a hora é de depositar confiança no novo secretário. “Sabemos das dificuldades que passam as unidades, inclusive no quesito segurança ou falta dela, mas o fato de o secretário estar aqui com vocês já é uma demonstração de interesse em realizar um bom trabalho à frente da pasta”, considerou.

Área de risco

Uma outra reivindicação apresentada pela equipe foi a de que a Unidade de Saúde da Família José Machado seja transformada em área de risco. A consultora Extraordinária para Assuntos Governamentais, Ana Débora Santana, informou que a Secretaria Municipal de Saúde vai discutir e estudar a proposta. “Nós iremos realizar uma análise sobre o conceito ‘área de risco’, visto que este foi implantado na rede há mais de dez anos e, de fato, a realidade urbana hoje é outra. Então vamos reavaliar essa classificação”, reforçou a consultora.

Da assessoria