13/01/17 - 14:26:37

SEBRAE E PREFEITURA DE ARACAJU DISCUTEM PARCERIA

A realização de parcerias que possam trazer benefícios para os empreendedores e a criação de um ambiente mais favorável para a atuação desse público na capital foram tema de uma reunião entre representantes do Sebrae e da Prefeitura de Aracaju. O encontro, realizado no gabinete da vice-prefeita Eliane Aquino, serviu para as duas instituições apresentarem suas demandas e discutirem a promoção de ações conjuntas.

Um dos pontos discutidos foi a possibilidade de atuação junto aos pequenos empresários que atuam nos Mercados Antônio Franco e Thales Ferraz. Isso porque o Sebrae já realizou um diagnóstico sobre o local, evidenciando o potencial econômico e turístico a ser explorado sobretudo por conta da presença do artesanato e da variedade gastronômica daquela região.

A ideia é que seja realizado um trabalho para organização do espaço, a oferta de capacitação gerenciais para os empreendedores e a valorização e comercialização dos produtos locais no espaço.

“Temos um estudo sobre os Mercados mostrando que ele ainda não tem o seu potencial devidamente explorado. Em várias cidades percebemos que esses pontos turísticos refletem a cultura e a identidade do seu povo, mas ainda não conseguimos visualizar muito bem isso aqui. A proposta é que possamos realizar algumas ações para agregar mais valor a esse nosso cartão postal”.

Capacitações

Outro ponto que mereceu destaque no encontro foi a inserção de conteúdos relacionados ao empreendedorismo nas capacitações oferecidas pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). O objetivo dessa iniciativa é mostrar aos alunos que além da possibilidade do emprego com carteira assinada, a abertura de um negócio também pode ser uma importante fonte de renda.

“ Temos uma expertise muito grande na formação na área e qualificação profissional, mas precisamos avançar mais em relação ao empreendedorismo e do cooperativismo. Estamos buscando o apoio do Sebrae, que possui um vasto conhecimento sobre esses temas, para que possamos ampliar e remodelar os serviços que oferecemos à sociedade”, ressalta o presidente da Fundat, Luís Roberto Dantas.

A regulamentação e implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que cria um ambiente favorável para a atuação dos pequenos negócios por meio da desburocratização, desoneração tributária e acesso ás compras públicas, também foi discutida entre os gestores. A vice-prefeita prometeu discutir o assunto junto aos técnicos do poder municipal para tentar viabilizar a aplicação da lei.

“ Com esse encontro já conseguimos vislumbrar algumas áreas de atuação e discutimos algumas ações que poderão ser adotadas. O Sebrae tem um alcance que nós, enquanto poder público, não alcançamos e, por outro lado, temos um público que precisa muito do apoio deles. Essa integração vai ser benéfica para toda a população e é por isso que estamos buscando retomar esse contato”, destaca a vice-prefeita, Eliane Aquino.

Uma comissão com integrantes do Sebrae, da Fundat e da Secretaria Municipal de Assistência Social foi criada para elaborar o planejamento das ações que deverão ser implementadas. Uma nova reunião entre as entidades será realizada no início de fevereiro.

Por Wellington Amarante