Aracaju, 16 de abril de 2024

PREOCUPAÇÃO COM A RENOVAÇÃO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

Percebe-se que a classe política, mesmo os caciques mais incrustados, está preocupada com a renovação. Sente que isso só se dará com a eleições de pessoas mais jovens ou que jamais tiveram participação nas disputas eleitorais à busca de mandatos. Nesse segundo aspecto, independe da idade. O cidade que jamais ocupou cargo público, tem a preferência da sociedade.

Não se trata de uma perspectiva irreversível de mudança, mas a concepção da velha política de que o mandato só é bom e apenas serve a quem o conquista está esgotada e desacreditada. A sucessão de equívocos cometidos, somada ao excesso de privilégios e influência daqueles que mantêm um mandato a ser favor, levou o modelo à bancarrota e vem sendo repelido por uma sociedade que não obtém conquistas com seus deslustrados representantes.

E isso começa a tomar forma e força junto ao eleitorado, que hoje cobra resultados daqueles que se montaram em mandatos e cavalgam pelos benefícios do poder, sem o menor compromisso com a população que passa necessidades em razão da ausência [e conivência] de quem conquistou votos para se por em defesa daqueles que foram às urnas para dar-lhe a chance de representá-los.

A defesa da gestão e não do mandato deve ser uma exigência das próximas campanhas. O povo cansou da repetição dos discursos jogados ao léu, assumindo compromissos e propondo projetos que jamais serão postos em prática, como acontece há anos em todo o País. A tendência é que se dispense os falastrões e se dê crédito a quem expõe alguma postura de ausência aos conluios políticos e se dê mais ênfase a soluções de problemas primários que afetam os menos favorecidos.

Todos sabem que 2018 terá a marca da mudança e da renovação e, em um período de dois anos, há tempo para reciclagem de quem ainda convive no mesmo rame-rame da politicagem arcaica e perversa…

TEMER VIRÁ A SERGIPE

O governador Jackson Barreto convidou o presidente Michel Temer para vir a Sergipe em março, inaugurar duas mil casas do programa Minha Casa, Minha Vida.

Temer confirmou que viria à inauguração.

EDVALDO COM TEMER

O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) considerou positivou seu encontro ontem com o presidente Temer (PMDB) tanto no aspecto administrativo quanto político.

Edvaldo esteve acompanhado por Jackson Barreto.

OBRAS CONVENCIONAIS

No aspecto administrativo, ficou certo que o Governo vai enviar recursos para obras convencionais e conclusão de outras que estão paralisadas.

Nas política, o presidente lembrou que Edvaldo sempre foi aliado ao PMDB.

NÃO PODE DAR POSSE

O presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo (PMDB) explica que não pode dar posse a Daniel Fontes (PEN), porque a liminar manda suspender a posse de Tijoi.

Mas não determina a posse do suplente próximo.

ERRO NA DIPLOMAÇÃO

O problema é que Tijoi Barreto está diplomado pela Tribunal Regional Eleitoral e, sendo assim, a Assmbleia não poderia lhe negar posse no mandato.

Agora vai depender do TRE.

PEN NACIONAL

O pedido de liminar contra a posse de Tijoi Barreto na Assembleia Legislativa, foi impetrado pela Direção Nacional do Partido da Ecologia Nacional (PEN).

E não pelo Diretório Estadual, como se pensa.

BANCADA DE OPOSIÇÃO

Na Assembleia Legislativa, ao iniciar o novo período, a bancada da oposição terá apenas seis deputados estaduais que já se definiram.

Um deles em dúvida por questões pessoais.

RECLAMAÇÃO ABERTA

Os parlamentares da bancada oposicionista têm reclamado de definições sobre os rumos do bloco e acham que está na hora de tomar posições.

Há reclamação tanto sobre Eduardo, quanto sobre Valadares.

SOBRE AS EMENDAS

O senador Eduardo Amorim (PSC) reconheceu, ontem, que ‘de fato’ a emenda para o Pólo da UFS no Sertão é do deputado Jony Marcos (PRB).

Mas “fiz questão de empenhar a emenda”, disse Eduardo.

TENTOU INFORMAR

Eduardo Amorim disse que tentou, por vários meios, informar a Jony Marcos do empenho da emenda de sua autoria sobre o Pólo da UFS no Sertão.

– Mas não consegui retorno…

NÃO FOI BEM

O presidente regional do PT, Rogério Carvalho, passou 60 minutos esperando para ter uma conversa com o prefeito de Socorro, Padre Inaldo (PCdoB).

Inaldo saiu de fininho e não atendeu a Rogério.

TRABALHA MAIORIA

O prefeito Padre Inaldo trabalha sua maioria na Câmara Municipal de Socorro. Oficializou convite à bancada do PSDC para apoiá-lo e vai conseguir.

Também já está do seu lado um vereador do PDT.

