Aracaju, 18 de abril de 2024

DIFICULDADES PROFUNDAS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Os prefeitos municipais empossados em primeiro de janeiro estão no maior sufoco. Quem imaginava que poderia por as coisas em ordem até junho, começa a perceber que terá extrema dificuldade em fazer o mínimo. Os discursos de campanha, feitos por todos eles, não faziam o menor sentido para quem tivesse o mínimo de capacidade para perceber a profundidade do rombo, que os antecessores deixariam em razão da crise e de irresponsabilidades até.

Poucos municípios estão em situação que ainda suportam o pagamento em dia dos seus servidores. Há até boa vontade dos atuais prefeitos em por as finanças em ordem. Mas a visão é de calamidade pública em todos os segmentos sociais, principalmente na Saúde e Educação. Os municípios estão num atoleiro sem igual. Tanto que a primeira parcela do Fundo de Participação Municipal (FPM) poucos prefeitos viram créditos nas contas, em razão do desconto de dívidas, principalmente com o INSS.

Não há um projeto para recuperação real dos municípios, porque não houve um avanço na arrecadação, o que prejudica diretamente a produção, responsável pelo desemprego. O Governo Federal faz jogo de marketing com a economia, expondo algum avanço que oferece alivia às empresas e aos bancos. Mas a vida não melhora e a expectativa é que só se consiga algum alívio em 2018, ano de eleição.

Sergipe está encoberto nesse poço e só agora – 13 dias depois das posses – é que se consegue chegar aos primeiros sinais do quanto era pior a situação em cada cidade e o quanto será difícil encontrar uma saída honrosa nos primeiros meses. A oposição está cobrando resultado positivo há menos de duas semanas de posse. Faz parte do jogo, claro, mas é um pouco de exagero com objetivos de desqualificar os eleitos.

O momento está mais para ajudar, porque o eleitorado oposicionista está no mesmo barco de dificuldades e é vítima de um Brasil que ainda não encontrou o seu rumo.

SAUMÍNEO DEVE FICAR

A indicação para Saumíneo Nascimento ficar na superintendência do Banco do Nordeste foi de Ricardo Franco, que exercia o mandato, e da senador Maria do Carmo.

Fora um acerto do DEM em Sergipe, que não quer abrir mão.

MANTÉM-SE NA LUTA

Maria do Carmo está atuando para que Saumíneo permaneça e há sinais disso: ele deveria ter sido transferido para o BNB de Alagoas segunda-feira, mas não foi.

Há sinalização de que ficará em Sergipe.

OPOSIÇÃO SURPREENDIA

Um assessor do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) percebeu que a oposição ficou ‘puta da vida’ porque ele teve um encontro com o presidente Michel Temer.

– Abertura de Edvaldo com Temer, era tudo que a oposição não queria.

DEU ALGUNS EXEMPLOS

A mesma fonte deu como exemplo algumas manifestações nos grupos, criticando a visita de Edvaldo a Temer, dizendo que ele estava ‘caindo na mentira’.

– Na campanha a oposição garantia que Temer não iria recebê-lo.

PRIVATIZA A DESO

A privatização da Deso será muito útil para o Estado, porque tira um peso das costas e fatura uma grana. O Deso hoje é um depósito de um grupo de servidores inúteis.

Esse grupo ganha salários altíssimos e sequer comparece à empresa.

PESSOAL ESTÁ TRISTE

Os funcionários do Deso já sabem que a privatização é certa e é assunto predominante entre eles, em relação ao emprego, principalmente dos concursados.

Segundo um servidor, todo mundo está triste e muito preocupado.

FREIRE ENTREGA LIVRO

O ministro da Cultura, Roberto Freire (PPS), fez questão de autografar o seu livro “Esquerda sem dogma” para o governador Jackson Barreto (PMDB).

Lembraram histórias da época que militaram juntos pela democratização do país.

TRABALHO CONSTANTE

O ex-prefeito Heleno Silva (PRB) trabalha hoje intensamente para disputar mandato majoritário pelo para em 2018. Mas pode sair candidato a mandato proporcional.

Heleno é hoje uma das prioridades do partido.

NÃO É BURRO DE CARGA

O deputado estadual Gilmar Carvalho avisa a quem interessar que não é mais “burro de carga”. E avisa que será um parlamentar independente.

Não se ligará a Jackson, nem Valadares e nem Eduardo Amorim.

AINDA SEM PARTIDO

O deputado Gilmar Carvalho continua sem partido, mas de alguma forma, está sondando algumas siglas, à qual deve se filiar até setembro.

Gilmar pode ir para o PPS… ou para o PP.

LEGENDA SE FORTALECE

Aliás, o PPS através do trabalho de Clovis Silveira está se fortalecendo e pode ter entre seus candidatos tanto Gilmar, quanto o Capitão Samuel.

O partido também terá bons nomes para deputado federal.

QUEM VAI MAIS?

O nome do ex-vice-prefeito José Carlos Machado (PSDB) deve deixar o ninho tucano e pousar no PPS. Quem também vai para a sigla é o ex-deputado Jorge Alberto.

Machado e Jorge disputam a Câmara Federal.

CONSELHO DE ÉTICA

Os dados sobre a questão do vereador Palhaço Soneca (PPS) em relação à Presidência da Câmara Municipal já estão em mãos do Conselho de Ética do partido.

segunda-feira a comissão se reúne para os primeiros passos.

REFORMA DA EQUIPE

Segundo o deputado Jony Marcos, o PRB continuará participando do Governo e deve indicar um nome para a Secretaria da Cultura durante a reforma.

Diz que a legenda tem nomes para ocupar a Pasta.

DÍVIDAS LAGARTO

A situação de Lagarto é difícil. O prefeito Valmir Monteiro recebeu a Prefeitura com R$ 4 milhões de dívidas, o mesmo de setembro e dezembro em dívidas com servidores

O Mês de setembro falta pagar ainda um terços dos salários.

PAGA AINDA HOJE

Valmir Monteiro reuniu-se ontem com o Síntese e com vereadores. Ainda com recursos da repatriação e do município paga hoje o mês de dezembro ao servidor.

– Mas o rombo é muito grande…

NÃO RECEBEU FPM

A Prefeitura de Lagarto ainda não recebeu repasse do Fundo de Participação Municipal (FPM), porque vem sendo debitado dívidas do INSS.

O débito total é de quase R$ 13 milhões…

TOLAS OU CONIVENTES

O sargento Edgard Menezes estranha que tenham descoberto a situação precária do sistema prisional brasileiro, somente esse ano.

– Não sei se nossas autoridades são tolas ou coniventes.

FUNAI SERÁ INDICAÇÃO DO PSC

A fundação Nacional do Indio (Funai) será uma indicação PSC, depois de articulação do líder do Governo na Câmara, deputado federal André Moura.

Ainda não há nome definido.

Notas

Ritmo mais veloz – Segundo Lauro Jardim, do Globo.com, informa que Teori Zavascki está se atendo aos resumos das delações da Odebrecht. Só em alguns casos sua equipe tem se debruçado na íntegra do anexo. O resultado é que o processo de homologação tem andado num ritmo um pouco mais veloz do que o previsto

0x0

Gratuidade em inscrições – Cidadãos que sejam isentos de apresentar a declaração anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) poderão ter garantida a gratuidade em inscrições para concursos públicos federais. Esse é o objetivo do PLS 332/2012, da senadora Ana Amélia (PP-RS),

0x0

Esforço concentrado – A presidente do STF, Cármen Lúcia, pediu ontem “esforço concentrado” do Judiciário para analisar processos de presos que tramitam nas Varas de Execução Penal dos tribunais de Justiça do país. A questão foi definida após reunião em Brasília, entre a ministra e os presidentes dos 27 tribunais de Justiça.

0x0

Reparação de danos – Depois de entrar com ação contra alguns de seus algozes na Lava Jato o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolou ontem por meio de seus advogados, ação de reparação por danos morais contra o promotor de Justiça Cassio Roberto Conserino, do Ministério Público do Estado de São Paulo.

0x0

Bernardinho e PSDB – Nem todo mundo lamentou a saída de Bernardinho da seleção brasileira de vôlei. O PSDB do Rio de Janeiro está em polvorosa com a possibilidade de, dessa vez, convencê-lo a sair candidato pelo partido. Em 2014, Bernardinho recusou um convite de Aécio Neves para disputar o governo do Rio. (De Radar)

0x0

Aprova proposta – A Comissão de Viação e Transportes, da Câmara dos Deputados, aprovou proposta que determina o transporte de condutores e passageiros de veículos apreendidos até locais atendidos pelos serviços de transporte, sejam coletivos ou individuais. O projeto altera o Código Brasileiro de Trânsito.

Conversando

Expor crianças – Maior preocupação de Eliane Aquino é com a exposição de crianças. Ela quer conhecer a história dessas pessoas e fazer os encaminhamentos devidos.

Situação de rua – Vice-prefeita Eliane Aquino avisa que a atenção à população em situação de rua é prioridade da gestão. Equipes iniciarão hoje as abordagens nas ruas.

Reafirma parceria – O deputado Valadares Filho (PSB) visitou o prefeito de Salgado Duílio, reeleito pelo PSB, para reafirmar a parceria entre os dois.

Rosso deve desistir – Cúpula do PSD avisou a integrantes do governo que Rosso pode desistir de disputar a Presidência da Câmara nos próximos dias.

Da imprensa – Adriano Argolo diz que a imprensa é um capanga, um sicário da classe dominante em todo mundo, seu alvo é o povo, o trabalhador e seus aliados políticos.

Procura apoio – Candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar procuram apoio do deputado estadual Capitão Samuel para tratar de convocação.

Sobre feriados – Feriados prolongados deverão impulsionar a economia, diz Ministério do Turismo. Embora o comércio e a indústria digam que prejudicam.

Sobre o Rosário – Ex-prefeito Laércio Passos está questionando decreto publicado pelo atual prefeito de Rosário do Catete, Vino Barreto (DEM).

Sem crime – Impostituinte diz que apresentar Lula como chefe do crime e nunca pedir sua prisão resultou no discurso de inocente. “Se fosse culpado eles me prendiam”.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também