FÁBIO NO TURISMO

O Governo já requisitou ao Ministério da Justiça o nome do ex-prefeito, que é lotado na Polícia Rodoviária Federal (PRF) para assumir a Secretaria de Turismo.

Fábio assume logo após retornar de viagem.

SOBRE MACHADO

José Carlos Machado (PSDB) despachou ontem cedo de sua sala na sede do partido e está esperando a chegada do senador Eduardo Amorim até final de janeiro.

Machado tende a ingressa em outra legenda.

ANALISA CANDIDATURA

Candidato a deputado federal em 2018, José Carlos Machado analisa a legenda que lhe ofereça melhor condição de disputa.

Um das possibilidades com maior chance é o PPS.

VALADARES IRONIZA

Valadares (PSB) usou o twitter para cutucar o prefeito: A ação camaleônica de Edvaldo Nogueira&CIA em fotos e em palavras reveladoras – “esqueçam o que eu disse”.

– Prá eles o povo não tem memória, disse.

CARNAVAL DE NEÓPOLIS

Prefeito de Neópolis, Dr. Luisinho (PR), vai fazer o carnaval tradicional de sua cidade, mas está precisando da participação de parceiros, inclusive da iniciativa privada.

O prefeito já está trabalhando para isso.

ATÉ CARNAVAL DA CRISE

Luisinho diz que o carnaval de Neópolis é uma tradição regional, multicultural e atrai turistas. Garante que terá carnaval, mesmo que não consiga parcerias.

– Nesse caso, faremos o ‘carnaval da crise’, disse.

Notas

Mito da harmonia – Segundo Ancelmo Oliveira, o “Financial Times” publicou reportagem dizendo que o movimento neonazista no Brasil está desafiando “o mito da harmonia racial”. Talvez seja um exagero. Mas o avanço da extrema-direita do deputado Jair Bolsonaro, personagem central do texto do jornalão britânico, é real.

0x0

Manifesto por renúncia – Mônica Bergamo informa, em sua coluna na Folha, que um manifesto de juristas e advogados pede renúncia do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. O ministro não demonstra capacidade de solucionar crise da dimensão que ocorreu nos presídios de Manaus e Roraima, deixando dúvidas sobre seus atos.

0x0

Piso do professor – MEC deve anunciar hoje o índice de reajuste do piso salarial dos professores de 2017 que, de acordo com cálculos de entidades educacionais, deverá ser de aproximadamente 7,5%. Com isso, o menor salário a ser pago a professores da educação básica da rede pública deve ter um valor entre R$ 2.285 a R$ 2.298.

0x0

A busca de soluções – A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, convocou para hoje, na sede da Corte, uma reunião com os presidentes dos 27 tribunais de Justiça do país sobre crise do sistema penitenciário. Cármen Lúcia pretender dar continuidade aos esforços do Judiciário para encontrar soluções para a crise.

0x0

Redução da Selic – A redução na taxa básica de juros (Selic), anunciada ontem Banco Central, foi considerada acertada pela Fecomercio. Para a federação, “o Banco Central (BC) acertou ao reduzir a taxa Selic para 13% ao ano, diante de um cenário que considera muito mais estável do que no passado recente”.

0x0

Política de preços – O presidente da Petrobras, Pedro Parente, disse ontem que a empresa está seguindo a política de preços de combustíveis e afirmou ainda que a estatal não é obrigada a levar em conta critérios macroeconômicos na fixação de seus preços, ao ser questionado se a inflação é considerada nos cálculos.

Conversando

Eleições diretas – Em encontro do MST, em Salvador, Lula defendeu a realização de eleições diretas: “Este país tem condições de ser muito melhor”.

Sempre a cerveja – Segundo Marcio Rocha, ironicamente, a mercadoria que sobreviveu no incêndio do Makro foi a cerveja que estava do lado fora…

Edvaldo responde – Edvaldo Nogueira posta que a sociedade aracajuana me conhece e vou honrá-la querendo os adversários ou não. Meu compromisso é com o povo.

Revogar aumento – Edvaldo reafirma que revogar o aumento de 30% do IPTU é um compromisso meu e vou cumpri-lo estritamente dentro da lei.

Atinge idosos – Eduardo Amorim diz que é recente a expansão da educação superior no Brasil, o que faz com que a escolaridade dos mais idosos seja significativamente menor.

Boa notícia – Caderneta de Poupança bate inflação e apresenta o melhor resultado dos últimos dez anos, o que pode trazer de volta quem faz esse tipo de aplicação.

Alguma previsão? – Lília Aguiar pergunta a Clovis Barbosa: presidente, alguma previsão de convocação para o cargo Odontologia do último concurso do TCE?

Saber perder – De Fábio Mitidieri: A oposição perdeu a noção das coisas. Edvaldo assumiu a prefeitura tem 10 dias e eles já estão criticando. Tem que saber perder!

Sobre Maracanã – Ana Paula [do vôley): Que tristeza ler sobre situação do Maracanã. A corrupção nos devorou em todas as esferas. De presídios a estádios de futebol.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também